A Qualcomm apresentou a estrada que carrega automóveis eléctricos em andamento

A Qualcomm e a Renault apresentaram esta quinta-feira um sistema de carregamento dinâmico sem fios que permite carregar um veículo elétrico em velocidades até 100 km/h.

Fruto da sua parceria com a Qualcomm Technologies e a Vedecom, a Renault testou o sistema de carregamento elétrico com duas carrinhas Kangoo Z.E. com placas de tecnologia Halo acopladas.

“Contribuir para este projeto tem sido emocionante”, afirmou Eric Feunteun, Diretor do Programa de Veículos Elétricos da Renault.

O entusiasmo foi partilhado por Steve Pazol, diretor geral da Qualcomm Wireless Charging. “Estou muito orgulhoso com o que conseguimos realizar, conseguimos ir além dos limites e aproximar-nos mais do futuro da mobilidade urbana”.

Denominada “carregamento dinâmico” a novidade foi já mostrada pela Qualcomm numa demonstração numa pista de testes em Versalhes, nos arredores de Paris. Dois pequenos furgões Renault Kangoo viajaram sobre uma estrada com carregadores e conseguiram captar cerca de 20 kWh a velocidades de circulação em autoestrada.

O recarregamento de baterias sem fios é um vetor de desenvolvimento que tem merecido a dedicação de fabricantes de automóveis. No desenvolvimento destas soluções têm trabalhado empresas e start-ups como a xChargepoint, a WiTricity e a HEVO Power.

O fornecimento de chips e soluções ligadas à indústria do automóvel são uma das principais áreas de investimento da empresa que tão bons índices tem registado quanto ao fabrico de processadores para smartphones e outros equipamentos móveis.

Os testes realizados pela Renault, a Qualcomm e a Vedecom inserem-se no projeto FABRIC – que tem um custo de 9 milhões de euros – financiado parcialmente pela União Europeia e que integra 25 entidades originárias de nove países europeus.

PARTILHAR

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …