As novas regras para entrega dos recibos das rendas – que a partir de maio serão entregues pela Internet no Portal das Finanças – estão a gerar muitas dúvidas entre os senhorios, em especial devido a preocupações relativas ao acesso aos dados fiscais dos senhorios por parte das agências de mediação imobiliária.
O Diário Económico noticia que serão publicados esclarecimentos adicionais no Portal das Finanças até ao final deste mês.
Os proprietários e agências de mediação imobiliária que fazem a gestão de contratos de arrendamento dizem que o novo dever levanta muitas dúvidas e “um problema burocrático difícil de resolver”, descreve o Económico.
Além de questões práticas mais técnicas, que desde cedo se questionaram, pode colocar-se também o problema do acesso aos dados fiscais dos senhorios por parte das agências de mediação imobiliária.
No âmbito da reforma do IRS, as regras estabelecidas em março abrangerão todos os senhorios que recebam mais de 838,44 euros anuais de renda, que ficam assim obrigados a comunicar os valores das faturas eletronicamente.
Para contornar o facto de muitos proprietários não estarem familiarizados com as novas tecnologias, os senhorios com 65 ou mais anos ficam dispensados de fazer o procedimento mensalmente, tendo apenas que comunicar ao Fisco o valor total das rendas recebidas até janeiro do ano seguinte.
ZAP
Talvez o problema seja existirem muitos governantes e técnicos com mais de 65 anos, …. ou talvez o contrário, dado que fazem lei como se fossem totalmente ignorantes em tecnologias, …. algo que muitos portugueses com mais de 65 anos não são!