Quase sete mil homens combateram hoje mais de dois mil fogos

Jerome Garot (@jeromegarot/Twitter) / EPA

-

Perto de sete mil homens combateram hoje mais de dois mil incêndios, apoiados por 27 meios aéreos e 2.638 meios terrestres, concentrando-se a maior parte das ocorrências no distrito do Porto, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com a Proteção Civil, existiram hoje 2.047 “ocorrências do dia”, que mobilizaram 6.949 operacionais.

Segundo a ANPC, registaram-se hoje 343 ocorrências no distrito do Porto e 288 no distrito de Lisboa, combatidas por 1.138 e 722 operacionais, respetivamente.

A página da internet da ANPC, atualizada às 15:30, referia estarem em curso 474 ocorrências em todo o país, mobilizando 2.525 homens, 849 meios terrestres e 15 meios aéreos.

No distrito do Porto, existiam 81 “ocorrências em aberto”, envolvendo 537 operacionais.

Em Lisboa, estavam “em aberto” 47 ocorrências, combatidas por 90 homens.

No distrito de Viseu existem 35 fogos, envolvendo 365 operacionais, 106 meios terrestres e sete meios aéreos.

No distrito do Porto estão atualmente quatro meios aéreos, ao passo que Guarda e Viana do Castelo têm, cada um, dois meios aéreos.

Entre os casos em curso, a Proteção Civil destaca como “ocorrências importantes” cinco incêndios, que, no total, estão atualmente a mobilizar 599 homens, 187 meios terrestres e seis meios aéreos, nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Guarda e Viseu.

No distrito de Viana do Castelo, um incêndio na Peneda, freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, que começou na quinta-feira, mobiliza 215 homens, 66 meios terrestres e um meio aéreo.

Em Rabaçal, freguesia de Mêda, distrito da Guarda, um fogo que começou hoje pelas 09:33 está a ser combatido por 169 homens, 51 viaturas e dois meios aéreos, divulgou a ANPC.

O incêndio que ameaçou hoje duas povoações na freguesia de Melres e Medas, concelho de Gondomar, está a ser combatido por 102 homens, 38 meios terrestres e dois aviões, segundo a ANPC

Este fogo começou na tarde de sexta-feira.

Um incêndio na localidade de São Cristóvão da Nogueira, concelho de Cinfães, distrito de Viseu, está a ser combatido por 54 homens, 15 meios terrestres e um meio aéreo

O fogo “em mato”, com “uma frente ativa”, começou pelas 10:26 de hoje.

Em Gestaçô, concelho de Baião, um “incêndio em mato com uma frente ativa”, que começou pelas 05:50, está a ser combatido por 57 homens e 16 meios terrestres, segundo a ANPC.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O que dá uma media inferior a 5 bombeiros por incendio?????

    Ou então os mesmos bombeiro a combater mais de 20 incendios num dia ?????

    • Caro Ferval,
      Alguns incêndios são maiores do que outros.
      Os menos relevantes não passam de “ocorrências” e são resolvidos rapidamente.
      Mas são incêndios.

  2. Há dias, ouvi no noticiário que um dos grandes indêndios que consome o nosso património florestal, eclodiu à uma da madrugada… visto isto, que já não é novo pergunta-se: quando é que se tomem medidas para acabar com este flagêlo? Quando se prendem os criminosos? Se as autoridades não tomam medidas eficases então, estão coniventes com a situação e fazem parte, mesmo que de forma passiva, do sistema….

  3. Pois é, quando os incendiários são apanhados, o sistema volta a libertá-los porque são tontinhos inimputáveis, e para além disso é mais fácil perseguir os proprietários dos terrenos (escepto quando são terrenos do estado) e multá-los por não fazerem a limpeza devida, que apesar de ser um comportamento negligente, na realidade sao as principais vitimas. Paga a vitima pelo criminoso.

RESPONDER

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …