“Quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS”

Hugo Delgado / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, recordou um slogan do fundador Mário Soares para assegurar que o partido estará na linha da frente da recuperação da economia.

António Costa lembrou um slogan de Mário Soares para assegurar que o PS estará na linha da frente da recuperação da economia, enquanto continua “a batalha pela saúde” contra a covid-19.

“Como sempre aprendemos com Mário Soares, ‘quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS’. E agora, que a luta está quente, o PS vai em frente”, disse o secretário-geral do partido, num vídeo divulgado nas redes sociais, no âmbito das comemorações do 47.º aniversário do PS, fundado em 19 de abril de 1973 na Alemanha.

No vídeo de cerca de três minutos, o líder socialista e primeiro-ministro começa por se referir a algumas das conquistas que atribui ao Governo socialista dos últimos quatro anos, como a criação de 350 mil novos postos de trabalho, o crescimento acima da média da União Europeia ou, em 2019, o primeiro excedente orçamental, a par da redução da dívida.

“Nos últimos quatro anos fizemos um esforço extraordinário para retirar o país da crise profunda onde estava, devolver esperança, devolver confiança”, refere Costa. “E, de repente, um vírus pôs em causa, ameaça, tudo aquilo que construímos ao longo destes quatro anos. Até parece que vamos ter de recomeçar tudo do princípio, mas não vamos.”

Mensagem do Secretário-geral do Partido por ocasião do 47º aniversário.

O PS assinala hoje 47 anos de vida. Veja na íntegra a mensagem do Secretário-geral do Partido por ocasião do 47º aniversário.#47aniversarioPS

Publicado por Partido Socialista em Domingo, 19 de abril de 2020

Primeiro, aponta, é preciso superar um desafio novo, vencer “a batalha” contra o vírus, deixando uma palavra a outro fundador do PS, António Arnaut, considerado o pai do Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Graças ao nosso SNS estamos a vencer esta batalha, com os seus profissionais, mas também com essa ideia inspiradora de António Arnaut, nós temos estado a vencer esta batalha. E vamos vencê-la”, assegura.

No entanto, António Costa admite que a pandemia de covid-19 “não ameaça só a saúde”.

Põe em causa aquilo que construímos no emprego, na economia e nas nossas finanças públicas. Mas agora, é também tempo de não só continuar a batalha pela nossa saúde, pela nossa sobrevivência, mas também para que a economia possa de novo retomar a sua trajetória, sustentar emprego, repor rendimento, e construirmos de novo um esforço de relançamento”, refere, invocando então a frase de Mário Soares.

No vídeo, António Costa reconhece que o aniversário do PS acontece este ano “num momento particularmente difícil”, mas salienta que o partido também nasceu num desses momentos. “Vivíamos uma longa ditadura e o PS nasceu para combater essa ditadura, construir a liberdade e a democracia. E vencemos, pouco mais de um ano depois, o 25 de Abril triunfava”, apontou.

O secretário-geral socialista elenca ainda algumas das que considera serem as “muitas lutas” do partido, começando pela liberdade, a construção do Estado de direito democrático ou o processo de integração europeia.

“O estado social que fomos construindo, desde a universalização das pensões, ao Serviço Nacional de Saúde, ao desenvolvimento do pré-escolar, todas as prestações sociais, o desenvolvimento económico, o desenvolvimento tecnológico, a modernização do país, um Estado mais amigo, mais responsável, mais próximo do cidadão, mais simplificado. Foram muitas as lutas do Partido Socialista“, refere.

Costa despede-se no vídeo com uma saudação a todos os socialistas: “Muitos parabéns por estes 47 anos que temos construído juntos e porque vamos continuar a construir juntos o nosso PS”, refere. O vídeo termina com a imagem de um cravo sobre a qual se lê a hashtag #VencerJuntosCovid19.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …