A Qualcomm apresentou a estrada que carrega automóveis eléctricos em andamento

A Qualcomm e a Renault apresentaram esta quinta-feira um sistema de carregamento dinâmico sem fios que permite carregar um veículo elétrico em velocidades até 100 km/h.

Fruto da sua parceria com a Qualcomm Technologies e a Vedecom, a Renault testou o sistema de carregamento elétrico com duas carrinhas Kangoo Z.E. com placas de tecnologia Halo acopladas.

“Contribuir para este projeto tem sido emocionante”, afirmou Eric Feunteun, Diretor do Programa de Veículos Elétricos da Renault.

O entusiasmo foi partilhado por Steve Pazol, diretor geral da Qualcomm Wireless Charging. “Estou muito orgulhoso com o que conseguimos realizar, conseguimos ir além dos limites e aproximar-nos mais do futuro da mobilidade urbana”.

Denominada “carregamento dinâmico” a novidade foi já mostrada pela Qualcomm numa demonstração numa pista de testes em Versalhes, nos arredores de Paris. Dois pequenos furgões Renault Kangoo viajaram sobre uma estrada com carregadores e conseguiram captar cerca de 20 kWh a velocidades de circulação em autoestrada.

O recarregamento de baterias sem fios é um vetor de desenvolvimento que tem merecido a dedicação de fabricantes de automóveis. No desenvolvimento destas soluções têm trabalhado empresas e start-ups como a xChargepoint, a WiTricity e a HEVO Power.

O fornecimento de chips e soluções ligadas à indústria do automóvel são uma das principais áreas de investimento da empresa que tão bons índices tem registado quanto ao fabrico de processadores para smartphones e outros equipamentos móveis.

Os testes realizados pela Renault, a Qualcomm e a Vedecom inserem-se no projeto FABRIC – que tem um custo de 9 milhões de euros – financiado parcialmente pela União Europeia e que integra 25 entidades originárias de nove países europeus.

PARTILHAR

RESPONDER

Covid alastra na América. EUA bate recorde diário com mais de 60 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 754 mortos e 60.383 infetados (um novo recorde) por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Depois de a Europa ter sucedido à China como …

Os maiores tubarões do mundo têm pequenos "dentes" nos olhos (e já se sabe porquê)

Uma investigação sobre os olhos dos tubarões-baleia, os maiores tubarões do mundo, revelaram que os seus olhos estão cobertos por pequenos dentes chamados "dentículos dérmicos". O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do oceano, com …

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …