O que se passa com os campeões europeus?

Bayern já tinha surpreendido ao perder por 4-1, poucos dias depois de ganhar a Supertaça Europeia. Mas a grande notícia dos últimos tempos foi ver o Liverpool perder por 7-2.

Muitas pessoas perderam imenso dinheiro em casas de apostas (e algumas ganharam ainda mais) quando o árbitro assinalou o final de um jogo memorável em Birmingham, no domingo passado, quando o Aston Villa goleou o Liverpool por 7-2. No mesmo dia o outro gigante inglês, o Manchester United, perdeu em casa frente ao Tottenham por 6-1.

Centremo-nos na vitória do Aston Villa, que não jogou contra 10 elementos durante mais de uma hora, tal como aconteceu à equipa de José Mourinho. O que aconteceu ao campeão inglês em 2020 e campeão europeu em 2019?

Já se sabia que havia baixas importantes na baliza e no ataque: Allison e Mané não jogaram – espaço para a titularidade de Diogo Jota – mas não se sabia que Adrián iria facilitar logo no arranque do jogo, não se sabia que Virgil van Dijk iria ser instável. E não se sabia que o Liverpool iria ter momentos “de uma equipa de amadores“, defende John Aldridge.

O antigo goleador disse ao Liverpool Echo que o campeão apresentou uma “defesa horrível” em Birmingham, admitindo que tudo correu bem ao Villa, entre um fora-de-jogo que poderia ter sido assinalado, um guarda-redes a oferecer um golo e outros três golos que contaram com desvios involuntários.

Foi um abismo. E deixou o alerta. O Liverpool começou o jogo de forma descuidada e lenta. O pior é que agora há a pausa para os jogos das seleções nacionais e a maioria dos jogadores vai estar fora durante duas semanas. Não vão poder focar-se nos treinos, no próximo jogo. É um pesadelo”, afirmou Aldridge.

Andy Robertson, lateral do Liverpool, comentou que os homens de Klopp não foram bons o suficiente. “Tão simples quanto isso. Este Liverpool não foi o Liverpool consistente, de grande nível, dos últimos dois anos e meio. Não estivemos sequer perto desse nível. Cabia ao Aston Villa aproveitar e eles fizeram isso, claramente. Todo o mérito vai para eles, estiveram excelentes”, analisou o jogador, na Sky Sports.

Este resultado (7-2) foi a derrota mais pesada do Liverpool no campeonato, nos últimos 57 anos – e a equipa de Anfield só sofreu em cinco ocasiões mais do que sete golos num jogo (em quase 130 anos de história). Não foi um bom contexto para Diogo Jota jogar 90 minutos pela primeira vez.

Bayern sem Lewandowski vs Bayern com Lewandowski

Liverpool, campeão europeu em 2019. Goleado no início desta época estranha. Munique, campeão europeu em 2020. Também goleado no início da mesma época.

Uma semana antes dos 7-2, um jogo em Hoffenheim apareceu em muitas notícias do futebol: o Bayern perdeu. Só isso preenchia os jornais. 32 jogos depois e quatro títulos depois, a turma de Munique foi derrotada, inesperadamente, por 4-1. O Hoffenheim brincou na sua conta oficial no Twitter: “Não, o teu ecrã não está avariado. Ficou mesmo 4-1″, publicou o clube alemão, logo após o jogo.

Cerca de seis mil pessoas assistiram a um desfecho surpreendente. Mérito do jovem treinador Sebastian Hoeneß, que tem sido elogiado na comunicação social alemã. Há poucos meses, Sebastian Hoeneß era treinador da equipa B…do Bayern.

Alguns jornalistas e comentadores já tinham deixado o alerta: Hans-Dieter Flick deverá começar a pensar noutros estilos de jogo, senão os adversários vão perceber como travar o campeão europeu. “Demasiado bom, demasiado cedo para os planos do Bayern”, escreveu o Süddeutsche Zeitung, precisamente sobre esta antecipação.

Para este resultado contribuiu também a ausência de Robert Lewandowski do 11 inicial – a primeira vez que o polaco foi para o banco na Bundesliga, em mais de dois anos. O portal 90min acrescenta que Jérôme Boateng esteve mal na defesa do Bayern, com muitas falhas e pareceu não reagir bem aos assobios dos adeptos ao longo da partida.

Um Bayern lento e um Hoffenheim a explorar essa lentidão. Assim se resume este duelo. E Flick terá mesmo de começar a pensar noutros planos: é que, uma semana depois, o Bayern estava empatado a três bolas, com o Hertha Berlim, aos 92 minutos. Até que Lewandowski marcou de grande penalidade.

Ah, os quatro golos do Bayern frente ao Hertha foram marcados por…Robert Lewandowski.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …