/

Morreram 257 pessoas na queda de avião militar na Argélia

krayker / Flickr

Aeronave militar de fabrico russo Ilyushin-76, ou IL76

Um avião militar despenhou-se, esta quarta-feira, pouco depois da descolagem próximo de uma base da Força Aérea argelina em Boufarik, 30 quilómetros a sul de Argel.

A queda de um avião militar da Força Aérea da Argélia matou hoje 257 pessoas, anunciou o Ministério da Defesa em comunicado. Os mortos são 247 passageiros, militares e membros das suas famílias e 10 tripulantes, segundo o texto, que não faz referência a sobreviventes.

Anteriormente, um porta-voz da proteção civil, Farouk Achour, tinha dado um balanço provisório de 181 mortos e dito que foram resgatados alguns sobreviventes, “retirados com queimaduras profundas provocadas pelas chamas na fuselagem”.

As operações de socorro envolveram mais de 300 pessoas, entre elementos da proteção civil, médicos e paramédicos, polícias e militares.

O avião militar Ilyushin-76 (II-76), de fabrico russo, seguia para outra base aérea militar em Bechar, no sudoeste da Argélia, mas antes tinha previsto fazer uma paragem em Tinduf (sul), cidade que alberga milhares de refugiados do vizinho Saara Ocidental, anexado por Marrocos e alvo de uma disputa com a Frente Polisário.

O Governo e as forças armadas argelinas já ordenaram uma investigação para apurar as causas deste acidente.

Há quatro anos, em fevereiro de 2014, 77 pessoas, entre militares e respetivos familiares, morreram na sequência da queda de um avião Hércules C-130 da Força Aérea argelina, que se despenhou numa zona montanhosa próxima de Oum El Bouaghi.

Apenas um passageiro sobreviveu ao acidente, que o Ministério da Defesa argelino atribuiu às más condições atmosféricas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.