Simples e ecológica. A Recool é a primeira arca frigorífica portátil totalmente biodegradável do mundo

A Recool, a primeira arca frigorífica portátil totalmente biodegradável do mundo, é uma alternativa limpa e verde às arcas descartáveis feitos de esferovite convenientemente disponíveis em todos os supermercados e postos de gasolina.

“Styrofoam” é um nome de marca comercial para esferovite, um material super leve que pode ser facilmente quebrado, descartado e esquecido. Feito pela Dow Chemicals Company, o esferovite também é uma fonte de gases de efeito estufa, não se deteriora durante séculos, é extremamente inflamável e mata animais quando acaba nos oceanos e é confundido com comida.

A Igloo, fabricante de arcas frigoríficas, criou uma alternativa 100% ecológica, feita de papel reciclado e parafina. Está disponível por 10 dólares.

A arca de 15 litros pode transportar com segurança uma carga máxima de 34 quilogramas e é totalmente resistente à água. Possui capacidade para cerca de 20 latas de 354 mililitros, tem dimensões compactas de 38.1 por 27.94 por 28.9 centímetros e pesa 0,73 quilogramas.

“A ideia foi concebida em 2018 e foi uma ideia do nosso chefe de criação. Ele viu esse enorme mercado de arcas de esferovite de uso único que é realmente relevante para o consumidor que compra. Alguém que precisa de algo barato, potencialmente, está a viajar ou decidiu por capricho ir a uma praia e pegar em algumas bebidas, gelo e uma arca, e a única coisa que estava disponível era esferovite. Achámos que podíamos fazer melhor”, disse Brian Garofalow, vice-presidente de marketing da Igloo, em declarações à Forbes.

“Tivemos uma equipa a trabalhar nisto durante seis meses, a descobrir como poderíamos desenvolver o produto, que materiais poderíamos obter e, depois de um exaustivo processo de pesquisa e desenvolvimento, poderíamos entrar no mercado em abril de 2019 com A Recool”.

Nos testes, duas garrafas de Grolsch de 473 mililitros, duas latas de Modelo de 354 mililitros duas latas de Pepsi de 354 mililitros foram usadas para representar uma variedade de objetos. A Recool foi enchida com apenas gelo durante 12 horas para o primeiro teste e depois metade com gelo e outra metade água durante 12 horas para o segundo teste, tudo dentro de um ambiente constante de 23ºC. Tudo foi embalado na arma, a tampa foi colocada com segurança e as leituras de temperatura foram realizadas a cada 30 minutos.

A Recool não mostrou sinais de vazamento nem qualquer indicação de falha estrutural. A empresa conseguiu deixá-lo a secar naturalmente e, mesmo depois de 12 horas, ainda havia gelo congelado na arca.

Apesar de a mistura de gelo e água arrefecer o conteúdo mais rapidamente, o preenchimento apenas de gelo parece manter o conteúdo mais fresco durante mais tempo.

O material reciclado da Recool é feito de resíduos de fábricas que fabricam jornais, materiais de embalagem ou caixas de papelão ondulado. A Igloo compra o material às empresas que normalmente o colhem e o reciclam e utilizam-no para criar uma pasta, que é a base do material usado.

O design da Recool ilustra o que o produto é: simples, direto e totalmente ecológico. Qualquer adição para torná-lo um pouco mais chamativo, adicionaria produtos químicos indesejados a um produto puramente natural. Além disso, a tampa encaixa-se confortavelmente na caixa, mesmo quando está cheia e tem recuos circulares para ajudar a equilibrar uma lata ou garrafa.

Segundo Garofalow, novos tamanhos e formas estão a ser estudadas, juntamente com algumas experiências com tintas orgânicas. Novas versões deste produto estarão disponíveis na primavera de 2021.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …