/

Ravn X é o maior drone do mundo e vai ao espaço

A empresa Aevum, com sede nos Estados Unidos, acaba de lançar um drone chamado Ravn X, pensado para atuar como sistema de lançamento aerotransportado autónomo para pequenos satélites.

Assim como a Rocket Lab, SpaceX, Virgin Orbit e outras empresas, a Aevum espera melhorar o acesso ao espaço com um novo sistema de lançamento que pode entregar cargas úteis à órbita com bastante frequência.

Neste sentido desenvolveu o que diz ser o maior drone do mundo, e que tem capacidade pode descolar e aterrar autonomamente em pistas até 1,6 km de comprimento.

O drone Ravn X tem 24 m de comprimento, 5,5 m de altura, uma envergadura de 18 m, e usa o mesmo combustível de jato de um avião normal. A Aevum afirma que o drone gigante é praticamente independente do clima, e pode ser lançado em quase todas as condições.

O Ravn X tem algumas semelhanças com o sistema de lançamento da Virgin Orbit, ou o Stratolaunch, que é o maior avião do mundo e está a ser desenvolvido para levar cargas úteis ao espaço do ar.

No entanto, ao contrário destes sistemas, o novo drone não exige pilotos a bordo, eliminando assim o risco de vida humana.

Deixando de lado as questões de segurança, a Aevum refere que uma frota completa destes veículos autónomos será capaz de levar aos espaço útil a cada 180 minutos.

Segundo o New Atlas, a empresa americana acabou de lançar a novidade, mas já ganhou mais de mil milhões de dólares em contratos de lançamento. Entre os seus clientes está a Força Espacial dos EUA, que usará o sistema para lançar a sua missão ASLON-45.

“A Força Espacial dos EUA está a formar uma parceria pró-ativa com a indústria para apoiar os objetivos de superioridade espacial dos EUA. Ter uma indústria robusta, que fornece capacidade de lançamento responsiva é fundamental para garantir que a Defesa dos EUA possa responder a ameaças futuras ”, diz o tenente-coronel Ryan Rose, chefe da Divisão de Pequenos Alvos e Lançamentos do Centro de Sistemas Espaciais e Mísseis.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.