Quadro roubado por nazis encontrado em museu americano

Arkell Museum / Wikimedia

“Winter” de Gari Melchers

O FBI recuperou num museu de Nova Iorque, nos Estados Unidos, um quadro roubado por nazis a uma família judaica alemã em 1933. De nome “Winter”, a obra era da autoria do pintor americano Gari Melchers.

As autoridades americanas recuperaram o quadro “Winter”, de Gari Melchers, no Arkell Museum, em Nova Iorque, roubado no ano de 1933 pelos nazis. O quadro tinha sido comprado em 1900 por Rudolf Mosse, um editor e filantropo alemão e judeu.

Segundo informações noticiadas pela BBC, o quadro está atualmente na possa do FBI até que possa ser devolvido à família Mosse. A recuperação deste quadro está contemplada num esforço global para recuperar quadros roubados pelo exército nazi durante a 2ª Guerra Mundial.

A família Mosse possuía uma vasta coleção de obras de arte, que também foram levadas pelos nazis.

Em 1934, o quadro foi comprado pelo empresário americano Bartlett Arkell, numa galeria de arte nova-iorquina. A obra fazia parte da sua coleção pessoal até ser transferida para o museu com o seu nome. O curado do museu mostrou-se desapontado ao saber da notícia que o quadro era roubado, mas renunciou a todos os direitos sobre ele.

Em 2013, a polícia alemã encontrou 1500 quadros confiscados pelos nazis, pertencentes a grandes mestres como Picasso, Matisse e Chagall. Alguns terão sido confiscadas por agentes do III Reich por serem consideradas como “arte degenerada”, por oposição à arte oficial, como definida por Adolf Hitler, e também revendidos pelos nazis.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …