/

Fernando Santos anuncia convocados para o Euro 2020. Pedro Gonçalves entre os 26 eleitos

António Cotrim / Lusa

O médio Pedro Gonçalves, melhor marcador da I Liga ao serviço do campeão Sporting, é a novidade na lista dos 26 convocados de Portugal para o Euro 2020, adiado para 2021 pela pandemia da covid-19.

Pedro Gonçalves, internacional sub-21 em oito ocasiões, nascido a 28 de junho de 1998 (22 anos), fechou na quarta-feira o campeonato luso com 23 golos, depois de um hat-trick ao Marítimo (5-1), e foi agora chamado pela primeira vez à seleção AA.

O avançado Gonçalo Guedes, jogador do Valência que marcou o golo de Portugal na final da Liga das Nações de 2019 (1-0 aos Países Baixos), é também uma ‘cara nova’ em relação à última lista, para os primeiros três jogos de qualificação para o Mundial 2022.

Dessa derradeira convocatória, de 26 jogadores, também estão de regresso Nélson Semedo (Wolverhampton) e William Carvalho (Betis), em desfavor de Cédric (Arsenal) e Domingos Duarte (Granada), sendo que também fica de fora o avançado Pedro Neto (Wolverhampton) que se lesionou com gravidade.

A lista lusa é liderada por Cristiano Ronaldo, que vai cumprir a sua nona fase final, entre Europeus (2004, 2008, 2012 e 2016) e Mundiais (2006, 2010, 2014 e 2018), às quais acrescenta a Taça das Confederações (2017) e a Liga das Nações (2019). Nos eleitos, constam também os guarda-redes Rui Patrício, Anthony Lopes e Rui Silva, os laterais João Cancelo, Raphaël Guerreiro e Nuno Mendes e os centrais Pepe, Rúben Dias e José Fonte.

Para o meio-campo, Fernando Santos ainda escolheu João Moutinho, Danilo, Rúben Neves, Palhinha, Renato Sanches, Sérgio Oliveira e Bruno Fernandes e, para o ataque, Bernardo Silva, Diogo Jota, João Félix, André Silva e Rafa são as outras opções.

De fora, ficaram nomes que foram importantes para Portugal em anos recentes, nomeadamente João Mário, Nani ou Ricardo Quaresma e o ‘herói’ Éder, o autor do golo mais importante de Portugal, o que valeu em 2016 a conquista do campeonato da Europa, na final com a França.

A fase final do Euro 2020 realiza-se de 11 de junho a 11 de julho, em 11 cidades de 11 países, e Portugal integra o Grupo F, defrontando sucessivamente Hungria (15 de junho, em Budapeste), Alemanha (19, em Munique) e França (23, em Budapeste).

Fernando Santos acredita na reconquista do título

Fernando Santos, que falou em conferência de imprensa depois da convocatória, garantiu que o grupo terá o mesmo compromisso que em 2016 e por isso tem a convicção que poderá revalidar o título.

Somos campeões europeus, mas isso não faz de nós candidatos por si só. Conseguimos concretizar em 2016 e 2019 (Liga das Nações), muito pelo trabalho dos jogadores. O que nos leva é termos o mesmo compromisso que em 2016. Tenho uma grande confiança nos meus jogadores e parto com a mesma convicção. Somos um dos candidatos a poder vencer esta competição”, disse.

Para Fernando Santos não existe, nesta fase, a necessidade de estar sempre a repetir que Portugal é candidato à revalidação do título europeu, contudo o selecionador deixou claro que “se durante a competição sentir a necessidade de reafirmar isso” assim o fará até porque é esse o objetivo da equipa das quinas.

No lote dos 26 eleitos, 11 jogadores conquistaram o Euro 2016, mas o selecionador garante que esta equipa nada tem a ver com a campeã europeia.

“São 11 jogadores campeões europeus? São assim tantos? É bom sinal, é sinal que tínhamos muito jogadores jovens. Em 2016, levei 23 jogadores e antes de chegar a estes, tinha uma lista de 30. Tivemos vários casos de lesão que impediram os jogadores de estarem no Euro”, relembrou.

Este Euro 2020, para além de se realizar em 2021, reveste-se de uma característica diferente. Pela primeira vez as seleções podem convocar 26 elementos. Uma situação que obrigará, segundo Fernando Santos, a uma gestão diferente.

“Sou apologista dos 23, é bom um número e existe a premissa que todos podem jogar. Em termos de gestão de equipa, é mais fácil. Pelas contingências que podem acontecer, levaremos 26 jogadores, mas terei de deixar sempre três jogadores de fora. Isto é quase uma gestão de clube, que é feita ao longo do ano, onde há mais jogos. É esta situação que temos de gerir”, salientou, revelando que para esta convocatória escolheu primeiro os 23 elementos e só depois encaixou os três outros para completar o lote em função das necessidades do grupo.

Benzema, que alinha no Real Madrid e voltou ao grupo dos eleitos de Didier Deschamps, mereceu um forte elogio por parte de Fernando Santos.

“Benzema é uma ótima notícia. Jogarem os melhores jogadores é sempre uma boa notícia. Tudo o que for bom para o espetáculo é bom. Eles também vão ter medo de nós, também temos jogadores de grande qualidade”, rematou.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.