O que se passa com os campeões europeus?

Bayern já tinha surpreendido ao perder por 4-1, poucos dias depois de ganhar a Supertaça Europeia. Mas a grande notícia dos últimos tempos foi ver o Liverpool perder por 7-2.

Muitas pessoas perderam imenso dinheiro em casas de apostas (e algumas ganharam ainda mais) quando o árbitro assinalou o final de um jogo memorável em Birmingham, no domingo passado, quando o Aston Villa goleou o Liverpool por 7-2. No mesmo dia o outro gigante inglês, o Manchester United, perdeu em casa frente ao Tottenham por 6-1.

Centremo-nos na vitória do Aston Villa, que não jogou contra 10 elementos durante mais de uma hora, tal como aconteceu à equipa de José Mourinho. O que aconteceu ao campeão inglês em 2020 e campeão europeu em 2019?

Já se sabia que havia baixas importantes na baliza e no ataque: Allison e Mané não jogaram – espaço para a titularidade de Diogo Jota – mas não se sabia que Adrián iria facilitar logo no arranque do jogo, não se sabia que Virgil van Dijk iria ser instável. E não se sabia que o Liverpool iria ter momentos “de uma equipa de amadores“, defende John Aldridge.

O antigo goleador disse ao Liverpool Echo que o campeão apresentou uma “defesa horrível” em Birmingham, admitindo que tudo correu bem ao Villa, entre um fora-de-jogo que poderia ter sido assinalado, um guarda-redes a oferecer um golo e outros três golos que contaram com desvios involuntários.

Foi um abismo. E deixou o alerta. O Liverpool começou o jogo de forma descuidada e lenta. O pior é que agora há a pausa para os jogos das seleções nacionais e a maioria dos jogadores vai estar fora durante duas semanas. Não vão poder focar-se nos treinos, no próximo jogo. É um pesadelo”, afirmou Aldridge.

Andy Robertson, lateral do Liverpool, comentou que os homens de Klopp não foram bons o suficiente. “Tão simples quanto isso. Este Liverpool não foi o Liverpool consistente, de grande nível, dos últimos dois anos e meio. Não estivemos sequer perto desse nível. Cabia ao Aston Villa aproveitar e eles fizeram isso, claramente. Todo o mérito vai para eles, estiveram excelentes”, analisou o jogador, na Sky Sports.

Este resultado (7-2) foi a derrota mais pesada do Liverpool no campeonato, nos últimos 57 anos – e a equipa de Anfield só sofreu em cinco ocasiões mais do que sete golos num jogo (em quase 130 anos de história). Não foi um bom contexto para Diogo Jota jogar 90 minutos pela primeira vez.

Bayern sem Lewandowski vs Bayern com Lewandowski

Liverpool, campeão europeu em 2019. Goleado no início desta época estranha. Munique, campeão europeu em 2020. Também goleado no início da mesma época.

Uma semana antes dos 7-2, um jogo em Hoffenheim apareceu em muitas notícias do futebol: o Bayern perdeu. Só isso preenchia os jornais. 32 jogos depois e quatro títulos depois, a turma de Munique foi derrotada, inesperadamente, por 4-1. O Hoffenheim brincou na sua conta oficial no Twitter: “Não, o teu ecrã não está avariado. Ficou mesmo 4-1″, publicou o clube alemão, logo após o jogo.

Cerca de seis mil pessoas assistiram a um desfecho surpreendente. Mérito do jovem treinador Sebastian Hoeneß, que tem sido elogiado na comunicação social alemã. Há poucos meses, Sebastian Hoeneß era treinador da equipa B…do Bayern.

Alguns jornalistas e comentadores já tinham deixado o alerta: Hans-Dieter Flick deverá começar a pensar noutros estilos de jogo, senão os adversários vão perceber como travar o campeão europeu. “Demasiado bom, demasiado cedo para os planos do Bayern”, escreveu o Süddeutsche Zeitung, precisamente sobre esta antecipação.

Para este resultado contribuiu também a ausência de Robert Lewandowski do 11 inicial – a primeira vez que o polaco foi para o banco na Bundesliga, em mais de dois anos. O portal 90min acrescenta que Jérôme Boateng esteve mal na defesa do Bayern, com muitas falhas e pareceu não reagir bem aos assobios dos adeptos ao longo da partida.

Um Bayern lento e um Hoffenheim a explorar essa lentidão. Assim se resume este duelo. E Flick terá mesmo de começar a pensar noutros planos: é que, uma semana depois, o Bayern estava empatado a três bolas, com o Hertha Berlim, aos 92 minutos. Até que Lewandowski marcou de grande penalidade.

Ah, os quatro golos do Bayern frente ao Hertha foram marcados por…Robert Lewandowski.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …