Raro berçário de tubarões descoberto nas águas profundas da Irlanda

Um raro viveiro de tubarões, com centenas de adoráveis tubarões-gato-de-boca-preta, foi descoberto nas frias e profundas águas da Irlanda, a 320 quilómetros a oeste da costa. Este é o maior berçário de tubarões já encontrado em território irlandês.

Holland I, o rover exploratório utilizado pelo Instituto Marítimo da Irlanda, é o grande responsável pela descoberta. O aparelho, operado remotamente, capturou o raro berçário de tubarões enquanto explorava o fundo do oceano.

As imagens capturadas revelaram milhares de cápsulas com ovos – popularmente conhecidos como “bolsas de sereia” – depositados em esqueletos de corais depositados no fundo do mar até 750 metros de profundidade. Estes corais funcionam como uma espécie de tapete protetor, impedindo que os ovos sejam arrastados pelas correntes.

Centenas de tubarões-gato-de-boca-preta (Galeus melastomus) foram identificados durante a expedição em volta dos ovos e, apesar de os cientistas não saberem ao certo a que espécie pertencem os ovos, acreditam que sejam efetivamente destes tubarões.

A equipa de biólogos marinhos identificou ainda um tubarão-porco (Oxynotus paradoxus) a movimenta-se na área, uma espécie bem mais solitária e rara.

Durante o mapeamento da zona, a equipa não encontrou nenhum filhote de tubarão, mas os especialistas pretendem voltar à área durante o período de incubação para observar os espécimes juvenis, que são presas mais vulneráveis.

“Estamos maravilhados por relatar a descoberta de um raro viveiro de tubarões numa escala até agora nunca registada nas águas da Irlanda”, disse David O’Sullivan, um dos líderes do projeto durante o seminário INFOMAR Seabed Mapping, que decorreu em Kinsale, na Irlanda, no passado dia 8 de novembro.

“A descoberta demonstra a importância de documentar habitats marinhos sensíveis e vai dar-nos uma melhor compreensão da Biologia destes belos animais e a sua função no ecossistema na área biologicamente sensível da Irlanda”, acrescentou.

O país tem seis Áreas Especiais de Conservação designadas pela União Europeia de forma a proteger habitats vulneráveis. Foi durante a exploração de uma destas áreas que o viveiro de tubarões foi encontrado.

Em declarações ao jornal britânico Guardian, O’Sullivan, descreveu a descoberta como um “momento eureka“. “Foi incrível”, declarou ainda, frisando que se sabe muito pouco sobre viveiros de tubarões a estas profundidades.

ZAP // IFLScience

PARTILHAR

RESPONDER

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …

Derretimento do gelo polar está a "empenar" o planeta

Não são só os oceanos que saem prejudicados. O derretimento do gelo polar também está a deformar a crosta terrestre. À medida que as temperaturas derretem o gelo polar a um ritmo preocupante, o aumento do …