Receita de IRS foi a mais alta de sempre no ano da pior crise

Mário Cruz / Lusa

No ano em que a economia portuguesa registou a maior queda dos últimos 50 anos, devido à pandemia de covid-19, os cofres do Fisco receberam a receita mais alta de sempre em IRS, superando até as estimativas do ministro das Finanças, João Leão.

Em 2020, o Fisco arrecadou 13,5 mil milhões de euros em receitas de IRS, de acordo com a síntese de execução orçamental da Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Trata-se da receita mais alta de sempre e constitui “um desvio positivo de 2,7%” relativamente às previsões que o Ministério das Finanças inscreveu no Orçamento do Estado para 2021, conforme as contas do Dinheiro Vivo.

É uma subida de 3% relativamente a 2019, ano em que a economia cresceu 2,2%, com mais 393 milhões de euros arrecadados pelos cofres do Estado, ainda segundo a mesma publicação.

Valores que podem ser surpreendentes num ano marcado por uma queda histórica no PIB.

O Ministério das Finanças explica o cenário com “um nível de emprego acima do esperado, aumento dos rendimentos e um efeito de arrastamento ainda do IRS de 2019“, conforme nota citada pelo Dinheiro Vivo.

“Esta não é uma crise da burguesia”

Por um lado, “o emprego caiu 1,1% em 2020″, o que constitui “uma queda muito ligeira face ao esperado”, salienta uma fonte do Ministério das Finanças ao Dinheiro Vivo.

Além disso, o desemprego tem atingido, sobretudo, os trabalhadores menos qualificados e, portanto, com salários baixos que já estavam isentos do pagamento de IRS ou que têm retenções mais baixas.

Esta não é uma crise da burguesia. Os trabalhadores dos sectores intelectuais, que não implicam deslocações, ficaram em casa em teletrabalho e não foram afectados”, analisa ao Dinheiro Vivo a economista Susana Peralta.

“O caso do aumento da receita do IRS é uma demonstração clara de que esta crise representa um agravamento das desigualdades. Tem uma dimensão de classe”, acrescenta a economista.

Outros factores que ajudam a explicar o aumento de receitas do Fisco prende-se com a subida nas remunerações dos trabalhadores no terceiro trimestre do ano passado e com a chamada “campanha de IRS” que se refere aos rendimentos de 2019 e que terminou apenas nos meses de Agosto e Setembro de 2020.

Assim, verifica-se “um efeito de arrastamento” devido aos acertos efectuados, tendo em conta as retenções, explica também o Ministério.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fixe pá! Agora podem pagar qualquer coisinha aos restaurantes que estão fechados, e aos cabeleireiros, ou se calhar compram computadores para haver escola em casa (tipo o programa Magalhães, só que desta vez a sério). Ou aproveitam essa dinheirama toda para despedir metade dos funcionários públicos, pagando-lhes uma indemnização …
    Ou então não, arranjam mais uma obras para os amigos e fazem mais uma autoestrada Lisboa-Porto, ou quem sabe Lisboa-Lisboa?

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …