Quem for apanhado a comer espécies animais raras na China vai preso

WillSowards / Flickr

-

A China aprovou “leis mais duras” para punir os atentados ao ambiente, depois de o Governo ter prometido “declarar guerra à poluição”, anunciou esta sexta-feira a imprensa oficial.

Na primeira revisão da lei de protecção ambiental em 25 anos, votada na quinta-feira pelo Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular (parlamento), a defesa do ambiente é definida “uma “política básica do país”, a mesma expressão utilizada por exemplo para o controle da natalidade.

De acordo com a nova legislação, que entrará em vigor no início de 2015, o responsável de uma empresa poluidora poderá ser condenado até 15 dias de detenção se depois de notificada, a sua companhia não suspender a laboração.

Uma nova interpretação do código penal chinês prevê agora também que as pessoas apanhadas a comer panda, pangolim e outras espécies animais protegidas na China poderão ser condenadas à prisão.

Segundo o documento aprovado esta quinta-feira, quem comer aquele tipo de animais ou os comprar para qualquer outro fim incorre numa pena entre cinco e mais de dez anos de prisão, indicou a agência noticiosa oficial Xinhua.

A lista de animais selvagens raros protegidos pela lei chinesa abrange 420 espécies, entre as quais pandas, macacos dourados, pangolins, tigres e ursos pretos asiáticos.

Alguns animais da lista são também usados ilegalmente com objetivos medicinais.

“A sobrevivência da vida selvagem no país enfrenta sérios desafios devido à caça ilegal e ao consumo de produtos fabricados a partir de espécies animais raras, o que degrada o meio ambiente”, alertou o Global Times, jornal em língua inglesa do grupo Diário do Povo, o orgao central do Partido Comunista Chinês.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desde que estes chineses se abriram ao mundo, o tráfico de espécies raras aumentou, sendo por isso os principais causadores desta tragédia, com a conivência dos traficantes africanos gente que não quer trabalho e apenas dinheiro fácil, são eles como caçadores furtivos que dizimam a fauna dos seus paízes para satisfazerem principalmente os chinocas e mais alguns criminosos, isto caminho para o fim, infelizmente.

RESPONDER

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a …