//

Quintas ligam vacas à internet para melhorar produção de leite

Dave Wild / Flickr

-

Numa tentativa de aumentar a produção de leite, os agricultores escoceses estão a ligar as suas vacas à Internet.

Um projeto recente permite que os agricultores possam monitorizar a saúde do seu rebanho e identificar rapidamente potenciais problemas de saúde.

A empresa escocesa que desenvolveu o método, Silent Herdsman recebeu um prémio monetário para o pôr em prática. O plano é poder difundi-lo aos agricultores por todo o mundo.

O sistema opera com colares eletrónicos especiais, colocados nos animais. Cada colar contém um sensor wireless que transmite, a um computador central, dados sobre a saúde dos animais e a quantidade de leite que cada vaca está a produzir.

Os dados permitem aos agricultores garantir a saúde dos animais e, ao mesmo tempo maximizar a quantidade de leite produzida. Também ajuda a identificar doenças mais cedo.

“É possível monitorizar o comportamento da fertilidade dos animais, a probabilidade das vacas emprenharem e produzirem mais leite, para melhorar a eficiência da fazenda”, refere Annette McDougall, executiva-chefe da Silent Herdsman à BBC.

Investimento

A empresa obteve um investimento milionário do fundo de private equity Scottish Equity Partners, para expandir o projeto.

O objectivo, diz McDougall, é desenvolver o método para um “ecossistema mais amplo”, no qual veterinários, fornecedores e varejistas possam receber em tempo real os dados das vacas monitoradas.

O agricultor britânico Graham Kerr, que usa o método, diz que conseguiu uma maior economia de tempo e dinheiro.

“Se percebemos cedo que uma vaca está a ficar fraca ou a desenvolver um problema digestivo, podemos intervir antes e possivelmente economizar o valor de uma consulta veterinária”, refere.

“É útil para economizar tempo na gestão da quinta, usá-lo noutras tarefas e fazer um melhor trabalho.”

ZAP / BBC

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.