Quem foi a dois Mundiais e não era nem metade dos jogadores que Pote e Inácio são?

Tiago Petinga / Lusa

Pela primeira vez, o Sporting não tem qualquer jogador nos convocados para a fase final de uma competição de seleções nacionais. Pedro “Pote” e Gonçalo Inácio, que chegaram a ser chamados aos compromissos da seleção nos últimos dois anos, ficaram de fora dos 26. Injustamente, há quem considere.

Na antevisão ao jogo deste domingo em Famalicão, o treinador do Sporting, Ruben Amorim, assegurou que a ausência de jogadores do clube na convocatória de Fernando Santos não teve qualquer impacto na equipa.

Mas o técnico realça que foi a dois mundiais e “não era nem metade dos jogadores que Pote e Inácio são”.

“Eu não senti grande impacto. Obviamente que há jogadores que gostavam de lá estar. É uma grande competição, mas têm dois caminhos: ou se deixam abater ou seguem em frente. Os meus jogadores têm grande personalidade e podem pensar no futuro”, referiu Amorim.

“Há uma grande discussão em ver qual é a formação que tem mais jogadores. São coisas que não fazem sentido. O Sporting tem lá jogadores que passaram pela formação e não tem da equipa. Se estivéssemos em primeiro lugar, de certeza que algum do Sporting estaria lá. É encarar isso dessa forma”, afirmou o técnico.

“O Sporting hoje trabalha melhor do que quando foi campeão sem derrotas. Temos jogadores cada vez mais jovens. É escolha do selecionador e isso não interfere no nosso trabalho”, garante Ruben Amorim.

“Nós temos um plano. Se os jogadores são convocados ou não, não é escolha nossa. Eles têm qualidade. O Pote terá muitos jogos na Seleção. Eu fui a dois Mundiais e não era, nem de perto nem de longe, metade do jogador que o Pote e o Inácio são”, considerou o treinador leonino.

“Isso é que eles têm de meter na cabeça. Na próxima estarão lá de certeza“, concluiu Ruben Amorim.

Fernando Santos anunciou os 26 convocados que vão representar a seleção no Mundial do Qatar de 2022, na qual não consta, pela primeira vez na história das fases finais de grandes competições de seleções, qualquer jogador do Sporting.

Pedro Gonçalves esteve entre os 26 eleitos para o Euro2020, prova em que não disputou qualquer jogo.

Na histórica final do Euro 2016, em que Portugal se tornou Campeão Europeu, sete dos onze jogadores que alinharam de início eram jogadores do Sporting ou tinham sido formados na Academia de Alchochete.

Rui Patrício, Cedric Soares, William Carvalho, Adrien Silva e João Mário, então jogadores do Sporting, e Nani e Cristiano Ronaldo, formados em Alvalade, foram titulares. Alinharam ainda como suplentes utilizados mais dois jogadores saídos da formação leonina: Ricardo Quaresma e João Moutinho.

Rúben Amorim esteve presente na fase final do Mundial 2010, na África do Sul (então convocado por Carlos Queiroz), e nos 23 eleitos pro Paulo Bento para a fase final do Mundial 2014, no Brasil.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.