O Museu Britânico desmantelou a visão tradicional que temos da famosa pintura “O Grito”, de Edvard Munch, onde, segundo a instituição, não há ninguém a gritar.
Para provar, mostraram uma litografia da pintura em preto e branco com uma inscrição que diz: “Eu senti um grande grito em toda a natureza“.
“Esta versão rara de ‘O Grito’ que estamos a exibir no Museu Britânico deixa claro que a mais famosa obra de arte de Munch representa uma pessoa que ouve um grito e não, como muitas pessoas continuam a assumir e debater, uma pessoa que grita”, disse Giulia Bartrum, curadora da exposição dedicada ao artista, ao jornal britânico The Telegraph.
“Edvard Munch: amor e angústia” é o nome da exposição que será realizada no Museu Britânico a partir de 11 abril até 21 julho, e será a maior exposição dedicada ao artista no Reino Unido em 45 anos com quase 50 empréstimos do Museu Munch, de acordo com Infobae.
O debate sobre se a figura está a gritar ou se está a ouvir um grito é discutido há anos. Como assinala o ex-diretor do Museu Munch, em Oslo, Gunnar Soerensen, “poderia ser um grito da natureza ou uma pessoa que grita. É uma questão de interpretação”.
Porém, o seu sucessor, Stein Olav Hernichsen, concorda com o Museu Britânico. “Há muitos comentários sobre este trabalho, mas temos as próprias palavras de Munch e esta é uma pessoa que cobre os ouvidos enquanto ouve os gritos da natureza.”
Além de ser uma das pinturas mais famosas de todos os tempos, esta pintura sempre chamou a atenção dos meteorologistas também por causa da representação marcante do céu que o artista realizou.
Foi sugerido que Munch se inspirou num pôr do sol vulcânico que viu após a erupção do Krakatau em 1883, que é parte do grito da natureza que o artista queria refletir. Também se coloca a hipótese de ser a observação de nuvens polares estratosféricas, um fenómeno meteorológico que ocorre no sul da Noruega durante os meses de inverno.
Eu acho que é alguém que ouve um grito, certamente ensurdecedor ou, pelo menos, aterrorizante.
Quem (ou o quê, animal ou natureza) grita está fora de campo, e nisso sim, muito se pode especular.