Recibos eletrónicos levantam dúvidas a proprietários e mediadores

Kat Northern Lights Man / Flickr

-

As novas regras para entrega dos recibos das rendas – que a partir de maio serão entregues pela Internet no Portal das Finanças – estão a gerar muitas dúvidas entre os senhorios, em especial devido a preocupações relativas ao acesso aos dados fiscais dos senhorios por parte das agências de mediação imobiliária.

O Diário Económico noticia que serão publicados esclarecimentos adicionais no Portal das Finanças até ao final deste mês.

Os proprietários e agências de mediação imobiliária que fazem a gestão de contratos de arrendamento dizem que o novo dever levanta muitas dúvidas e “um problema burocrático difícil de resolver”, descreve o Económico.

Além de questões práticas mais técnicas, que desde cedo se questionaram, pode colocar-se também o problema do acesso aos dados fiscais dos senhorios por parte das agências de mediação imobiliária.

No âmbito da reforma do IRS, as regras estabelecidas em março abrangerão todos os senhorios que recebam mais de 838,44 euros anuais de renda, que ficam assim obrigados a comunicar os valores das faturas eletronicamente.

Para contornar o facto de muitos proprietários não estarem familiarizados com as novas tecnologias, os senhorios com 65 ou mais anos ficam dispensados de fazer o procedimento mensalmente, tendo apenas que comunicar ao Fisco o valor total das rendas recebidas até janeiro do ano seguinte.

ZAP

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Talvez o problema seja existirem muitos governantes e técnicos com mais de 65 anos, …. ou talvez o contrário, dado que fazem lei como se fossem totalmente ignorantes em tecnologias, …. algo que muitos portugueses com mais de 65 anos não são!

RESPONDER

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …

Cientistas testam medicamento que pode revelar-se mais eficaz para tratar gripe

Cientistas testaram em animais um novo medicamento que pode revelar-se mais eficaz no tratamento da gripe, ao induzir mutações genéticas nos vírus que causam a infeção impedindo a sua replicação e a sua atividade, foi …

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …