Quinta desviada dos enteados e o dinheiro do sogro. Casos de Carla Alves e do marido “envergonham”

4

Miguel Figueiredo Lopes / Presidência da República

A secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves Pereira.

Continuam a ser divulgados mais casos polémicos envolvendo a ex-secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, e o marido, o ex-presidente socialista da Câmara de Vinhais. No concelho do distrito de Bragança, os habitantes dizem-se “envergonhados” por a terra ser notícia pelos piores motivos.

Carla Alves demitiu-se da Secretaria de Estado da Agricultura por se ter noticiado que as suas contas conjuntas com o marido, Américo Pereira, estavam arrestadas devido a um processo judicial por suspeitas de corrupção.

Agora, sai a notícia de um novo caso que envolve uma quinta da primeira mulher de Américo Pereira que passou para o nome de Carla Alves.

A quinta da primeira mulher

O Correio da Manhã (CM) dá conta de um processo-crime aberto após queixa da ex-cunhada de Américo Pereira que foi presidente da Câmara de Vinhais, eleito pelo PS, durante 12 anos.

Essa ex-cunhada acusou o casal de se ter apoderado do património da primeira mulher de Américo Pereira que, entretanto, morreu. Deste modo, os enteados de Carla Alves, filhos do primeiro casamento do antigo autarca, teriam sido prejudicados.

Em causa está a Quinta do Escairo que era propriedade da primeira mulher de Américo Pereira que faleceu já depois de se terem divorciado. Foi depois da sua morte que o antigo presidente de Câmara se casou com Carla Alves, com quem já tinha um filho, segundo refere o CM.

O marido da ex-governante apoderou-se da quinta “alegando o usucapião”, relata ainda o jornal. Este direito está previsto no Código Civil e determina que uma pessoa pode apropriar-se de uma propriedade “com fundamento na posse de longa duração”, ou seja, reclamando a sua posse por a deter durante muito tempo e de forma continuada.

Américo Pereira provou o direito de uso do usucapião do terreno apresentando como testemunhas o actual presidente da Câmara de Vinhais, o também socialista Luís Fernandes, o seu vice-presidente quando liderou a autarquia e ainda um deputado do PS.

Após o casamento com Carla Alves, a quinta passou para o nome desta, ainda segundo o CM. Deste modo, os filhos do primeiro casamento perderam a possibilidade de aceder a este património.

A conta do sogro

A ex-cunhada de Américo Pereira acusou-o ainda de se ter apoderado de dinheiro da conta do antigo sogro depois da morte deste, noticia igualmente o CM.

O jornal assegura que o tribunal deu como provado este facto e que Américo Pereira terá devolvido à queixosa 60 mil euros que teria “levantado ilegitimamente da conta” do sogro.

Advogado de profissão, Américo Pereira está a ser alvo de um processo judicial por suspeitas de corrupção relacionadas com negócios de 4,7 milhões de euros realizados entre 2006 e 2015 enquanto presidiu à Câmara de Vinhais.

A acusação contra o antigo autarca saiu em Março de 2022, como foi reportado pela Rádio Bringatia na altura, notando-se que Américo Pereira e mais dois arguidos – um empresário local e o reitor do antigo seminário do concelho do distrito de Bragança – teriam obtido ganhos ilegais da ordem dos 1,1 milhões de euros.

O Ministério Público reclama a devolução ao Estado de 700 mil euros.

Foi no âmbito deste processo que as contas do casal foram arrestadas.

As polémicas em torno de Carla Alves têm-se acumulado, passando pela não declaração de milhares de euros ao Fisco, a acumulação de funções e por suspeitas de favorecimento a um cunhado pela adjudicação de uma empreitada pública.

Carla Alves foi directora regional de Agricultura e Pescas do Norte e esteve envolvida no processo de certificação do fumeiro regional de Vinhais e da Raça Bísara. É também técnica da Câmara de Vinhais.

Em Vinhais, acredita-se na inocência do casal

Perante todos estes casos, a população de Vinhais está triste pelo facto de a localidade ser notícia pelos piores motivos. As polémicas não são novidade na cidade transmontana, mas os habitantes dizem-se “envergonhados”, conforme declarações de alguns à SIC Notícias. “É uma pena”, lamentam.

Apesar disso, acreditam que Carla Alves e Américo Pereira “não fizeram nada” enquanto exerceram funções públicas no município.

ZAP //

4 Comments

  1. Acho que a oposição tem conluio com o jornalismo, o que eu acho bem, embora ache que isto se trata de um ataque sem precedentes do género, espero ansiosamente que seja extensivo a outros partidos que venham a governar ou a ter lugar na nossa assembleia.
    Há que desmascarar estes deputados cujos antecedentes sejam (ou SUPOSTAMENTE sejam) desonestos.
    Que todo o politico duvidoso, seja inspecionado até ao amago.
    Obrigado JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO, mas por favor, continuem assim, sempre que souberem de falcatruas , sejam imparciais, vamos aos deputados TODOS, mas TODOS mesmo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.