/

Quase um ano depois, Omran continua a viver em Aleppo

(dr) Aleppo Media Centre

Omran Daqneesh sentado na cadeira de uma ambulância, depois de ter sobrevivido a um ataque aéreo na cidade de Aleppo, na Síria

Omran Daqneesh sentado na cadeira de uma ambulância, depois de ter sobrevivido a um ataque aéreo na cidade de Aleppo

Imagens divulgadas por uma jornalista a favor do regime sírio mostram o menino de cinco anos, que se tornou o símbolo da guerra na Síria, de boa saúde.

Em agosto do ano passado, a imagem de uma criança ferida na parte de trás de uma ambulância, depois de um ataque aéreo em Aleppo, correu mundo. Coberto de pó, com sangue no rosto, estático e sem uma única lágrima, Omran Daqneesh tornou-se o símbolo da guerra na Síria.

Agora, conta o The Guardian, surgiram novos registos desta criança de cinco anos. As imagens foram publicadas nas redes sociais de Kinana Alloush, uma jornalista pró-regime, e mostram Omran sentado ao colo do pai, de boa saúde, acompanhado pelos outros dois irmãos.

A família continua a viver em Aleppo, cidade que agora está sob o controlo das forças de Bashar al-Assad. O outro irmão de Omran morreu três dias depois do bombardeamento que atingiu a sua casa.

Desde que a fotografia se tornou viral, surgiram relatos de que a família tinha fugido do país. No entanto, em declarações à jornalista, o pai contou que rejeitou várias propostas para sair da Síria porque não queria que a sua saída fosse usada para manchar a reputação das forças do regime.

Em Aleppo, o progenitor decidiu ainda mudar o nome e o penteado do filho, não só para desviar as atenções mas também para conseguir escapar às ameaças de rapto.

Tal como escreve o jornal britânico, não é certo se o pai terá sido coagido a dar esta entrevista, visto que não seria a primeira vez que o regime sírio realiza campanhas de desinformação semelhantes, prometendo ajudar desertores ou civis que se mostrem contra os alegados crimes dos rebeldes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.