Quase sete mil homens combateram hoje mais de dois mil fogos

Jerome Garot (@jeromegarot/Twitter) / EPA

-

Perto de sete mil homens combateram hoje mais de dois mil incêndios, apoiados por 27 meios aéreos e 2.638 meios terrestres, concentrando-se a maior parte das ocorrências no distrito do Porto, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com a Proteção Civil, existiram hoje 2.047 “ocorrências do dia”, que mobilizaram 6.949 operacionais.

Segundo a ANPC, registaram-se hoje 343 ocorrências no distrito do Porto e 288 no distrito de Lisboa, combatidas por 1.138 e 722 operacionais, respetivamente.

A página da internet da ANPC, atualizada às 15:30, referia estarem em curso 474 ocorrências em todo o país, mobilizando 2.525 homens, 849 meios terrestres e 15 meios aéreos.

No distrito do Porto, existiam 81 “ocorrências em aberto”, envolvendo 537 operacionais.

Em Lisboa, estavam “em aberto” 47 ocorrências, combatidas por 90 homens.

No distrito de Viseu existem 35 fogos, envolvendo 365 operacionais, 106 meios terrestres e sete meios aéreos.

No distrito do Porto estão atualmente quatro meios aéreos, ao passo que Guarda e Viana do Castelo têm, cada um, dois meios aéreos.

Entre os casos em curso, a Proteção Civil destaca como “ocorrências importantes” cinco incêndios, que, no total, estão atualmente a mobilizar 599 homens, 187 meios terrestres e seis meios aéreos, nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Guarda e Viseu.

No distrito de Viana do Castelo, um incêndio na Peneda, freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, que começou na quinta-feira, mobiliza 215 homens, 66 meios terrestres e um meio aéreo.

Em Rabaçal, freguesia de Mêda, distrito da Guarda, um fogo que começou hoje pelas 09:33 está a ser combatido por 169 homens, 51 viaturas e dois meios aéreos, divulgou a ANPC.

O incêndio que ameaçou hoje duas povoações na freguesia de Melres e Medas, concelho de Gondomar, está a ser combatido por 102 homens, 38 meios terrestres e dois aviões, segundo a ANPC

Este fogo começou na tarde de sexta-feira.

Um incêndio na localidade de São Cristóvão da Nogueira, concelho de Cinfães, distrito de Viseu, está a ser combatido por 54 homens, 15 meios terrestres e um meio aéreo

O fogo “em mato”, com “uma frente ativa”, começou pelas 10:26 de hoje.

Em Gestaçô, concelho de Baião, um “incêndio em mato com uma frente ativa”, que começou pelas 05:50, está a ser combatido por 57 homens e 16 meios terrestres, segundo a ANPC.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O que dá uma media inferior a 5 bombeiros por incendio?????

    Ou então os mesmos bombeiro a combater mais de 20 incendios num dia ?????

    • Caro Ferval,
      Alguns incêndios são maiores do que outros.
      Os menos relevantes não passam de “ocorrências” e são resolvidos rapidamente.
      Mas são incêndios.

  2. Há dias, ouvi no noticiário que um dos grandes indêndios que consome o nosso património florestal, eclodiu à uma da madrugada… visto isto, que já não é novo pergunta-se: quando é que se tomem medidas para acabar com este flagêlo? Quando se prendem os criminosos? Se as autoridades não tomam medidas eficases então, estão coniventes com a situação e fazem parte, mesmo que de forma passiva, do sistema….

  3. Pois é, quando os incendiários são apanhados, o sistema volta a libertá-los porque são tontinhos inimputáveis, e para além disso é mais fácil perseguir os proprietários dos terrenos (escepto quando são terrenos do estado) e multá-los por não fazerem a limpeza devida, que apesar de ser um comportamento negligente, na realidade sao as principais vitimas. Paga a vitima pelo criminoso.

RESPONDER

Aerogel de sílica pode ser a substância necessária para tornar Marte habitável

Marte é um lugar bastante inóspito e a NASA recentemente mostrou que não é possível transformá-lo numa "segunda Terra". No entanto, investigadores de Harvard mostraram que camadas finas de aerogel de sílica podem aquecer a superfície …

Revelada a primeira fotografia de entrelaçamento quântico

Pela primeira vez na História, os cientistas capturaram uma fotografia de entrelaçamento quântico - um fenómeno tão estranho que o físico Albert Einstein o descreveu como "uma ação fantasmagórica à distância". A imagem foi capturada por …

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …