//

A Qualcomm apresentou a estrada que carrega automóveis eléctricos em andamento

A Qualcomm e a Renault apresentaram esta quinta-feira um sistema de carregamento dinâmico sem fios que permite carregar um veículo elétrico em velocidades até 100 km/h.

Fruto da sua parceria com a Qualcomm Technologies e a Vedecom, a Renault testou o sistema de carregamento elétrico com duas carrinhas Kangoo Z.E. com placas de tecnologia Halo acopladas.

“Contribuir para este projeto tem sido emocionante”, afirmou Eric Feunteun, Diretor do Programa de Veículos Elétricos da Renault.

O entusiasmo foi partilhado por Steve Pazol, diretor geral da Qualcomm Wireless Charging. “Estou muito orgulhoso com o que conseguimos realizar, conseguimos ir além dos limites e aproximar-nos mais do futuro da mobilidade urbana”.

Denominada “carregamento dinâmico” a novidade foi já mostrada pela Qualcomm numa demonstração numa pista de testes em Versalhes, nos arredores de Paris. Dois pequenos furgões Renault Kangoo viajaram sobre uma estrada com carregadores e conseguiram captar cerca de 20 kWh a velocidades de circulação em autoestrada.

O recarregamento de baterias sem fios é um vetor de desenvolvimento que tem merecido a dedicação de fabricantes de automóveis. No desenvolvimento destas soluções têm trabalhado empresas e start-ups como a xChargepoint, a WiTricity e a HEVO Power.

O fornecimento de chips e soluções ligadas à indústria do automóvel são uma das principais áreas de investimento da empresa que tão bons índices tem registado quanto ao fabrico de processadores para smartphones e outros equipamentos móveis.

Os testes realizados pela Renault, a Qualcomm e a Vedecom inserem-se no projeto FABRIC – que tem um custo de 9 milhões de euros – financiado parcialmente pela União Europeia e que integra 25 entidades originárias de nove países europeus.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.