Quintas ligam vacas à internet para melhorar produção de leite

Dave Wild / Flickr

-

Numa tentativa de aumentar a produção de leite, os agricultores escoceses estão a ligar as suas vacas à Internet.

Um projeto recente permite que os agricultores possam monitorizar a saúde do seu rebanho e identificar rapidamente potenciais problemas de saúde.

A empresa escocesa que desenvolveu o método, Silent Herdsman recebeu um prémio monetário para o pôr em prática. O plano é poder difundi-lo aos agricultores por todo o mundo.

O sistema opera com colares eletrónicos especiais, colocados nos animais. Cada colar contém um sensor wireless que transmite, a um computador central, dados sobre a saúde dos animais e a quantidade de leite que cada vaca está a produzir.

Os dados permitem aos agricultores garantir a saúde dos animais e, ao mesmo tempo maximizar a quantidade de leite produzida. Também ajuda a identificar doenças mais cedo.

“É possível monitorizar o comportamento da fertilidade dos animais, a probabilidade das vacas emprenharem e produzirem mais leite, para melhorar a eficiência da fazenda”, refere Annette McDougall, executiva-chefe da Silent Herdsman à BBC.

Investimento

A empresa obteve um investimento milionário do fundo de private equity Scottish Equity Partners, para expandir o projeto.

O objectivo, diz McDougall, é desenvolver o método para um “ecossistema mais amplo”, no qual veterinários, fornecedores e varejistas possam receber em tempo real os dados das vacas monitoradas.

O agricultor britânico Graham Kerr, que usa o método, diz que conseguiu uma maior economia de tempo e dinheiro.

“Se percebemos cedo que uma vaca está a ficar fraca ou a desenvolver um problema digestivo, podemos intervir antes e possivelmente economizar o valor de uma consulta veterinária”, refere.

“É útil para economizar tempo na gestão da quinta, usá-lo noutras tarefas e fazer um melhor trabalho.”

ZAP / BBC

 

PARTILHAR

RESPONDER

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …

Em 2018, cada português consumiu 3,3 quilos de açúcar em 60 litros de refrigerante

Cada português consumiu, no ano passado, 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilogramas de açúcar, um valor menor do que no ano anterior, quando começou a ser aplicado o imposto sobre estas …