Quintas ligam vacas à internet para melhorar produção de leite

Dave Wild / Flickr

-

Numa tentativa de aumentar a produção de leite, os agricultores escoceses estão a ligar as suas vacas à Internet.

Um projeto recente permite que os agricultores possam monitorizar a saúde do seu rebanho e identificar rapidamente potenciais problemas de saúde.

A empresa escocesa que desenvolveu o método, Silent Herdsman recebeu um prémio monetário para o pôr em prática. O plano é poder difundi-lo aos agricultores por todo o mundo.

O sistema opera com colares eletrónicos especiais, colocados nos animais. Cada colar contém um sensor wireless que transmite, a um computador central, dados sobre a saúde dos animais e a quantidade de leite que cada vaca está a produzir.

Os dados permitem aos agricultores garantir a saúde dos animais e, ao mesmo tempo maximizar a quantidade de leite produzida. Também ajuda a identificar doenças mais cedo.

“É possível monitorizar o comportamento da fertilidade dos animais, a probabilidade das vacas emprenharem e produzirem mais leite, para melhorar a eficiência da fazenda”, refere Annette McDougall, executiva-chefe da Silent Herdsman à BBC.

Investimento

A empresa obteve um investimento milionário do fundo de private equity Scottish Equity Partners, para expandir o projeto.

O objectivo, diz McDougall, é desenvolver o método para um “ecossistema mais amplo”, no qual veterinários, fornecedores e varejistas possam receber em tempo real os dados das vacas monitoradas.

O agricultor britânico Graham Kerr, que usa o método, diz que conseguiu uma maior economia de tempo e dinheiro.

“Se percebemos cedo que uma vaca está a ficar fraca ou a desenvolver um problema digestivo, podemos intervir antes e possivelmente economizar o valor de uma consulta veterinária”, refere.

“É útil para economizar tempo na gestão da quinta, usá-lo noutras tarefas e fazer um melhor trabalho.”

ZAP / BBC

 

PARTILHAR

RESPONDER

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …

Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano. Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico …

Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica. A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas …

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …