Há uma razão que explica porque não deve remover os pêlos do nariz

Os pêlos atuam como um filtro que protege as vias respiratórias e há até dados que indicam que ajudam a prevenir a asma.

Ao longo da evolução humana, perdemos grande parte dos pêlos do corpo, mas os pêlos nasais continuam a persistir, especialmente à medida que envelhecemos.

Muitas pessoas recorrem à depilação para remover os pêlos nasais e das orelhas, mas será esta uma escolha sensata? As provas sugerem que estes pêlos podem ter funções essenciais, para além das suas considerações estéticas.

Uma teoria que remonta ao século XIX postula que os pêlos nasais atuam como um filtro, retendo bactérias e partículas antes de estas entrarem nas vias respiratórias. Um estudo de 1896 publicado na The Lancet observou que, embora o interior do nariz seja tipicamente estéril, as vibrissas e os vestíbulos nasais albergam bactérias. Isto apoia a ideia de que os pêlos nasais formam uma barreira protetora.

Um estudo de 2011 também encontrou uma potencial ligação entre a densidade dos pêlos nasais e a proteção contra a asma em doentes com rinite sazonal. O estudo sugeriu que os pêlos nasais mais espessos podem reduzir o risco de asma, filtrando os alergénios transportados pelo ar.

Por outro lado, aparar os pêlos nasais pode melhorar o fluxo de ar, uma clara vantagem para a respiração. No entanto, um melhor fluxo de ar poderia, teoricamente, transportar os agentes patogénicos para o interior das passagens nasais, levantando questões sobre as vantagens e desvantagens da depilação. Apesar disso, os pêlos nasais são principalmente eficazes contra partículas maiores, tornando o seu papel na filtragem viral menos certo, escreve o IFLScience.

Os riscos dos métodos de depilação, como a depilação com pinça ou com cera, são mais evidentes. Ambas as práticas podem levar a complicações como pêlos encravados e abcessos nasais, que podem exigir intervenção médica.

Os pêlos nasais também desempenham funções críticas para além da filtragem, já que ajudam a reter a humidade nas passagens nasais, evitando a secura e assegurando que o ar que respiramos é adequadamente humidificado para o nosso sistema respiratório. Além disso, os pêlos nasais atuam como um sistema de alerta sensorial, desencadeando espirros para expulsar partículas estranhas.

Em última análise, aparar os pêlos nasais é uma opção mais segura e mais prática do que depilar com cera ou com pinças.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.