“Vozes de burros”. Quaresma critica “populismo racista de Ventura”

Miguel A. Lopes / Lusa

Ricardo Quaresma

O internacional português utilizou as redes sociais, esta terça-feira, para se insurgir contra o “populismo racista de André Ventura”, deputado único do Chega na Assembleia da República.

“Triste de quem tenta ser alguém na vida atirando os homens uns contra os outros”. Foi assim que o futebolista Ricardo Quaresma começou o texto partilhado no Facebook, acompanhado de uma imagem com a frase “todos diferentes, todos iguais”.

“Triste de quem se ajoelha só para ficar bem na fotografia, para enganar os outros e parecer um homem de bem aos olhos do povo”, continua o internacional português, lembrando que a seleção nacional “é de todas as cores, pretos, brancos e até ciganos”.

Eu sou cigano. Cigano como todos os outros ciganos e sou português como todos os outros portugueses e não sou nem mais nem menos por isso. Como homem, cigano e jogador de futebol já participei em várias campanhas de apelo contra o racismo, não porque parece bem, mas porque acredito que somos todos iguais e todos merecemos na vida as mesmas oportunidades independentemente do berço em que nascemos.”

“O populismo racista do André Ventura apenas serve para virar homens contra homens em nome de uma ambição pelo poder que a história já provou ser um caminho de perdição para a Humanidade”.

O jogador de futebol, que atualmente joga nos turcos do Kasimpasa, termina a mensagem em tom de alerta. “Olhos abertos, amigos, o racismo apenas serve para criar guerras entre os homens em que apenas quem as provoca é que ganha algo com isso”.

“Olhos abertos, a nossa vida é demasiado preciosa para ouvirmos vozes de burros… isto se queremos chegar ao céu”, conclui o futebolista, de 36 anos, que já passou por clubes como o Sporting e o FC Porto.

Políticos de esquerda apoiam Quaresma

O post de Quaresma é uma resposta clara às recentes declarações do deputado do Chega, que pediu “mais policiamento, maior investimento em ações de formação e sensibilização e regras de confinamento específicas” para a comunidade cigana.

O deputado do Chega já reagiu, lamentando “que um jogador da seleção nacional se envolva em política“. “Espero que as autoridades do futebol não deixem que isto se torne o novo normal”, acrescentou o deputado, citado pelo Jornal de Notícias.

Nas redes sociais, foram vários os políticos que demonstraram o seu apoio ao jogador. É o caso de Isabel Moreira, deputada do PS, que escreveu apenas “Bravo, Ricardo Quaresma”.

Tiago Barbosa Ribeiro, também deputado socialista, escreveu: “Já aplaudi muitas trivelas do Quaresma, mas gostei especialmente desta“.

Do lado do Bloco de Esquerda, o eurodeputado José Gusmão escreveu que “Quaresma é um tipo que ‘diz as verdades'” e o deputado José Soeiro partilhou a publicação do futebolista, com um coração ao lado do seu nome.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E o Ventura perdeu mais uma boa ocasião em responder daquela forma, em vez de FICAR CALADO.
    Então ele espera que haja alguma autoridade que impeça um cidadão de se pronunciar sobre política???

    Onde é que este conceito se enquadra com liberdade de pensamento e expressão e – já agora – democracia????

    O tipo está ppaarrvvoo…..
    (não está, é!)

  2. O espalha ódio Ventura, deve ter na mesa de cabeceira o “Mein Kampf” ; não só como, livro de referencia mas sim também de Inspiração politica. Que nunca chegue um dia, Portugal a ser uma nova Ditadura !…Não defendo “Ciganos” ou qualquer outra Etnia, em caso de actos criminais temos as Leis que se aplicam a todos independentemente da cor ou do Estatuto Social. Não precisamos de um Xenófobo a dar ordens e incentivos de ódio !

    • Pior ainda, não temos lei nem vontade política que os façam respeitar os outros, daí a opinião geral sobre tal etnia!

      • De vez em quando lá tenho que concordar com o comentador da bola (que é deputado nos tempos livres).
        No meio dos disparates habituais, o Ventura lá disse alguma coisa de jeito, principalmente esta parte:
        “Era melhor que ele usasse o seu prestígio para sensibilizar a sua comunidade a cumprir as mesmas regras dos cidadãos nacionais”.
        .
        É inegável que há um problema com os ciganos e que estes se acham acima da lei, só com direitos e sem deveres e, sem respeito por nada nem ninguém.
        Só se lembram que são portugueses quando é para “recolher”!…
        Os ciganos como o Quaresma deviam ser os primeiros a fazer alguma coisa para tentar civilizar os seus, que ainda ontem atacaram a polícia (e portanto, atacaram Portugal) nas Olaias.
        Oficialmente, como sempre, foram populares…

RESPONDER

Cientistas medem temperatura a 4 mil borboletas (e revelam a influência do clima no seu habitat)

Um grupo de cientistas do Reino Unido recolheu 4 mil borboletas selvagens para medir a sua temperaturas, alertando que algumas das espécies mais reconhecidas do país estão em ameaça de colapso, e em risco de …

Teia da morte. Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas

Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direcionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado. As células cancerígenas multiplicam-se de forma incontrolável, levando a um crescimento …

Boavista 2-0 Porto | “Manita” em 45 minutos demolidores

Goleada do “dragão” no Bessa. No dérbi portuense entre Boavista e FC Porto, os campeões nacionais sentiram dificuldades na primeira parte, não conseguiram sequer enquadrar qualquer um dos seus remates, mas na segunda parte tudo …

Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país. A instituição de caridade britânica …

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …