“Milagre da multiplicação”. Nova secretária de Estado tem contas arrestadas

11

Miguel Figueiredo Lopes / Presidência da República

A secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves Pereira.

Carla Alves Pereira, a nova secretária de Estado da Agricultura, tem várias contas arrestadas, na sequência de uma investigação que envolve o seu marido, Américo Pereira, ex-presidente da Câmara de Vinhais.

A notícia avançada pelo Correio da Manhã, esta quinta-feira, dá conta que a Polícia Judiciária (PJ) descobriu que Carla Alves, que era funcionária em instituições públicas, recebia muito mais dinheiro do que efetivamente declarava. A PJ fala num “milagre da multiplicação”, segundo o matutino.

O Ministério Público (MP) pede o julgamento de Américo Pereira e fala em crime de corrupção ativa e prevaricação. O MP quer ainda que cerca de 700 mil euros sejam devolvidos Estado, uma vez que não se consegue justificar a sua origem.

De acordo com o Correio da Manhã, em 2013, o casal declarou 44 mil euros, mas entraram 54 mil euros nas suas contas; no ano seguinte declararam 135 mil euros, embora tenham entrado 180 mil nas contas; em 2015 voltaram a declarar o mesmo valor, mas o valor que entrou disparou para os 338 mil euros.

Em 2016, Carla Alves e Américo Pereira declararam 66 mil euros, mas foram 90 mil euros que entraram na conta; um ano depois, o casal declarou 61 mil euros, mas entraram na conta 107 mil euros; em 2018 declararam 159 mil euros, apesar de terem entrado na conta 228 mil; em 2019 declararam 99 mil euros, mas o valor a entrar em conta voltou a disparar para os 224 mil; por fim, em 2020, o casal declarou 100 mil euros, mas entraram na conta 264 mil euros.

A acusação contra Américo Pereira está relacionada com um esquema que envolve a venda de terrenos do Seminário. O Ministério Público acusa o empresário e a sua sociedade de obterem “elevados lucros em prejuízo do erário do município e do Seminário”.

Ainda segundo o despacho do MP, a que o Correio da Manhã teve acesso, os arguidos obtiveram dividendos ilícitos no valor de 1,1 milhões de euros relativos à valorização dos terrenos e às quantias de que se apropriaram.

“Ela não tem nada a ver com isto”

Entretanto, Américo Pereira negou qualquer ilegalidade. O antigo autarca confirmou a existência das contas arrestadas, mas salientou que as dúvidas do Ministério Público se devem a um “erro contabilístico”.

Além disso, sacode a água do capote de Carla Alves, afirmando que “ela não tem nada a ver com isto”.

“Faço questão de falar sobre este assunto porque tenho de me defender, não posso ouvir falsidades na praça pública e ficar calado. O que foi arrestado das contas bancárias não foram as contas, mas sim os saldos que existiam em março de 2022. Das contas há apenas uma que tem a minha mulher como titular. Ela já reagiu, dizendo que o processo diz respeito ao cidadão Américo Pereira. Essa discrepância trata-se de um erro contabilístico: o Ministério Público pegou em todas as entradas a crédito nas contas bancárias e somou. Depois pediu explicações sobre as proveniências”, disse o marido da secretária de Estado, citado pelo Público.

Carla Alves Pereira, natural de Bragança, tem 52 anos e é licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

ZAP //

11 Comments

  1. Agora a sério: quando é que teremos uma lei que apenas permita que pessoas sem antecedentes criminais (sejam de que tipo forem) seja implementada para IMPEDIR que sejam eleitos tr@stes para cargos políticos (regiamente pagos), a ver se acabamos com a ROUBALHEIRA descarada?????

  2. Nada de novo, a corrupção na política é tão grande que encontrar alguém limpo começa a ser um milagre. Enquanto o povo português aceitar que não haja leis e entidades anti corrupção competentes, isto irá piorar e o país irá sofrer as consequenciais tornando-se cada vez mais pobre e com impostos absurdos. Uma purga política é fundamental para acabar com influencias e compadrios.

    • O Problema é que quem faz as Leis são eles para e não o Povo e por isso será sempre Falcatruas , Desvios , Corrupção e o Povo a Assistir sem nada poder fazer

  3. O Sr. António Costa está com a arrogância das maiorias absolutas. Sempre que alguma força Política ganha com a maioria, fica com a arrogância igual ao Sr. Costa e só escolhem gente negativa do club Partidário para cargos no Governo.
    Será que na Sociedade civil em geral não existem pessoas competentes para ocupar cargos no Governo?
    Porque o Primeiro Ministro só escolhe corruptos?
    Porque defendeu o actual Presidente do Brasil, sabendo toda a gente que ele foi preso por corrupção?

    • Sr. João tem razão ao querer saber se na sociedade não existem corruptos. Creio existem e dou um pequeno exemplo: estamos numa caixa de uma superfície e o caixa pergunta:-quer a fatura com ou sem iva? Responde a pessoa.- não quero. Eu fico logo a pensar sobre a razão de não quer a fatura com iva. Em conversar com amigos e colocar esta minha dúvida, fui esclarecido que não podem gastar mais do que recebem, daí o quererem disfarçar os gastos. com faturas sem iva e sem NIB., dinheiro na mão nos pagamentos. Resumindo: anda tudo ao mesmo, a fugirem aos impostos. Daí vê-los com boas máquinas nas estradas, fazerem vida de ricos a ganharem 700/800€.

      • Voce tem é que aumentar a medicação, se acha mesmo que os corruptos se medem por quem pede nif na fatura do supermercado ou nao….. há cada um… O problema deste país são os ignorantes, isso sim.

  4. F=%&-#$ isto só pode ser a brincar!!! Depois do artista de caminha, dos maridos das ministras, do imberbe assessor, das demissões da Temido e do Pedro Nuno Santos e de tudo o resto… estes gajos nem se dignam investigar, ainda que muito ligeiramente, as pessoas que nomeiam para cargos governativos?!!! Isto é só gente doida.

  5. Este governo está mesmo nas lonas. Já nem com recauchutagens lá vai. Agora se vê a nulidade que constitui a essência intelectual de Costa. O Governo está todo roto e deveria ser substituído integralmente.

  6. Já encomendei pipocas para ver quem se segue a esta que entretanto já se demitiu. Isto está animado. Aceitam-se apostas. O próximo está envolvido em que processo?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.