Quatro argelinos detidos por invadir pista do aeroporto de Lisboa

Nelson Lourenço / Flickr

Aeronave da EasyJet no Aeroporto da Portela, em Lisboa

O aeroporto de Lisboa esteve hoje encerrado, cerca das 20:00 e por 34 minutos, tendo alguns voos sido desviados para Faro e Porto, disse à Lusa o porta-voz da ANA-Aeroportos de Portugal, Rui Oliveira.

“As operações estiveram encerradas durante 34 minutos e alguns voos foram desviados para Faro e para o Porto”, afirmou.

Depois de abastecer e já no regresso a Lisboa, o comandante voltou a transmitir a mesma informação aos passageiros.

De acordo com um passageiro de um dos voos desviados para o Porto, o comandante comunicou aos passageiros que não ia aterrar em Lisboa “por se encontrarem na pista pessoas não-identificadas que obrigaram a suspender o movimento dos aviões”.

De acordo com fonte policial citada pela SIC Notícias, quatro homens, de nacionalidade argelina, foram detidas depois de terem saído de uma sala de desembarque, por uma saída de emergência, para uma das pistas do aeroporto.

Os quatro indivíduos terão chegado a território nacional num voo proveniente da Argélia.

Segundo a mesma fonte, os quatro indivíduos detidos estarão a ser interrogados no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP e serão presentes a tribunal na próxima segunda-feira.

Um dos indivíduos encontra-se ferido, sem gravidade, encontrando-se hospitalizado no Hospital de Santa Maria.

Não há até agora qualquer indicação acerca da razão pela qual os quatro indivíduos abandonaram a zona de embarque e invadir a pista.

Segundo o Público, ter-se-á tratado de uma tentativa de imigração ilegal, e já a semana passada ocorreu um episódio idêntico com cidadãos marroquinos.

Durante o período em que o aeroporto se encontrou encerrado, foram desviados pelo menos 9 voos: cinco voos da TAP, que chegavam de Genebra, Paris, Manchester, Varsóvia e Bruxelas,  dois voos da Easyjet (provenientes de Paris e Londres) e um da Ryanair (vindo de Londres).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. se são argelinos, logo muçulmanos e estavam a invadir a pista, há uma grande probabilidade de serem terroristas. Mas porque é que deixaram entrar essa gente em Portugal? Fora com eles!

  2. A pouco e pouco vão-se vendo cada vez mais árabes por terras lusas. Em pequenas cidades e sobretudo em Lisboa. Vamos no muito mau caminho e se não se põe cobro a este aumento substancial de muçulmanos estaremos “fritos” muito em breve .

  3. Para fazerem o que fizeram, por bem é que não vieram. Devolvê-los à procedência é pouco e uma chamada de atenção aos dirigentes do país deles é aconselhável para evitar mais fugas para Portugal ou outros países. Ninguém merece gente desta.

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …