Radiação do desastre de Fukushima detetada no Canadá

Ministério da Administração Interna e Transportes do Japão / Wikimedia

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

Pela primeira vez, foi detetada radiação do desastre nuclear de Fukushima na costa da América do Norte, mais precisamente ao largo da costa canadiana. Vestígios de Césio-134 e Césio-137 foram detectados em amostras, mas o nível é baixo e não representa ameaça significativa.

Os investigadores do Instituto Oceanográfico de Woods Hole (WHOI), no Canadá, recolheram amostras ao largo de Ucluelet, uma pequena localidade na ilha de Vancouver, em fevereiro, e afirmam que os níveis de radiação do desastre nuclear japonês – foram detetados vestígios de Césio -134 e -137, dois elementos radioativos – são demasiado baixos para constituírem uma ameaça significativa à vida humana e marinha.

Por exemplo, com os níveis de radioatividade detectados no local, mesmo que uma pessoa nadasse diariamente nas águas à volta da Ilha de Vancouver ao longo de um ano, a exposição à radiação seria mais de mil vezes menor do que a sofrida durante um raio-X, de acordo com o instituto.

Ken Buesseler / WHOI

Ken Buesseler, investigador do WHOI, tem medido os níveis de radioatividade em amostras das águas do Pacífico desde 2011

Ken Buesseler, investigador do WHOI, tem medido os níveis de radioatividade em amostras das águas do Pacífico desde 2011

No entanto, os investigadores alertam para o risco de propagação ao longo da costa da América do Norte: “A radioatividade pode ser perigosa, e devemos monitorizar cuidadosamente os oceanos, depois daquela que é, certamente, a maior libertação acidental de contaminantes radioativos nos oceanos em toda a História”, afirma Ken Buesseler, do WHOI, no comunicado. “Contudo, os níveis que detetámos em Ucluete são extremamente baixos”, garantiu.

Em março de 2011, um terremoto seguido de tsunami atingiu a central nuclear de Fukushima, 209km a nordeste de Tóquio, forçando a evacuação de mais de 160 mil habitantes naquele que configura como o pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, em 1986.

Os testes realizados no Japão logo depois do desastre mostravam que em cada metro cúbico havia 50 milhões de becquerel (unidade de medida de radioatividade). A amostra da água em Ucluelet continha apenas 1,4 becquerel de césio-134 por metro cúbico e 5,8 becquerel de césio-137.

De acordo com Buesseler, níveis semelhantes de Césio deverão chegar gradualmente às costas norte-americanas, podendo chegar à costa oeste dos EUA. De acordo com o jornal The Globe and Mail, em novembro do ano passado, foi detetada radiação a 150km da costa do norte da Califórnia. “Prever a propagação da radiação torna-se cada vez mais difícil à medida que se aproxima da costa“, alerta o investigador.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui a notícia seria: “Radiação do Desastre de Fukushima AINDA NÃO detectada no Canadá”. Agora, isto não é notícia.

RESPONDER

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …

Avião da TAP retido na Venezuela regressa a Lisboa hoje

O avião da TAP que ficou retido na Venezuela por causa de uma carga de cocaína regressa nesta quinta-feira a Lisboa, assim como a tripulação, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa aérea portuguesa. Segundo …

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …