Quanto tempo dura um dia em Vénus? Cientistas desvendam mistérios do nosso vizinho mais próximo

NASA/JPL-Caltech

Apesar de ser um planeta vizinho da Terra, Vénus ainda é um enigma. Agora, novas observações estão a levantar o véu sobre algumas das propriedades mais básicas deste planeta.

Ao lançar repetidamente um radar para fora da superfície do planeta nos últimos 15 anos, uma equipa liderada pela Universidade da Califórnia determinou a duração precisa de um dia em Vénus, a inclinação do seu eixo e o tamanho do seu núcleo.

“Vénus é o nosso planeta irmão e, no entanto, estas propriedades fundamentais permaneciam desconhecidas”, disse Jean-Luc Margot, professor de ciências terrestres, planetárias e espaciais da Universidade da Califórnia, em comunicado.

Terra e Vénus têm muito em comum: ambos os planetas rochosos têm quase o mesmo tamanho, massa e densidade. No entanto, evoluíram de forma totalmente diferente.

Fundamentos como quantas horas existem num dia venusiano fornecem dados essenciais para a compreensão das histórias divergentes desses mundos vizinhos.

Mudanças na rotação e na orientação de Vénus revelam a forma como a massa se espalha por dentro. O conhecimento da sua estrutura interna, por sua vez, fornece informações sobre a formação do planeta, a sua história vulcânica e como o tempo alterou a superfície.

Além disso, sem dados precisos sobre como o planeta se move, tentativas futuras de pouso podem ter um desvio de até 30 quilómetros.

Em 21 ocasiões diferentes, de 2006 a 2020, Margot e os seus colegas direcionaram ondas de rádio para Vénus, a partir da antena Goldstone de 70 metros de largura no deserto de Mojave, na Califórnia. Vários minutos depois, essas ondas de rádio ricochetearam em Vénus e voltaram para a Terra.

“Usámos Vénus como uma bola de discoteca gigante”, disse Margot. “Iluminámo-lo com uma lanterna extremamente poderosa – cerca de 100 mil vezes mais brilhante do que uma lanterna típica. E se rastrearmos os reflexos da bola de discoteca, podemos inferir propriedades sobre a rotação.”

As reflexões complexas clareiam e escurecem erraticamente o sinal de regresso, que se espalha pela Terra. A antena Goldstone vê o eco primeiro, o Green Bank vê 20 segundos depois. O atraso exato entre o recebimento nas duas instalações fornece um instantâneo de quão depressa Vénus está a girar, enquanto a janela de tempo específica na qual os ecos são mais semelhantes revela a inclinação do planeta.

As novas medições de radar mostram que um dia médio em Vénus dura 243,0226 dias terrestres – cerca de dois terços de um ano terrestre.

Além disso, a taxa de rotação de Vénus está sempre a mudar: um valor medido num momento será um pouco maior ou menor do que um valor anterior. A equipa estimou a duração de um dia de cada uma das medições individuais e observou diferenças de pelo menos 20 minutos.

A atmosfera pesada de Vénus é provavelmente culpada pela variação. À medida que gira em torno do planeta, troca muito impulso com o solo sólido, acelerando e diminuindo a sua rotação.

Isto também acontece na Terra, mas a troca adiciona ou subtrai apenas um milissegundo de cada dia. O efeito é muito mais dramático em Vénus porque a atmosfera é cerca de 93 vezes mais massiva do que a da Terra e, portanto, tem muito mais impulso.

A equipa também relata que Vénus se inclina para um lado precisamente 2,6392 graus, uma melhoria na precisão das estimativas anteriores por um fator de 10.

As medições repetidas de radar revelaram ainda mais a taxa glacial, na qual a orientação do eixo de rotação de Vénus muda de forma semelhante a um pião. Na Terra, demora cerca de 26 mil anos para girar uma vez. Vénus precisa de um pouco mais: 29 mil anos.

Com essas medições precisas de como Vénus gira, a equipa calculou que o núcleo do planeta tem cerca de 3.500 quilómetros de diâmetro – bastante semelhante à Terra -, embora ainda não possam deduzir se é líquido ou sólido.

Este estudo foi publicado no final de abril na revista científica Nature Astronomy.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É isso que eu preciso, um dia substancialmente maior que dê para conseguir fazer tudo. Acho que um dia = 243 dias, permitiam-me pôr tudo em ordem.

  2. O local aconselhável para quem seja adepto de uma vida longa, cem anos de vida dá muito tempo em Vénus!

RESPONDER

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …

Presidente do Atlético diz que "Félix será um dos melhores da Europa"

O presidente do Atlético de Madrid garantiu que, "dentro de meses", o jovem português "será um dos melhores jogadores da Europa". Numa entrevista à Cadena Cope e Rádio Marca, Enrique Cerezo abordou vários assuntos sobre o …

Crise pós-autárquicas. Tiro pode sair pela culatra à oposição (e beneficiar PS)

O tiro de partida para as eleições autárquicas deve ser dado em junho, por um PS ainda sem pressa para avançar. "Qual é a pressa?" Em 2013, António José Seguro repetiu várias vezes esta questão, numa …

Com o sonho da Champions destruído, Real Madrid prepara revolução no plantel

O Real Madrid vai dar início a uma revolução de médio-longo prazo no plantel após a eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões. O Real Madrid caiu aos pés do Chelsea nas meias-finais da Liga dos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: não há título para este Benfica-FC Porto

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/benfica-1-1-fc-porto-o-musical Vamos até 2020. Setembro. O campeonato começa, olhamos novamente para o calendário e verificamos que há um Benfica-FC Porto na 31.ª jornada. Ui. Este vai ser o jogo do título. Hum... Chegámos a maio e, …

No Nepal, há pacientes a ser tratados no chão dos hospitais (e fala-se em "catástrofe humana")

O Nepal está a lutar para conter uma explosão de casos de covid-19, à medida que aumentam os temores de que a situação no país seja tão má - se não pior - como na …