Recém-nascidos vão poder ser registados pela Internet

O registo de recém-nascidos vai poder ser feito através da plataforma digital dos Serviços da Justiça, de modo a evitar as saídas de casa.

Os balcões “Nascer Cidadãos”, que garantiam o registo de bebés após o nascimento, encerraram há pouco mais de duas semanas. O Governo vai agora permitir o registo de recém-nascidos através da Plataforma Digital dos Serviços da Justiça, uma medida que deverá ser implementada já na próxima semana.

De acordo com o Jornal de Notícias, o Instituto dos Registos e do Notariado, em adaptação ao teletrabalho desde 23 de março, “já tem operacional a quase totalidade dos trabalhadores cujas funções são passíveis de ser exercidas nesta modalidade e, mais recentemente, com garantido acesso às ferramentas” para “manter o normal funcionamento dos serviços”.

O registo de bebés continua a ter de ser feito até 20 dias após o nascimento, é realizado presencialmente e é necessário fazer um agendamento prévio.

Em tempo de pandemia, esta medida tem como objetivo evitar as deslocações de pais e de recém-nascidos às conservatórias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …

Parlamento prepara-se para alargar proteção a diabéticos e hipertensos

O Parlamento prepara-se para alargar a proteção a doentes diabéticos e hipertensos no atual contexto de pandemia de covid-19. PSD, PCP e BE entendem que as pessoas com estes problemas de saúde e que não tenham …

Itália abre circulação interna e fronteiras no espaço Schengen

Itália permite, a partir desta quarta-feira, a livre circulação entre as suas regiões e abre as fronteiras com o resto da União Europeia, depois de três meses encerradas devido à pandemia de covid-19. “Hoje parece uma …

Brasil e Estados Unidos voltam a registar mais de mil mortes em 24 horas

Brasil e Estados Unidos voltaram a registar mais de mil mortes na sequência da covid-19 em 24 horas, anunciaram as autoridades de saúde. O Brasil voltou esta terça-feira a ultrapassar a barreira das mil mortes diárias …

Mexia recusou responder ao juiz Carlos Alexandre no caso EDP

O presidente da EDP, António Mexia, recusou-se hoje, como arguido e na fase de inquérito, a responder ao juiz Carlos Alexandre, alegando estar pendente um pedido de afastamento daquele magistrado. Após várias horas no Tribunal Central …

Relação de Lisboa nega recurso ao MP e mantém os 90 crimes a Rui Pinto

O Tribunal da Relação de Lisboa negou provimento ao recurso do Ministério Público (MP), que pedia que o hacker fosse julgado por 147 crimes, em vez dos 90 pelos quais foi pronunciado. No acórdão, a que …

Mais 11 mortes e 366 novos casos. Há mais de 20 mil recuperados em Portugal

Nas últimas 24 horas, morreram 11 pessoas com covid-19 em Portugal e registaram-se 366 novos casos. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado esta quarta-feira, morreram 11 pessoas nas últimas 24 horas …

Rio de Janeiro tem mais de 50 mil infetados, mas já iniciou reabertura confusa e gradual

O Rio de Janeiro, uma das cidades mais afetadas pelo novo coronavírus no Brasil, iniciou hoje uma reabertura gradual e confusa de sua economia, com decretos a permitir algumas atividades e decisões judiciais limitando as …

Reembolsos de IRS. Finanças não se comprometem com prazo avançado por Siza Vieira

As Finanças não se comprometem com o prazo avançado esta terça-feira pelo ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, para o pagamento integral dos reembolsos de IRS aos contribuintes portugueses. Nesta terça-feira, Pedro …