Receita de IRS foi a mais alta de sempre no ano da pior crise

Mário Cruz / Lusa

No ano em que a economia portuguesa registou a maior queda dos últimos 50 anos, devido à pandemia de covid-19, os cofres do Fisco receberam a receita mais alta de sempre em IRS, superando até as estimativas do ministro das Finanças, João Leão.

Em 2020, o Fisco arrecadou 13,5 mil milhões de euros em receitas de IRS, de acordo com a síntese de execução orçamental da Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Trata-se da receita mais alta de sempre e constitui “um desvio positivo de 2,7%” relativamente às previsões que o Ministério das Finanças inscreveu no Orçamento do Estado para 2021, conforme as contas do Dinheiro Vivo.

É uma subida de 3% relativamente a 2019, ano em que a economia cresceu 2,2%, com mais 393 milhões de euros arrecadados pelos cofres do Estado, ainda segundo a mesma publicação.

Valores que podem ser surpreendentes num ano marcado por uma queda histórica no PIB.

O Ministério das Finanças explica o cenário com “um nível de emprego acima do esperado, aumento dos rendimentos e um efeito de arrastamento ainda do IRS de 2019“, conforme nota citada pelo Dinheiro Vivo.

“Esta não é uma crise da burguesia”

Por um lado, “o emprego caiu 1,1% em 2020″, o que constitui “uma queda muito ligeira face ao esperado”, salienta uma fonte do Ministério das Finanças ao Dinheiro Vivo.

Além disso, o desemprego tem atingido, sobretudo, os trabalhadores menos qualificados e, portanto, com salários baixos que já estavam isentos do pagamento de IRS ou que têm retenções mais baixas.

Esta não é uma crise da burguesia. Os trabalhadores dos sectores intelectuais, que não implicam deslocações, ficaram em casa em teletrabalho e não foram afectados”, analisa ao Dinheiro Vivo a economista Susana Peralta.

“O caso do aumento da receita do IRS é uma demonstração clara de que esta crise representa um agravamento das desigualdades. Tem uma dimensão de classe”, acrescenta a economista.

Outros factores que ajudam a explicar o aumento de receitas do Fisco prende-se com a subida nas remunerações dos trabalhadores no terceiro trimestre do ano passado e com a chamada “campanha de IRS” que se refere aos rendimentos de 2019 e que terminou apenas nos meses de Agosto e Setembro de 2020.

Assim, verifica-se “um efeito de arrastamento” devido aos acertos efectuados, tendo em conta as retenções, explica também o Ministério.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fixe pá! Agora podem pagar qualquer coisinha aos restaurantes que estão fechados, e aos cabeleireiros, ou se calhar compram computadores para haver escola em casa (tipo o programa Magalhães, só que desta vez a sério). Ou aproveitam essa dinheirama toda para despedir metade dos funcionários públicos, pagando-lhes uma indemnização …
    Ou então não, arranjam mais uma obras para os amigos e fazem mais uma autoestrada Lisboa-Porto, ou quem sabe Lisboa-Lisboa?

RESPONDER

Para já só 180 trabalhadores aceitaram acordo com a TAP. Discórdia pode levar a despedimento coletivo

A TAP já chegou a acordo com 180 pessoas na última fase do programa de medidas voluntárias. A expectativa da companhia é que saiam cerca de 500 trabalhadores, que se irão juntar às adesões contabilizadas …

Número de nascimentos em janeiro e fevereiro foi o mais baixo desde que há registos

Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram os números mensais de nascimentos mais baixos desde que há registos, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em janeiro nasceram com vida 5912 crianças (menos 19,3% que em janeiro …

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …