ZAP

“Sinto preocupação pelo meu futuro. É o pior cenário possível”, avisam jovens. “A população está cansada, então querem mudanças”, reage uma menos jovem.
No dia seguinte a umas eleições legislativas históricas, Portugal é destaque em diversos países, depois do “abalo” que colocou o PS com um dos piores resultados de sempre e uma subida (provável) do Chega a segundo maior partido do país.
Segundo o Euronews, os portugueses acordaram nesta segunda-feira em choque.
Começando pelos jovens. Matilde Marques tem 24 anos e não esconde: “É o pior cenário possível. O Chega estar a discutir o segundo lugar com o PS é um desastre total. Para mim, incomoda-me seriamente, enquanto portuguesa e enquanto mulher, essencialmente”.
“Acho que é um perigo para todos nós que aquelas pessoas sem pés nem cabeça tenham alguma representação no parlamento”, continua a lisboeta.
Outro jovem – Henrique Bonifácio, 27 anos – comentou: “Sinto alguma preocupação, até pelo meu futuro, como jovem, pelas gerações ainda mais jovens do que eu, que estão agora a começar a estudar e a começar a viver, e pelas pessoas que vêm em busca de um melhor estilo de vida e melhores oportunidades aqui no nosso país”.
Já Marta Costa, igualmente residente em Lisboa, disse que sentiu “desilusão e tristeza”, quando viu os resultados: “Eu acho que é muito triste. Estamos a perder o mundo e não estamos a criar um mundo decente para os nossos filhos”.
Mas outra eleitora, um pouco mais experiente (55 anos) tem outra visão sobre o mesmo desfecho eleitoral.
“A população está cansada, então querem mudanças e tentam tudo para mudar. Mudar vai ser fundamental. É uma necessidade que o país sente“, analisou Emília Gordo.