/

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões.

Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e da Papua-Nova Guiné. Tubarões que caminham parecem ser um pesadelo para muitas pessoas, mas os cientistas salientam que estes apenas constituem um perigo para pequenos peixes e invertebrados.

Christine Dudgeon, investigadora da Universidade de Queensland, diz que estes tubarões com padrões ornamentados eram o principal predador nos recifes durante a maré baixa, quando usavam as suas barbatanas para andar em águas muito rasas.

“Com menos de um metro de comprimento, em média, os tubarões ambulantes não ameaçam as pessoas, mas a sua capacidade de resistir a ambientes com pouco oxigénio e caminhar com as suas barbatanas dá-lhes uma vantagem notável sobre as suas presas de pequenos crustáceos e moluscos”, disse Dudgeon.

Com a descoberta destas quatro novas espécies, o número total de tubarões ambulantes conhecidos quase que duplica, sabendo-se agora da existência de nove espécies. Todavia, os cientistas acreditam que há ainda mais espécies por descobrir. Um novo estudo foi publicado esta semana na revista científica Marine & Freshwater Research.

“Os dados sugerem que as novas espécies evoluíram depois de os tubarões se afastaram da sua população original, tornaram-se geneticamente isolados em novas áreas e desenvolveram-se em novas espécies“, explicou a cientista.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.