Quinze jangadas artesanais descem o rio Douro em defesa do meio ambiente

Dezenas de pessoas partiram este sábado da praia do Areinho de Crestuma, em Vila Nova de Gaia, a bordo de 15 jangadas construídas a partir de materiais reciclados, tudo em defesa da conservação do rio Douro e ambientes circundantes.

Realizada pelo oitavo ano consecutivo, esta descida fluvial fez-se, numa primeira etapa, até ao Areinho de Avintes e pretende alertar para a “qualidade fraca no que diz respeito à biodiversidade” do rio Douro, disse à Lusa Gil Pereira, da direção da Organização para a Promoção dos Ecoclubes OPE, que organizou o passeio.

“Não é por acaso que os três locais que poderiam ser considerados praias fluviais, a seguir à barragem de Crestuma, não o são devido à qualidade da água”, explicou o organizador, para quem ainda existe “muito a fazer contra a artificialização das margens, especialmente as mais próximas das zonas urbanas do Porto e de Gaia.”

Todas as jangadas desceram o rio com mensagens de alerta para diversos cuidados a ter com o ambiente, algumas escritas em velas de pano, outras no possível casco das embarcações, mas todas elaboradas por diversas associações ambientais e escuteiros que quiseram fazer chegar as suas preocupações ecológicas a quem conduzia, pescava ou passeava nas margens do Douro.

Num barco feito de barris de latão, cordas e paletes de madeira, Alberto Cunha, contabilista na freguesia bracarense de Priscos, disse à Lusa que decidiu participar pela primeira vez pela “preocupação ambiental” que pretende incutir aos filhos, apesar de não saber nadar e, portanto, poder vir a “alimentar os peixes com o corpo e ajudá-los dessa forma”.

Para Carla Estêvão, professora de Biologia de 32 anos, fez todo o sentido participar com a família na descida de jangadas, fosse pela “experiência nova e diferente” que se lhe apresentou, fosse por ter “tudo a ver com a matéria” que leciona e com a defesa do ambiente.

À medida que já todas as jangadas flutuavam em preparação para a partida, a embarcação de Vladimir Viana, técnico de informática e chefe-adjunto dos escuteiros Pioneiros de Valbom, estava já submersa pela metade.

Enquanto os seus subordinados trabalhavam para resolver o problema, o comandante daquela jangada de juncos e cordas admitia que decidiu participar “sobretudo pela aventura”, apesar de pretender também “sensibilizar os miúdos, que vão navegar o rio pela primeira vez, para as condições da água”, no sentido de “tentarem ajudar a que não piorem”.

A oitava edição desta descida ambiental de jangadas pelo Douro foi acompanhada por barcos dos Bombeiros Voluntários de Crestuma e desenrola-se em duas etapas, culminando este domingo na ribeira de Gaia, depois de 15 km de rio e muita sensibilização ambiental.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …