Radiação do desastre de Fukushima detetada no Canadá

Ministério da Administração Interna e Transportes do Japão / Wikimedia

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

Pela primeira vez, foi detetada radiação do desastre nuclear de Fukushima na costa da América do Norte, mais precisamente ao largo da costa canadiana. Vestígios de Césio-134 e Césio-137 foram detectados em amostras, mas o nível é baixo e não representa ameaça significativa.

Os investigadores do Instituto Oceanográfico de Woods Hole (WHOI), no Canadá, recolheram amostras ao largo de Ucluelet, uma pequena localidade na ilha de Vancouver, em fevereiro, e afirmam que os níveis de radiação do desastre nuclear japonês – foram detetados vestígios de Césio -134 e -137, dois elementos radioativos – são demasiado baixos para constituírem uma ameaça significativa à vida humana e marinha.

Por exemplo, com os níveis de radioatividade detectados no local, mesmo que uma pessoa nadasse diariamente nas águas à volta da Ilha de Vancouver ao longo de um ano, a exposição à radiação seria mais de mil vezes menor do que a sofrida durante um raio-X, de acordo com o instituto.

Ken Buesseler / WHOI

Ken Buesseler, investigador do WHOI, tem medido os níveis de radioatividade em amostras das águas do Pacífico desde 2011

Ken Buesseler, investigador do WHOI, tem medido os níveis de radioatividade em amostras das águas do Pacífico desde 2011

No entanto, os investigadores alertam para o risco de propagação ao longo da costa da América do Norte: “A radioatividade pode ser perigosa, e devemos monitorizar cuidadosamente os oceanos, depois daquela que é, certamente, a maior libertação acidental de contaminantes radioativos nos oceanos em toda a História”, afirma Ken Buesseler, do WHOI, no comunicado. “Contudo, os níveis que detetámos em Ucluete são extremamente baixos”, garantiu.

Em março de 2011, um terremoto seguido de tsunami atingiu a central nuclear de Fukushima, 209km a nordeste de Tóquio, forçando a evacuação de mais de 160 mil habitantes naquele que configura como o pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, em 1986.

Os testes realizados no Japão logo depois do desastre mostravam que em cada metro cúbico havia 50 milhões de becquerel (unidade de medida de radioatividade). A amostra da água em Ucluelet continha apenas 1,4 becquerel de césio-134 por metro cúbico e 5,8 becquerel de césio-137.

De acordo com Buesseler, níveis semelhantes de Césio deverão chegar gradualmente às costas norte-americanas, podendo chegar à costa oeste dos EUA. De acordo com o jornal The Globe and Mail, em novembro do ano passado, foi detetada radiação a 150km da costa do norte da Califórnia. “Prever a propagação da radiação torna-se cada vez mais difícil à medida que se aproxima da costa“, alerta o investigador.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui a notícia seria: “Radiação do Desastre de Fukushima AINDA NÃO detectada no Canadá”. Agora, isto não é notícia.

RESPONDER

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …

Mãe de bebé deixado no Cacém entregou-se no hospital e foi constituída arguida

A mãe do bebé deixado na terça-feira junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, Sintra, entregou-se hoje no Hospital Amadora-Sintra e, depois de ter sido transportada para a esquadra, foi constituída arguida, disse à Lusa …