Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Peidong Yang / UC Berkeley

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias “ciborgues” incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio.

Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao processo de fotossíntese, segundo o qual as plantas utilizam luz solar para transformar dióxido de carbono (CO2) em açúcares para a alimentação.

Este novo reator híbrido usa bactérias Sporomusa ovata densamente embaladas entre uma “floresta de nanofios” para converter gás carbónico em blocos de construção para compostos orgânicos.

“Estes nanofios de silício são essencialmente como uma antena: capturam o fotão como se fossem um painel solar. Dentro destes nanofios, geram eletrões e alimentam-nos com estas bactérias. “Depois, as bactérias absorvem CO2, fazem química e cospem acetato”, explica o líder do projeto, Peidong Yang.

 

Os cientistas acreditam que, com esta inovação, a carga útil de uma nave espacial poderia ser reduzida drasticamente durante as missões de colonização de Marte – e, consequentemente, os custos.

Além disso, este sistema ajudaria a resolver o problema das futuras colonizações de como produzir in situ produtos como combustível e medicamentos. O novo reator ajudaria ainda a manter a atmosfera artificial rica em oxigénio.

As moléculas de acetato produzidas pelas bactérias “ciborgues” estão embutidas com pontos quânticos que também atuam como painéis solares, e seriam canalizadas para o ambiente de fabricação para produzir combustível, plásticos e até mesmo medicamentos.

Já o oxigénio produzido seria usado para fornecer uma atmosfera respirável para os futuros colonos.

Há cinco anos, o reator tinha uma eficiência de conversão solar de cerca de 0,4%. O protótipo atual requer um painel solar externo para um aumento de energia, mas consegue atingir uma eficiência recorde de 3,6%. Aliás, o sistema de Yang é comparável à planta que melhor converte CO2 em açúcar: a cana de açúcar, que é 4-5% eficiente.

Os cientistas estão agora a fazer várias experiências com bactérias geneticamente modificadas que poderiam permitir que o sistema produzisse ainda mais compostos orgânicos, como açúcares e carboidratos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …

Benfica e Aves têm acordos secretos "à margem da lei" para transferência de jogadores

SL Benfica e Desportivo das Aves mantêm acordos "secretos" e "à margem da lei" para a transferência de jogadores, segundo a manchete do jornal Público deste sábado. A Vila das Aves é um destino frequente para …