Quanto tempo dura um dia em Vénus? Cientistas desvendam mistérios do nosso vizinho mais próximo

NASA/JPL-Caltech

Apesar de ser um planeta vizinho da Terra, Vénus ainda é um enigma. Agora, novas observações estão a levantar o véu sobre algumas das propriedades mais básicas deste planeta.

Ao lançar repetidamente um radar para fora da superfície do planeta nos últimos 15 anos, uma equipa liderada pela Universidade da Califórnia determinou a duração precisa de um dia em Vénus, a inclinação do seu eixo e o tamanho do seu núcleo.

“Vénus é o nosso planeta irmão e, no entanto, estas propriedades fundamentais permaneciam desconhecidas”, disse Jean-Luc Margot, professor de ciências terrestres, planetárias e espaciais da Universidade da Califórnia, em comunicado.

Terra e Vénus têm muito em comum: ambos os planetas rochosos têm quase o mesmo tamanho, massa e densidade. No entanto, evoluíram de forma totalmente diferente.

Fundamentos como quantas horas existem num dia venusiano fornecem dados essenciais para a compreensão das histórias divergentes desses mundos vizinhos.

Mudanças na rotação e na orientação de Vénus revelam a forma como a massa se espalha por dentro. O conhecimento da sua estrutura interna, por sua vez, fornece informações sobre a formação do planeta, a sua história vulcânica e como o tempo alterou a superfície.

Além disso, sem dados precisos sobre como o planeta se move, tentativas futuras de pouso podem ter um desvio de até 30 quilómetros.

Em 21 ocasiões diferentes, de 2006 a 2020, Margot e os seus colegas direcionaram ondas de rádio para Vénus, a partir da antena Goldstone de 70 metros de largura no deserto de Mojave, na Califórnia. Vários minutos depois, essas ondas de rádio ricochetearam em Vénus e voltaram para a Terra.

“Usámos Vénus como uma bola de discoteca gigante”, disse Margot. “Iluminámo-lo com uma lanterna extremamente poderosa – cerca de 100 mil vezes mais brilhante do que uma lanterna típica. E se rastrearmos os reflexos da bola de discoteca, podemos inferir propriedades sobre a rotação.”

As reflexões complexas clareiam e escurecem erraticamente o sinal de regresso, que se espalha pela Terra. A antena Goldstone vê o eco primeiro, o Green Bank vê 20 segundos depois. O atraso exato entre o recebimento nas duas instalações fornece um instantâneo de quão depressa Vénus está a girar, enquanto a janela de tempo específica na qual os ecos são mais semelhantes revela a inclinação do planeta.

As novas medições de radar mostram que um dia médio em Vénus dura 243,0226 dias terrestres – cerca de dois terços de um ano terrestre.

Além disso, a taxa de rotação de Vénus está sempre a mudar: um valor medido num momento será um pouco maior ou menor do que um valor anterior. A equipa estimou a duração de um dia de cada uma das medições individuais e observou diferenças de pelo menos 20 minutos.

A atmosfera pesada de Vénus é provavelmente culpada pela variação. À medida que gira em torno do planeta, troca muito impulso com o solo sólido, acelerando e diminuindo a sua rotação.

Isto também acontece na Terra, mas a troca adiciona ou subtrai apenas um milissegundo de cada dia. O efeito é muito mais dramático em Vénus porque a atmosfera é cerca de 93 vezes mais massiva do que a da Terra e, portanto, tem muito mais impulso.

A equipa também relata que Vénus se inclina para um lado precisamente 2,6392 graus, uma melhoria na precisão das estimativas anteriores por um fator de 10.

As medições repetidas de radar revelaram ainda mais a taxa glacial, na qual a orientação do eixo de rotação de Vénus muda de forma semelhante a um pião. Na Terra, demora cerca de 26 mil anos para girar uma vez. Vénus precisa de um pouco mais: 29 mil anos.

Com essas medições precisas de como Vénus gira, a equipa calculou que o núcleo do planeta tem cerca de 3.500 quilómetros de diâmetro – bastante semelhante à Terra -, embora ainda não possam deduzir se é líquido ou sólido.

Este estudo foi publicado no final de abril na revista científica Nature Astronomy.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É isso que eu preciso, um dia substancialmente maior que dê para conseguir fazer tudo. Acho que um dia = 243 dias, permitiam-me pôr tudo em ordem.

  2. O local aconselhável para quem seja adepto de uma vida longa, cem anos de vida dá muito tempo em Vénus!

RESPONDER

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …