Rastreios ao cancro da mama no Norte ainda não começaram. 75 mil exames já foram adiados

National Cancer Institute / Wikimedia

O problema já se arrasta há mais de nove meses. A ARS Norte garantiu que vai resolver a situação até ao final deste mês, mas em agosto já tinha prometido que as 19 unidades estariam a funcionar no início de setembro. O presidente da Liga admite que se nada for feito vai até Lisboa “manifestar-se” uma vez que os rastreios são muito importantes para a deteção precoce do cancro.

A ARS Norte assume que “ainda não há uma data concreta”para a reabertura das 19 unidades móveis de rastreio do cancro da mama, que deviriam já estar a funcionar no Norte do país. Contudo, em agosto afirmou que a reativação dos dispositivos móveis iria ser feita no início de setembro, mas até agora nada.

Segundo o Jornal de Notícias, “falta só” uma coisa para o avanço: a aprovação do orçamento no Conselho de Ministros.

Vítor Veloso, presidente do Núcleo Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro, disse ao JN que “se isto não ficar resolvido este mês, não podemos estar à espera e por isso irei a Lisboa manifestar-me. Mas não vou sozinho. Levo um conjunto de doentes oncológicos para verem que há pessoas para quem estes rastreios são vitais”, remata.

O JN avança que os rastreios estão suspensos há nove meses, altura em que o acordo de cooperação entre a Liga contra o Cancro, e a ARS Norte devia ter sido assinado. Só no Norte, o público-alvo deste programa é de 630 mil mulheres.

Segundo a Liga, foram adiados “cerca de 75 mil exames” e as marcações continuam suspensas. Enquanto o “sim” do Conselho de Ministros não chega, Vítor Veloso lamenta mas diz que “vai haver mais mortes por cancro da mama e a repercussão vai ser visível nos próximos anos”.

Vítor Veloso realça assim o trabalho de prevenção que tem sido levado a cabo pelo Núcleo Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, ao longo dos últimos 20 anos, o que tem permitido “diminuir até 25% a taxa de mortalidade do cancro da mama”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …