Quanto tempo dura um dia em Vénus? Cientistas desvendam mistérios do nosso vizinho mais próximo

NASA/JPL-Caltech

Apesar de ser um planeta vizinho da Terra, Vénus ainda é um enigma. Agora, novas observações estão a levantar o véu sobre algumas das propriedades mais básicas deste planeta.

Ao lançar repetidamente um radar para fora da superfície do planeta nos últimos 15 anos, uma equipa liderada pela Universidade da Califórnia determinou a duração precisa de um dia em Vénus, a inclinação do seu eixo e o tamanho do seu núcleo.

“Vénus é o nosso planeta irmão e, no entanto, estas propriedades fundamentais permaneciam desconhecidas”, disse Jean-Luc Margot, professor de ciências terrestres, planetárias e espaciais da Universidade da Califórnia, em comunicado.

Terra e Vénus têm muito em comum: ambos os planetas rochosos têm quase o mesmo tamanho, massa e densidade. No entanto, evoluíram de forma totalmente diferente.

Fundamentos como quantas horas existem num dia venusiano fornecem dados essenciais para a compreensão das histórias divergentes desses mundos vizinhos.

Mudanças na rotação e na orientação de Vénus revelam a forma como a massa se espalha por dentro. O conhecimento da sua estrutura interna, por sua vez, fornece informações sobre a formação do planeta, a sua história vulcânica e como o tempo alterou a superfície.

Além disso, sem dados precisos sobre como o planeta se move, tentativas futuras de pouso podem ter um desvio de até 30 quilómetros.

Em 21 ocasiões diferentes, de 2006 a 2020, Margot e os seus colegas direcionaram ondas de rádio para Vénus, a partir da antena Goldstone de 70 metros de largura no deserto de Mojave, na Califórnia. Vários minutos depois, essas ondas de rádio ricochetearam em Vénus e voltaram para a Terra.

“Usámos Vénus como uma bola de discoteca gigante”, disse Margot. “Iluminámo-lo com uma lanterna extremamente poderosa – cerca de 100 mil vezes mais brilhante do que uma lanterna típica. E se rastrearmos os reflexos da bola de discoteca, podemos inferir propriedades sobre a rotação.”

As reflexões complexas clareiam e escurecem erraticamente o sinal de regresso, que se espalha pela Terra. A antena Goldstone vê o eco primeiro, o Green Bank vê 20 segundos depois. O atraso exato entre o recebimento nas duas instalações fornece um instantâneo de quão depressa Vénus está a girar, enquanto a janela de tempo específica na qual os ecos são mais semelhantes revela a inclinação do planeta.

As novas medições de radar mostram que um dia médio em Vénus dura 243,0226 dias terrestres – cerca de dois terços de um ano terrestre.

Além disso, a taxa de rotação de Vénus está sempre a mudar: um valor medido num momento será um pouco maior ou menor do que um valor anterior. A equipa estimou a duração de um dia de cada uma das medições individuais e observou diferenças de pelo menos 20 minutos.

A atmosfera pesada de Vénus é provavelmente culpada pela variação. À medida que gira em torno do planeta, troca muito impulso com o solo sólido, acelerando e diminuindo a sua rotação.

Isto também acontece na Terra, mas a troca adiciona ou subtrai apenas um milissegundo de cada dia. O efeito é muito mais dramático em Vénus porque a atmosfera é cerca de 93 vezes mais massiva do que a da Terra e, portanto, tem muito mais impulso.

A equipa também relata que Vénus se inclina para um lado precisamente 2,6392 graus, uma melhoria na precisão das estimativas anteriores por um fator de 10.

As medições repetidas de radar revelaram ainda mais a taxa glacial, na qual a orientação do eixo de rotação de Vénus muda de forma semelhante a um pião. Na Terra, demora cerca de 26 mil anos para girar uma vez. Vénus precisa de um pouco mais: 29 mil anos.

Com essas medições precisas de como Vénus gira, a equipa calculou que o núcleo do planeta tem cerca de 3.500 quilómetros de diâmetro – bastante semelhante à Terra -, embora ainda não possam deduzir se é líquido ou sólido.

Este estudo foi publicado no final de abril na revista científica Nature Astronomy.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É isso que eu preciso, um dia substancialmente maior que dê para conseguir fazer tudo. Acho que um dia = 243 dias, permitiam-me pôr tudo em ordem.

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …