“O Grito” terá sido inspirado por um raro fenómeno atmosférico

WebMuseum at ibiblio / Wikimedia

"O Grito" (1893), de Edvard Munch

“O Grito” (1893), de Edvard Munch

O céu de cores intensas que podemos contemplar no famoso quadro de Edvard Munch não será apenas um símbolo da angústia que atormenta o protagonista da obra criada, em 1893, pelo pintor norueguês. De acordo com uma nova pesquisa, será também a reprodução de um raro fenómeno atmosférico.

Segundo uma nova teoria de uma equipa de investigadores noruegueses, as linhas amarelas, laranjas e vermelhas no quadro “O Grito” são provavelmente a reprodução de um tipo raro de nuvem que aparece ocasionalmente no norte da Europa, escreve a BBC.

As nuvens estratosféricas polares teriam gerado um grande impacto em quem as tivesse visto pela primeira vez, o que poderá ter acontecido Edvard Munch, garantem os cientistas.

“Hoje em dia, o público tem à disposição muito mais informações científicas do que naquela época, e Munch de certeza que nunca tinha visto estas nuvens”, explica Helene Muri, investigadora da Universidade de Oslo, na Noruega, que apresentou o estudo na última edição do congresso anual do Sindicato de Geociência Europeia, em Viena, na Áustria.

Por exemplo, Muri vive em Oslo há 25 anos e só conseguiu ver este tipo de nuvens uma única vez. “Como artista, não há dúvidas de que poderiam ter deixado Munch impressionado”, explica.

remilongva / Flickr

Nuvens estratosféricas polares

Nuvens estratosféricas polares

Erupção

A imagem do céu no quadro do pintor norueguês tinha sido atribuída anteriormente aos efeitos de uma forte erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, ocorrida nove anos antes de Munch criar a obra.

Foi uma das maiores erupções registadas na história e os gases e as cinzas que emitiu atravessaram o mundo. Combinados com a luz solar, geraram efeitos ópticos incomuns e proporcionaram fins de tarde de uma beleza excecional.

No entanto, os investigadores argumentam que as formas de onda pintadas por Munch assemelham-se muito mais às nuvens estratosféricas polares do tipo 2.

Estas nuvens são produzidas em regiões com altos graus de humidade a altitudes de 15 a 20 quilómetros, quando as temperaturas se encontram entre -80ºC e – 85ºC.

A corrente atmosférica sobre as montanhas também contribui para a formação destas nuvens, porque leva humidade da troposfera para a estratosfera. E essas gotas de humidade transformam-se em cristais minúsculos com o frio.

Estas nuvens são muito finas e são melhor observadas antes do amanhecer ou depois do entardecer, quando o Sol está abaixo do horizonte”, destaca Muri.

“Essas cores únicas são criadas pela combinação da dispersão, a difração e refração da luz solar através dos pequenos cristais de gelo”, realça.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Até para «adaptar/transcrever/copiar-colar “adaptado”» é preciso um “nico” de conhecimento!
    Mas, por aqui, são tão maus que, conseguem (entre outras coisas) “traduzir” português-correcto:”…um raro tipo de nuvem que aparece de tempos a tempos…” para português-de-analfabetos-funcionais; “…um tipo RARO de nuvem que RARAMENTE aparece…”!!!

RESPONDER

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …