Quase sete mil homens combateram hoje mais de dois mil fogos

Jerome Garot (@jeromegarot/Twitter) / EPA

-

Perto de sete mil homens combateram hoje mais de dois mil incêndios, apoiados por 27 meios aéreos e 2.638 meios terrestres, concentrando-se a maior parte das ocorrências no distrito do Porto, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com a Proteção Civil, existiram hoje 2.047 “ocorrências do dia”, que mobilizaram 6.949 operacionais.

Segundo a ANPC, registaram-se hoje 343 ocorrências no distrito do Porto e 288 no distrito de Lisboa, combatidas por 1.138 e 722 operacionais, respetivamente.

A página da internet da ANPC, atualizada às 15:30, referia estarem em curso 474 ocorrências em todo o país, mobilizando 2.525 homens, 849 meios terrestres e 15 meios aéreos.

No distrito do Porto, existiam 81 “ocorrências em aberto”, envolvendo 537 operacionais.

Em Lisboa, estavam “em aberto” 47 ocorrências, combatidas por 90 homens.

No distrito de Viseu existem 35 fogos, envolvendo 365 operacionais, 106 meios terrestres e sete meios aéreos.

No distrito do Porto estão atualmente quatro meios aéreos, ao passo que Guarda e Viana do Castelo têm, cada um, dois meios aéreos.

Entre os casos em curso, a Proteção Civil destaca como “ocorrências importantes” cinco incêndios, que, no total, estão atualmente a mobilizar 599 homens, 187 meios terrestres e seis meios aéreos, nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Guarda e Viseu.

No distrito de Viana do Castelo, um incêndio na Peneda, freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, que começou na quinta-feira, mobiliza 215 homens, 66 meios terrestres e um meio aéreo.

Em Rabaçal, freguesia de Mêda, distrito da Guarda, um fogo que começou hoje pelas 09:33 está a ser combatido por 169 homens, 51 viaturas e dois meios aéreos, divulgou a ANPC.

O incêndio que ameaçou hoje duas povoações na freguesia de Melres e Medas, concelho de Gondomar, está a ser combatido por 102 homens, 38 meios terrestres e dois aviões, segundo a ANPC

Este fogo começou na tarde de sexta-feira.

Um incêndio na localidade de São Cristóvão da Nogueira, concelho de Cinfães, distrito de Viseu, está a ser combatido por 54 homens, 15 meios terrestres e um meio aéreo

O fogo “em mato”, com “uma frente ativa”, começou pelas 10:26 de hoje.

Em Gestaçô, concelho de Baião, um “incêndio em mato com uma frente ativa”, que começou pelas 05:50, está a ser combatido por 57 homens e 16 meios terrestres, segundo a ANPC.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O que dá uma media inferior a 5 bombeiros por incendio?????

    Ou então os mesmos bombeiro a combater mais de 20 incendios num dia ?????

    • Caro Ferval,
      Alguns incêndios são maiores do que outros.
      Os menos relevantes não passam de “ocorrências” e são resolvidos rapidamente.
      Mas são incêndios.

  2. Há dias, ouvi no noticiário que um dos grandes indêndios que consome o nosso património florestal, eclodiu à uma da madrugada… visto isto, que já não é novo pergunta-se: quando é que se tomem medidas para acabar com este flagêlo? Quando se prendem os criminosos? Se as autoridades não tomam medidas eficases então, estão coniventes com a situação e fazem parte, mesmo que de forma passiva, do sistema….

  3. Pois é, quando os incendiários são apanhados, o sistema volta a libertá-los porque são tontinhos inimputáveis, e para além disso é mais fácil perseguir os proprietários dos terrenos (escepto quando são terrenos do estado) e multá-los por não fazerem a limpeza devida, que apesar de ser um comportamento negligente, na realidade sao as principais vitimas. Paga a vitima pelo criminoso.

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …