Quase sete mil homens combateram hoje mais de dois mil fogos

Jerome Garot (@jeromegarot/Twitter) / EPA

-

Perto de sete mil homens combateram hoje mais de dois mil incêndios, apoiados por 27 meios aéreos e 2.638 meios terrestres, concentrando-se a maior parte das ocorrências no distrito do Porto, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com a Proteção Civil, existiram hoje 2.047 “ocorrências do dia”, que mobilizaram 6.949 operacionais.

Segundo a ANPC, registaram-se hoje 343 ocorrências no distrito do Porto e 288 no distrito de Lisboa, combatidas por 1.138 e 722 operacionais, respetivamente.

A página da internet da ANPC, atualizada às 15:30, referia estarem em curso 474 ocorrências em todo o país, mobilizando 2.525 homens, 849 meios terrestres e 15 meios aéreos.

No distrito do Porto, existiam 81 “ocorrências em aberto”, envolvendo 537 operacionais.

Em Lisboa, estavam “em aberto” 47 ocorrências, combatidas por 90 homens.

No distrito de Viseu existem 35 fogos, envolvendo 365 operacionais, 106 meios terrestres e sete meios aéreos.

No distrito do Porto estão atualmente quatro meios aéreos, ao passo que Guarda e Viana do Castelo têm, cada um, dois meios aéreos.

Entre os casos em curso, a Proteção Civil destaca como “ocorrências importantes” cinco incêndios, que, no total, estão atualmente a mobilizar 599 homens, 187 meios terrestres e seis meios aéreos, nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Guarda e Viseu.

No distrito de Viana do Castelo, um incêndio na Peneda, freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, que começou na quinta-feira, mobiliza 215 homens, 66 meios terrestres e um meio aéreo.

Em Rabaçal, freguesia de Mêda, distrito da Guarda, um fogo que começou hoje pelas 09:33 está a ser combatido por 169 homens, 51 viaturas e dois meios aéreos, divulgou a ANPC.

O incêndio que ameaçou hoje duas povoações na freguesia de Melres e Medas, concelho de Gondomar, está a ser combatido por 102 homens, 38 meios terrestres e dois aviões, segundo a ANPC

Este fogo começou na tarde de sexta-feira.

Um incêndio na localidade de São Cristóvão da Nogueira, concelho de Cinfães, distrito de Viseu, está a ser combatido por 54 homens, 15 meios terrestres e um meio aéreo

O fogo “em mato”, com “uma frente ativa”, começou pelas 10:26 de hoje.

Em Gestaçô, concelho de Baião, um “incêndio em mato com uma frente ativa”, que começou pelas 05:50, está a ser combatido por 57 homens e 16 meios terrestres, segundo a ANPC.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O que dá uma media inferior a 5 bombeiros por incendio?????

    Ou então os mesmos bombeiro a combater mais de 20 incendios num dia ?????

    • Caro Ferval,
      Alguns incêndios são maiores do que outros.
      Os menos relevantes não passam de “ocorrências” e são resolvidos rapidamente.
      Mas são incêndios.

  2. Há dias, ouvi no noticiário que um dos grandes indêndios que consome o nosso património florestal, eclodiu à uma da madrugada… visto isto, que já não é novo pergunta-se: quando é que se tomem medidas para acabar com este flagêlo? Quando se prendem os criminosos? Se as autoridades não tomam medidas eficases então, estão coniventes com a situação e fazem parte, mesmo que de forma passiva, do sistema….

  3. Pois é, quando os incendiários são apanhados, o sistema volta a libertá-los porque são tontinhos inimputáveis, e para além disso é mais fácil perseguir os proprietários dos terrenos (escepto quando são terrenos do estado) e multá-los por não fazerem a limpeza devida, que apesar de ser um comportamento negligente, na realidade sao as principais vitimas. Paga a vitima pelo criminoso.

RESPONDER

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …