//

Quadro roubado por nazis encontrado em museu americano

1

Arkell Museum / Wikimedia

“Winter” de Gari Melchers

O FBI recuperou num museu de Nova Iorque, nos Estados Unidos, um quadro roubado por nazis a uma família judaica alemã em 1933. De nome “Winter”, a obra era da autoria do pintor americano Gari Melchers.

As autoridades americanas recuperaram o quadro “Winter”, de Gari Melchers, no Arkell Museum, em Nova Iorque, roubado no ano de 1933 pelos nazis. O quadro tinha sido comprado em 1900 por Rudolf Mosse, um editor e filantropo alemão e judeu.

Segundo informações noticiadas pela BBC, o quadro está atualmente na possa do FBI até que possa ser devolvido à família Mosse. A recuperação deste quadro está contemplada num esforço global para recuperar quadros roubados pelo exército nazi durante a 2ª Guerra Mundial.

A família Mosse possuía uma vasta coleção de obras de arte, que também foram levadas pelos nazis.

Em 1934, o quadro foi comprado pelo empresário americano Bartlett Arkell, numa galeria de arte nova-iorquina. A obra fazia parte da sua coleção pessoal até ser transferida para o museu com o seu nome. O curado do museu mostrou-se desapontado ao saber da notícia que o quadro era roubado, mas renunciou a todos os direitos sobre ele.

Em 2013, a polícia alemã encontrou 1500 quadros confiscados pelos nazis, pertencentes a grandes mestres como Picasso, Matisse e Chagall. Alguns terão sido confiscadas por agentes do III Reich por serem consideradas como “arte degenerada”, por oposição à arte oficial, como definida por Adolf Hitler, e também revendidos pelos nazis.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.