Cientistas mediram a quantidade total de matéria existente no Universo

Segundo uma recente investigação, a matéria constitui 31% da quantidade total de matéria e energia no Universo. O resto é matéria escura.

Uma equipa de cientistas conseguiu calcular com a maior precisão de sempre o total de matéria existente no Universo. O artigo científico foi publicado recentemente no The Astrophysical Journal.

Segundo a investigação, o Espaço é formado por 31,5% de matéria – com uma margem de erro de 1.3% -, sendo que o restante é composto por energia escura. Mohamed Abdullah, principal autor do estudo, explicou que o total de matéria no Universo observável é equivalente a 66 mil milhões a massa do Sol.

Estes 31,5% incluem não apenas a matéria regular (ou bariónica) propriamente dita, mas também a matéria escura e a chamada “matéria perdida”.

Os cosmologistas acreditam que cerca de 20% da matéria total é feita de matéria regular, que inclui estrelas, galáxias, átomos e a vida. O Phys explica que a grande maioria desta matéria (80%) é matéria negra cuja natureza permanece uma incógnita. Ainda assim, os cientistas acreditam que seja composta por uma partícula subatómica ainda não descoberta.

“Para colocar esta de matéria em contexto, se toda a matéria no Universo fosse espalhada uniformemente pelo Espaço, isso corresponderia a uma densidade de massa média igual a apenas cerca de seis átomos de hidrogénio por metro cúbico“, disse Abdullah. “No entanto, como sabemos que 80% da matéria é na verdade matéria escura, na realidade, a maior parte dessa matéria não consiste em átomos de hidrogénio, mas sim num tipo de matéria que os astrónomos ainda não entendem.”

(dr) Mohamed Abdullah / UC Riverside.

As medições divulgadas esta semana batem certo com os valores calculados por outras equipas que usaram diferentes técnicas cosmológicas, como a medição das flutuações de temperatura na radiação de baixa energia que restou após o Big Bang.

Para este cálculo, os astrofísicos mediram a matéria luminosa, que podemos ver e tocar, e a matéria escura invisível, encontrada em 1,8 mil aglomerados de galáxias. Para determinar a quantidade de matéria, calcularam o número por unidade de volume com previsões de simulações numéricas.

Nesta medição surgiu um problema: o facto de os aglomerados atuais se formarem a partir de matéria que entrou em colapso ao longo de milhares de milhões de anos sob a sua própria gravidade.

Para contornar esta dificuldade, os cientistas usaram o método GalWeight, uma espécie de ferramenta cosmológica para medir a massa de um aglomerado de galáxias utilizando as órbitas das galáxias-membros.

Depois, elaboraram um catálogo de galáxias para comparar com estes aglomerados, resultando nas simulações necessárias para determinar a quantidade total de matéria existente no Universo.

“Com esta técnica, a nossa equipa foi capaz de determinar a massa para cada grupo individualmente, em vez de confiar em métodos estatísticos mais indiretos”, explicou Anatoly Klypin, especialista em simulações numéricas e cosmologia.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Desculpem a minha ignorância. Se nao se conhece os limites do universo, como é que se pode calcular a quantidade de matéria existente no universo.

      • Fernando, a pergunta do Jorge continua a não ter resposta, pois como pode ser “o total de matéria no Universo ser observável”? Apartir do momento que o universo é infinito, nunca se pode afirmar o que o texto diz.

        • RM, respondi mal. O que eu queria dizer é que o cálculo foi feito com base no que se conhece do Universo. O universo é infinito, ou não, dependendo das teorias porque não se pode saber a realidade. Os cálculos que fizeram foram com base no que se conhece.

  2. Sem certezas sobrezas sobre materia escura. Quantificar uma coisa por teorias nao acho muito certo…qualmaneira ‘e um principio… como tal valve o k vale.

    Acho mais importante por agora empenhar em compreender muito bem o ‘universo local’. Precisamos de novas tecnologias, novos materiais, outras energias, precisamos saber como manter corpo humano em perfeita saude fisica e mental para aqueles que quiserem viajar… para chegar mais al’em. Os desafios da humanidade ‘e mitico e abismal por agora. Talvez um dia alcansaremos… ‘e ambicao e o querer e curiosidade que nos leva mais al’em… haja mundo para tantos sonhos e ambicao…

RESPONDER

Sem que precise de falar, novo teste pode diagnosticar demência precocemente

Num novo estudo, investigadores relataram grande precisão a identificar pessoas com a doença de Alzheimer através de um novo teste em que o paciente nem precisa de falar. O nosso sistema de memória visual tem uma …

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …