O reconhecimento facial da Apple fez com que Ousmane fosse preso injustamente

Ousmane Bah foi acusado de roubar várias lojas da Apple devido a um erro do sistema de reconhecimento facial da empresa californiana.

Ousmane Bah, de 18 anos, processou a Apple em mil milhões de dólares, aproximadamente mil milhões de euros, após ter sido preso pela polícia de Nova Iorque, nos Estados Unidos, devido a um erro do sistema de reconhecimento facial da empresa californiana.

De acordo com o Futurism, a polícia nova-iorquina prendeu o jovem, em novembro do ano passado. No entanto, o criminoso roubou as credenciais (morada, nome e outras informações pessoas) de Ousmane, levando a que o jovem fosse associado aos roubos que ocorreram em lojas da Apple de Boston, Nova Jérsia, Delaware e Manhattan – crime que não cometeu.

Como o adolescente não tinha uma fotografia na sua ficha de utilizador, o software de reconhecimento facial presente no sistema de segurança das lojas Apple associou o rosto do criminoso às credenciais de Ousmane por erro.

Mais tarde, um detetive da polícia descobriu que não se tratava da mesma pessoa quando analisou as imagens das câmaras de segurança, desfazendo o mal-entendido.

Durante todo o processo, este em cima da mesa de discussão o uso de um software de reconhecimento facial para detetar potenciais criminosos em lojas da marca. Foi admitido que este tipo de ferramentas pode causar o medo “Orwelliano”, porque a maioria dos consumidores desconhece que está a ser analisada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.