Quebra de quase 40% obriga a chamar dadores de sangue por SMS

Muitos dadores de sangue estão a ser convocados por SMS, numa altura em que se regista uma quebra de quase 40% nas doações.

Segundo o Jornal de Notícias, esta convocatória por SMS está a acontecer porque há menos sangue disponível, numa altura em que o consumo já está a aumentar e assim se prevê que irá continuar (devido ao levantamento do fim do estado de emergência).

De acordo com os dados do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), o valor médio diário das reservas nacionais registou, em abril, uma quebra de 39% em relação ao período homólogo do ano passado. Neste momento, as reservas dão para até cinco a sete dias.

“A dádiva de sangue é especialmente necessária neste período em que, gradualmente, a atividade cirúrgica eletiva vai recomeçar. Apelamos a que todos os portugueses a façam, independentemente do género, idade [entre os 18 e os 65 anos] ou origem étnica, e a todos aqueles que, sendo saudáveis, nunca deram sangue”, sublinha o instituto, citado pelo jornal.

Em declarações ao JN, o presidente da Federação Portuguesa dos Dadores Benévolos de Sangue, Alberto Mota, também lembrou que o número de colheitas também diminuiu porque “muitas associações tiveram de suspender a atividade devido à pandemia”.

É o caso de Felgueiras, cuja associação contribui com cerca de três mil unidades de sangue por ano e que, desde março, não faz colheitas por imposição da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Além disso, também contribuiu o adiamento das colheitas nas universidades e empresas, acrescenta o presidente da Federação das Associações de Dadores de Sangue, Joaquim Silva.

Para todos que pretendem doar sangue, é importante lembrar que, de acordo com as novas regras na sequência da pandemia, um dador não deve entrar no espaço de colheita se viajou nos últimos 28 dias para zonas com transmissão comunitária de covid-19, se esteve doente com febre, tosse ou falta de ar nos últimos 28 dias, se esteve em contacto com doentes potencialmente infetados com covid-19 ou se veio de uma zona que esteja de quarentena por casos de covid-19.

O diário recorda ainda que as dádivas de sangue nos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra passaram a ser feitas apenas através de marcação prévia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.