Quintas ligam vacas à internet para melhorar produção de leite

Dave Wild / Flickr

-

Numa tentativa de aumentar a produção de leite, os agricultores escoceses estão a ligar as suas vacas à Internet.

Um projeto recente permite que os agricultores possam monitorizar a saúde do seu rebanho e identificar rapidamente potenciais problemas de saúde.

A empresa escocesa que desenvolveu o método, Silent Herdsman recebeu um prémio monetário para o pôr em prática. O plano é poder difundi-lo aos agricultores por todo o mundo.

O sistema opera com colares eletrónicos especiais, colocados nos animais. Cada colar contém um sensor wireless que transmite, a um computador central, dados sobre a saúde dos animais e a quantidade de leite que cada vaca está a produzir.

Os dados permitem aos agricultores garantir a saúde dos animais e, ao mesmo tempo maximizar a quantidade de leite produzida. Também ajuda a identificar doenças mais cedo.

“É possível monitorizar o comportamento da fertilidade dos animais, a probabilidade das vacas emprenharem e produzirem mais leite, para melhorar a eficiência da fazenda”, refere Annette McDougall, executiva-chefe da Silent Herdsman à BBC.

Investimento

A empresa obteve um investimento milionário do fundo de private equity Scottish Equity Partners, para expandir o projeto.

O objectivo, diz McDougall, é desenvolver o método para um “ecossistema mais amplo”, no qual veterinários, fornecedores e varejistas possam receber em tempo real os dados das vacas monitoradas.

O agricultor britânico Graham Kerr, que usa o método, diz que conseguiu uma maior economia de tempo e dinheiro.

“Se percebemos cedo que uma vaca está a ficar fraca ou a desenvolver um problema digestivo, podemos intervir antes e possivelmente economizar o valor de uma consulta veterinária”, refere.

“É útil para economizar tempo na gestão da quinta, usá-lo noutras tarefas e fazer um melhor trabalho.”

ZAP / BBC

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pelo bem da economia, Cristas quer levar turistas a visitar o país

Assunção Cristas, líder do CDS, considera que é necessário organizar e diversificar a oferta turística e apostar na promoção turística. A presidente do CDS-PP defendeu esta quarta-feira, em Torres Vedras, uma maior promoção turística do país …

Facebook treina sistemas a reconhecer tiroteios com vídeos policiais

Para evitar casos como o que aconteceu em março na Nova Zelândia, quando um homem matou dezenas de pessoas em duas mesquitas e transmitiu o massacre em direto no Facebook, a rede social vai treinar …

Empresas que ponham trabalhadores a prazo nos quadros terão apoio até 3 mil euros

As empresas que convertam contratos a prazo em permanentes vão ter direito a um apoio até 3.050,32 euros por trabalhador, caso cumpram alguns requisitos, segundo uma portaria do Governo que será publicada esta quinta-feira. De acordo …

Bebé Matilde volta a ser operada na sexta-feira

A bebé Matilde vai voltar a ser operada na sexta-feira, depois de os médicos terem descoberto através de uma TAC que os ventrículos da criança “estão novamente aumentados". Assim, Matilde é operada pela segunda vez em …

Camiões a gás natural emitem mais óxido de azoto do que camiões a gasóleo

Os camiões movidos a gás natural liquefeito (GNL) emitem até cinco vezes mais óxido de azoto (NOx) do que os camiões a gasóleo, indicaram testes na estrada pedidos pelo Governo holandês e esta quarta-feira divulgados. Os …

França nega pedido de asilo a Edward Snowden

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse que não há razões para que o país mude a decisão de 2013 de recusar asilo a Edward Snowden, acusado de espionagem por ter publicado …

Ataque de milícias na República Democrática do Congo causa 14 mortos

Um ataque de milícias contra uma aldeia na região de Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), causou a morte de 14 pessoas, tendo outras quatro ficado feridas. A região tem sido alvo …

Morreu Ben Ali, ex-presidente da Tunísia

Ben Ali, ex-presidente da Tunísia que foi deposto em 2011 pela revolução que inspirou a Primavera Árabe, morreu esta quinta-feira na Arábia Saudita, avançou o advogado da família. Tinha 83 anos. "Ben Ali acabou de morrer …

Mulher que alegadamente pertencia ao cartel de El Chapo encontrada morta no México

Claudia Ochoa Felix, a mexicana de 35 anos que alegadamente pertencia ao cartel Sinaloa, liderado pelo narcotraficante El Chapo, foi encontrada morta numa casa em Culiacán, México, no fim de semana. Conhecida como “Kim Kardashian do …

Arábia Saudita vende prédio onde Jamal Khashoggi foi assassinado

A Arábia Saudita vendeu o edifício onde foi assassinado e desmembrado o jornalista Jamal Khashoggi. O prédio do Consulado, em Istambul, foi comprado há mais de um mês por menos de um terço do seu …