/

O que se passa com os campeões europeus?

Bayern já tinha surpreendido ao perder por 4-1, poucos dias depois de ganhar a Supertaça Europeia. Mas a grande notícia dos últimos tempos foi ver o Liverpool perder por 7-2.

Muitas pessoas perderam imenso dinheiro em casas de apostas (e algumas ganharam ainda mais) quando o árbitro assinalou o final de um jogo memorável em Birmingham, no domingo passado, quando o Aston Villa goleou o Liverpool por 7-2. No mesmo dia o outro gigante inglês, o Manchester United, perdeu em casa frente ao Tottenham por 6-1.

Centremo-nos na vitória do Aston Villa, que não jogou contra 10 elementos durante mais de uma hora, tal como aconteceu à equipa de José Mourinho. O que aconteceu ao campeão inglês em 2020 e campeão europeu em 2019?

Já se sabia que havia baixas importantes na baliza e no ataque: Allison e Mané não jogaram – espaço para a titularidade de Diogo Jota – mas não se sabia que Adrián iria facilitar logo no arranque do jogo, não se sabia que Virgil van Dijk iria ser instável. E não se sabia que o Liverpool iria ter momentos “de uma equipa de amadores“, defende John Aldridge.

O antigo goleador disse ao Liverpool Echo que o campeão apresentou uma “defesa horrível” em Birmingham, admitindo que tudo correu bem ao Villa, entre um fora-de-jogo que poderia ter sido assinalado, um guarda-redes a oferecer um golo e outros três golos que contaram com desvios involuntários.

Foi um abismo. E deixou o alerta. O Liverpool começou o jogo de forma descuidada e lenta. O pior é que agora há a pausa para os jogos das seleções nacionais e a maioria dos jogadores vai estar fora durante duas semanas. Não vão poder focar-se nos treinos, no próximo jogo. É um pesadelo”, afirmou Aldridge.

Andy Robertson, lateral do Liverpool, comentou que os homens de Klopp não foram bons o suficiente. “Tão simples quanto isso. Este Liverpool não foi o Liverpool consistente, de grande nível, dos últimos dois anos e meio. Não estivemos sequer perto desse nível. Cabia ao Aston Villa aproveitar e eles fizeram isso, claramente. Todo o mérito vai para eles, estiveram excelentes”, analisou o jogador, na Sky Sports.

Este resultado (7-2) foi a derrota mais pesada do Liverpool no campeonato, nos últimos 57 anos – e a equipa de Anfield só sofreu em cinco ocasiões mais do que sete golos num jogo (em quase 130 anos de história). Não foi um bom contexto para Diogo Jota jogar 90 minutos pela primeira vez.

Bayern sem Lewandowski vs Bayern com Lewandowski

Liverpool, campeão europeu em 2019. Goleado no início desta época estranha. Munique, campeão europeu em 2020. Também goleado no início da mesma época.

Uma semana antes dos 7-2, um jogo em Hoffenheim apareceu em muitas notícias do futebol: o Bayern perdeu. Só isso preenchia os jornais. 32 jogos depois e quatro títulos depois, a turma de Munique foi derrotada, inesperadamente, por 4-1. O Hoffenheim brincou na sua conta oficial no Twitter: “Não, o teu ecrã não está avariado. Ficou mesmo 4-1″, publicou o clube alemão, logo após o jogo.

Cerca de seis mil pessoas assistiram a um desfecho surpreendente. Mérito do jovem treinador Sebastian Hoeneß, que tem sido elogiado na comunicação social alemã. Há poucos meses, Sebastian Hoeneß era treinador da equipa B…do Bayern.

Alguns jornalistas e comentadores já tinham deixado o alerta: Hans-Dieter Flick deverá começar a pensar noutros estilos de jogo, senão os adversários vão perceber como travar o campeão europeu. “Demasiado bom, demasiado cedo para os planos do Bayern”, escreveu o Süddeutsche Zeitung, precisamente sobre esta antecipação.

Para este resultado contribuiu também a ausência de Robert Lewandowski do 11 inicial – a primeira vez que o polaco foi para o banco na Bundesliga, em mais de dois anos. O portal 90min acrescenta que Jérôme Boateng esteve mal na defesa do Bayern, com muitas falhas e pareceu não reagir bem aos assobios dos adeptos ao longo da partida.

Um Bayern lento e um Hoffenheim a explorar essa lentidão. Assim se resume este duelo. E Flick terá mesmo de começar a pensar noutros planos: é que, uma semana depois, o Bayern estava empatado a três bolas, com o Hertha Berlim, aos 92 minutos. Até que Lewandowski marcou de grande penalidade.

Ah, os quatro golos do Bayern frente ao Hertha foram marcados por…Robert Lewandowski.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.