Um quinto dos médicos das urgências pode pedir dispensa integral

Dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) mostram que um quinto dos médicos especialistas que fazem urgências nos hospitais públicos têm idade para recusar fazê-lo.

São 2549 médicos que fazem urgências nos hospitais públicos que já atingiram o limite de idade – 55 anos – que permite pedir dispensa de serviço.

Este número representa um quinto do total de médicos especialistas nas urgências e mantêm-se ao serviço por “necessidade” dos hospitais e por “solidariedade com as equipas”, referem o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e o presidente do Sindicato Independente dos Médicos, Jorge Roque da Cunha, citados pelo DN.

Os números são da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e foram avançados pelo Jornal de Notícias esta segunda-feira.

Segundo o matutino, até junho, tinham sido 1737 os médicos dispensados de serviço por limite de idade, o que corresponde a 12,8% do total de profissionais nas urgências – 12789. Por sua vez, o número de 2549 corresponde a 19,9% do total.

O bastonário da Ordem dos Médicos refere que “é uma atividade de grande desgaste”. Apesar de os médicos se manterem ao serviço, Miguel Guimarães admite que esta situaçãopode não acontecer no futuro. Os mais novos não têm esta filosofia, sendo que os médicos acima dos 50 anos a fazerem urgências no futuro “serão cada vez menos“, admite.

Jorge Roque da Cunha é da mesma opinião e alerta: “hoje é muito mais penoso fazer urgências do que há dez anos”.

De acordo com o JN, os pedidos de dispensa são, habitualmente, colmatados pelo Ministério da Saúde com a contratação de médicos tarefeiros. No ano passado, o Estado gastou cerca de 100 milhões de euros nestas contratações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …

Arranca na Índia a "maior campanha de vacinação do mundo"

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a "maior campanha de vacinação do mundo" pelo Governo de Narendra Modi. Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a …