Quadro roubado por nazis encontrado em museu americano

Arkell Museum / Wikimedia

“Winter” de Gari Melchers

O FBI recuperou num museu de Nova Iorque, nos Estados Unidos, um quadro roubado por nazis a uma família judaica alemã em 1933. De nome “Winter”, a obra era da autoria do pintor americano Gari Melchers.

As autoridades americanas recuperaram o quadro “Winter”, de Gari Melchers, no Arkell Museum, em Nova Iorque, roubado no ano de 1933 pelos nazis. O quadro tinha sido comprado em 1900 por Rudolf Mosse, um editor e filantropo alemão e judeu.

Segundo informações noticiadas pela BBC, o quadro está atualmente na possa do FBI até que possa ser devolvido à família Mosse. A recuperação deste quadro está contemplada num esforço global para recuperar quadros roubados pelo exército nazi durante a 2ª Guerra Mundial.

A família Mosse possuía uma vasta coleção de obras de arte, que também foram levadas pelos nazis.

Em 1934, o quadro foi comprado pelo empresário americano Bartlett Arkell, numa galeria de arte nova-iorquina. A obra fazia parte da sua coleção pessoal até ser transferida para o museu com o seu nome. O curado do museu mostrou-se desapontado ao saber da notícia que o quadro era roubado, mas renunciou a todos os direitos sobre ele.

Em 2013, a polícia alemã encontrou 1500 quadros confiscados pelos nazis, pertencentes a grandes mestres como Picasso, Matisse e Chagall. Alguns terão sido confiscadas por agentes do III Reich por serem consideradas como “arte degenerada”, por oposição à arte oficial, como definida por Adolf Hitler, e também revendidos pelos nazis.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …