Putin culpa Polónia pelo início da II Guerra Mundial. Primeiro-ministro polaco furioso com “mentiras”

Konstantin Zavrajin / Kremlin / Sputnik / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Putin acusou a Polónia de ter feito uma espécie de aliança com a Alemanha de Hitler. O primeiro-ministro polaco retaliou dizendo que se tratam de mentiras deliberadas.

A tensão vivida entre Rússia e Polónia não mostra sinais de amenizar. Num discurso no passado dia 24, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ter documentos históricos que demonstram que a Polónia “praticamente fez uma aliança com a Alemanha de Hitler” antes do início da II Guerra Mundial.

Putin descreveu o embaixador polaco na Alemanha nazi, Josef Lipski, como “escória e porco antissemita“, acusando-o de “”total sintonia” com o líder nazi.

Horas mais tarde, o presidente da Duma, a câmara baixa do parlamento russo, Vyacheslav Volodin, exigiu desculpas à Polónia pelo que descreveu como o seu “pacto” com a Alemanha nazi.

No dia 27, o Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco chamou o embaixador russo em Varsóvia e, no domingo, o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, acusou Putin de “mentir deliberadamente sobre a Polónia para esconder os seus próprios fracassos diplomáticos”.

“O presidente Putin mentiu sobre a Polónia em inúmeras ocasiões, e sempre o fez deliberadamente. Isto geralmente acontece quando as autoridades russas sentem pressão internacional relacionada as suas atividades — e a pressão é exercida não no cenário histórico, mas no cenário geopolítico contemporâneo”, disse Morawiecki num comunicado citado pelo Politico.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Pawel Jablonski, disse esta segunda-feira que o seu país está preparado para “uma longa guerra informativa com a Rússia”, ao acusar Moscovo de “intoxicação informativa” a propósito de declarações do presidente russo.

“Esperámos alguns dias antes de responder porque queríamos analisar todas as informações publicadas depois das declarações de Putin e estar seguros de que a nossa resposta seria a mais adequada”, explicou esta segunda-feira Jablonski em declarações à emissora TVN24.

A história oficial regista que a União Soviética e a Alemanha de Hitler assinaram em agosto de 1939 o acordo secreto conhecido como Ribbentrop-Molotov, através do qual os dois países repartiam entre si a Polónia.

Na sequência desse pacto, a 1 de setembro de 1939 a Alemanha invadiu a Polónia e a 17 do mesmo mês a União Soviético fê-lo igualmente. Em julho de 1941, a Alemanha decidiu romper o pacto e atacou as forças soviéticas em solo polaco, dando início à invasão da Rússia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

67 COMENTÁRIOS

      • A verdade? Qual a sua, a de Estaline, a de Hitler ou de todos? Então estes dois monstros firmam um acordo de não agressão entre si e logo de seguida invadem a Polónia cada um pelo seu lado… claro que acordos entre este tipo de gente valem o que valem, tinham segundas intenções que ficam logo patentes na invasão da Polónia por ambos… depois temos a operação Barbarossa. Epá você deveria estar a viver sobre o jugo de Putin, estava era confinado à sua Intranet, entre outros grandes males!

        • Os polacos odiavam tanto os nazis que até os receberam de braços abertos. Putin já mostrou que é um líder muito bem informado. Observo que o presidente polaco não negou a existem dos documentos que Putin diz ter.

          • Caramba, deveria haver limites para a estupidez que exibe! Alemães deram início à II G.M. 1 de Setembro de 1939 ao invadir a Polónia que acusavam de tudo, mas cujos “incidentes” eram orquestrados pelos nazis e há mais do que provas disso. A URSS por sua vez, invadiu no dia 15 de mesmo mês para ocupar a “sua” metade! Culpam-se e bem os nazis pelo horrores da II G.M., mas “esquecem” os seus aliados soviéticos – russos – que deram o aval à guerra! A polónia era uma ameaça tão grande que foi ocupada em duas semanas e à falta de melhor chegou a usar a obsoleta cavalaria contra os tanques nazis! No lado russo foram mais radicais, mataram em Katyn, pouco mais de meio ano depois da ocupação, mais de 10.000 oficiais para cortar de vez qualquer veleidade de resistência organizada e, depois, ainda tiveram a coragem de culpar os outros! Não é por acaso que foram os soviéticos os mestres na construção de campos de concentração e em massacres, quando sofreram na pele o horror que ensinaram aos nazis fazerem a outros ficaram, muito revoltados e chamaram à II G.M: a Grande Guerra Patriótica! Não há limites para a malvadez dessa gente. O pulha do Putin não passa de um miserável que procura mais um conflito, à espera que algum ingénuo como foram os ucraniano caia na armadilha, para se perpectuar no poder e continuar a mordaçar, cada vez com mais força, o povo escravo da Rússia! As culpas polacas estão depoi8s da II. G.M. ao culpar os judeus, mais uma vez a desculpa mais estúpida, mas conveniente da História, pela guerra e ocupação que sofreu, tendo cometido sobre esta camada da população crimes de guerra e contra a Humanidade e que hoje pouco ou nada se fala! Agora responsável pela guerra? Nem como anedota! Pode verificar que o que afirmo, ao contrário de si, é verdade – pode ver até na sempre pouco fiável Wikipédia -, pode procurar em todo lado e, nem precisa de ser pós-graduado e especialista em História moderna e contemporânea como eu sou!

            • Tudo isso está muito bem senhor José eu gosto tanto dos Russos como dos Americanos ou melhor ainda gosto menos dos Americanos agora vamos por partes: quem invadio o Iraque a pretexto de armas quimicas (não havia lá nada)quem invadio o Vietnam,quem invadio o Camboja,Chile,Libia,embargo a Cuba,etc,etc não serão ainda mais pulhas que os outros a mim parece-me mas fico-me por aqui,há só que os americanos combinaram com o ditador espanhol Franco invadir Portugal aquando do 25 de Abril saiú á dias no jornal o plano já dilaneado para a invasão.

            • Aprenda mais um bocadinho com o Sr. Armando, afinal aprender nunca é demais não é certo?

      • Exactamente. Dentro de três ou quatro anos acaba o mandato e está na altura de lançar o isco a ver se alguém cai na armadilha, para arranjar um meio de continuar com o rabo colado à cadeira! Cuidar do conforto e bem-estar do povo é que não o preocupa um pouco, muito pelo contrário, quanto mais pobre e isolado estiver, melhor! Anda a brinca aos impérios e provocações à moda do século XIX de forma tão irresponsável que nem equaciona que se criar mais problemas um dia o seu país pagará cara a “brincadeira”! Hoje não estamos no tempo de Napoleão nem a tecnologia é a mesma do tempo dos nazis, o “general Inverno” pouco ou nada pode contra gente com iguais ou melhores capacidades! Este idiota tem andado à meses a anunciar “armas maravilha”, com ameaças veladas para quem apesar de estar atento não lhe liga nenhuma. O lamentável é termos lideres do “lado de cá” tão maus e ignorantes, ao ponto de acharem que este canalha é muito inteligente e estenderem, o tapete vermelho ao burro. Vamos ver as cenas dos próximos episódios

          • Como o Putin está esquecido (pode ser só ignorante como alguns “comentadores” que por aí andam!), ou pensa que andam todos a “dormir”, aqui fica a prova que o contradiz – nazis e soviéticos a confraternizar depois da invasão da Polónia:
            “Joint Soviet-Nazi military parade in Poland. The history of Russian aggression.”
            http://youtube.com/watch?v=9IFmBQS8FDc
            Lindo!…

            • E entre os dois monstros claramente optaram pelo menor!
              Aliás nem seria preciso ser muito inteligente para se perceber quem apresentava melhores perspectivas!

      • Ha poucos anos atrás (creio que em 2017) os Poloneses manifestaram-se nas ruas para comemorar os 99 anos da independência dos impérios austro-húngaro, prussiano e alemão ao final da I Guerra Mundial. Essas manifestações foram lindamente orquestradas por grupos declaradamente nazi-fascistas que, entre outras coisas, berravam: « A Europa será branca ou inabitável », « Sangue puro, mente esclarecida ».
        Será difícil adivinhar como seriam hoje recebidos por boa parte da população os invasores alemães daquele tempo…?

      • Só se foram recebidos pelos do Partido Chega da altura?? Sim. Qualquer mentecapto recebe os extremistas e as suas ideias com palmas.

  1. A Polónia só começou a II guerra mundial pois não entregou de mão beijada o país para os russos e nazis.
    LOL o puttin é tão descarado que qualquer dia começa a invadir outros países com a mesma desculpa de invadiu a Crimeia.

  2. Que filho da Putin…
    Quem fez uma aliança com o Hitler para invadir a Polónia, foi precisamente a URSS!!
    Além de documentos, há vídeos e fotos que mostram das tropas alemãs e soviéticas a desfilar juntas na Polónia invadida e, em 2019, vem este animal culpar a Polónia?!
    O psicopata frio e calculista estará a ficar senil?

  3. Nazis e comunas dividiram a Polonia e isto é bem documentado.
    Mas o que pouco se fala é o que ocorreu antes. os russos odiavam os poloneses pela derrota na sua invasão de 1920 que o marechal Psilduski brilhantemente derrotou (“Milagre do Vístula”). Psilduski sempre quis fazer um acordo com a Alemanha pois sabia que os russos iriam atacar novamente mais dia ou menos dia. mas ele morreu e os poloneses não quiseram negociar uma ligação de Dantizing, um pedaço da Prússia isolado dentro da Polonia por obra dos inteligentes vencedores da I Guerra… com o resto da Alemanha. Como os portugueses ou qualquer um ficariam se separassem um pedaço de seu pais e o isolassem dentro da Espanha, por exemplo? Mas os poloneses não quiseram negociar, se fiando nos franceses e ingleses que nada fizeram quando foram invadidos… O inimigo mais perigoso sempre foi a URSS.

  4. Acho piada a quantidade de defensores do regime Russo que se encontram por este site. Duvido que algum deles tenha alguma vez conversado com Polacos, Ucranianos ou outros da Europa de Leste. Tenho vários colegas de trabalho imigrantes da Polónia, Ucrânia, Bielorrússia e Letónia. Pessoas que viveram durante o regime Soviético. Todos sem exceção, TODOS, só têm coisas más a dizer da Rússia.

    • Engraçado o que dizes pois normalmente vejo Russos e Ucranianos a confraternizar em completa harmonia aqui em Portugal. Já o vi várias vezes com os meus próprios olhos e devo dizer que nem os russos, nem os ucranianos se olham por cima uns dos outros. Ambos os povos são bastante humildes e respeitadores da cultura uns dos outros e encaram-se como povos irmãos. Infelizmente a política e a mídia andou e anda a criar inimizades entre o povo eslavo, mas aos poucos eles já estão a acordar para a realidade.

  5. Era só para dizer isto, a Polónia fez um pacto com Alemanha, se não sabem vão verificar a invasão da Checoslováquia por parte da Alemanha de Hitler e Polónia que entrou com as suas forças numa parte do território checoslovaco e não permitiu ajuda da URSS com o seu exército à Checoslováquia, portanto não é assim tão mentira, que antes da invasão à Polónia o governo polaco, não democraticamente eleito, alinhava com o eixo e envadiu um território cóm um governo eleito democraticamente, aliado da hungria e Alemanha fascistas, a França e Inglaterra deixaram este país ser invadido a URSS pediu na liga das nações em Genebra para a Polónia deixar passar o exército soviético para ajudar a defesa da Checoslováquia ao que a Polónia recosou assim como invadiu e ocopou território checo… Zona leste da actual Eslováquia abraços e bom ano

  6. Infelizmente ambos têm verdade no que dizem.
    A Polónia foi invadida pelos alemães após acordo com os russos a quem seria atribuída a parte leste do país uma vez eliminado.
    Mas as fronteiras da Polónia eram muito recentes e os seus limites leste tinham resultado de invasão por esta da Rússia no período complexo da revolução bolchevique. Aliás a população ao existente era expressivamente ucraniana.
    Também no final da primeira guerra mundial as fronteiras mudaram substancialmente.
    Por isto tudo a situação local era altamente instável e a Polónia nunca aceitou sequer dialogar sobre tal. Trata-se de um tabu estatal.
    Enfim, a história não é fácil e as suas circunstâncias não se dividem em “boas” ou “más”.

  7. Os polacos odiavam tanto os nazis que até os receberam de braços abertos. Putin já mostrou que é um líder muito bem informado. Observo que o presidente polaco não negou a existem dos documentos que Putin diz ter.

    • É… e há o “pormemor” dos russos e nazis desfilarem juntos na invasão da Polónia!…
      Tudo documento inclusivamente em video onde, num desfile, aparece a suástica juntamente com a foice e o martelo.

  8. Se a culpa é da Polônia, por que a Rússia lutou contra os nazistas para libertar a França,a Áustria, a Holanda, a Hungria e a Polônia. Antigamente os comunistas lutavam contra os nazistas, hoje os defendem.

  9. A Coreia do Norte é a Rússia (comunistas) deviam entrar em guerra um contra o outro e deixar o mundo livre. Eles têm a mania que são grandes demais e afinal são senhoras da guerra. No outro dia a Rússia afirma que tem um sistema espacial preparado pra guerras! (bluff)… É o melhor filme de todos é o Kim armado em bom depois de fazer um país escravo dele ninguém lhe pode dar um tiro nos cornos. Putin espião… Kim, sei lá… Que tipo de animal é isto? Mata o pai cobra tax ilegais faz um aviso ao mundo que vai mostrar o seu poder…. Coitadinhos… Nasceram em berços de ouro temos que os trocar urgentemente ante que cometam mais crimes. Um novo mundo pra todos… dplb@sapo.pt.

    • A Rússia e a Coreia do Norte são comunistas?
      Mais um bem “informado”!…
      Bem… a ideologia da Coreia chama-se Juche e basicamente o gordo louco é que manda em tudo e tem todos debaixo das suas paranoias…
      A Rússia é obviamente capitalista – no pior sentido, porque o psicopata Putin tem mão em quase tudo, embora com outros nomes e com participações em empresas compradas com dinheiro de origem mais que duvidosa…
      Enfim, dois loucos; um volátil e paranoico e outro frio e calculista!!

  10. Putin perdeu uma boa oportunidade de ficar calado. E a Polônia, católica, está certa em proteger seu povo, tantoi quanto o fazem os russos. A mágoa de Putin é a entrada da Polonia na NATO e a aproximação dela com os U.S.A.Ele as vezes se esquece que a URSS acabou.

  11. Somente um comentário. Alguém escreveu aqui que “… o Putin é o contrário de um comunista”. Ledo engano. Há, na internet, vídeo de discurso dele afirmando categoricamente nunca haver deixado de ser comunista. “Eu continuo comunista e jamais rasgarei minha identidade do Partido Comunista. O maior erro histórico foi o fim da União Soviética. E iremos corrigi-lo construindo a Grande Rússia”. Sugiro ler sobre Alexander Dugin e o sítio “Flagelo Russo”. Um abraço e votos de um Feliz Ano Novo.

      • Essa tua obsessão doentia em querer negar que os comunistas são comunistas é no mínimo bizarra, e muito divertida. Parto-me a rir principalmente quando chegas ao ponto de querer negar que o país cuja bandeira é a bandeira comunista (ou será ao contrário) nunca foi comunista. Algum país foi alguma vez comunista? Algum líder? O Mao? Ah, esse foi maoista, apesar de a China ser outro país cuja bandeira é uma foice e um martelo, e ter um sistema totalitário de partido (Comunista) único. O Pol Pot? Ah? Nem pensar, esse era khmer vermelho, não comunista. O Estaline? Nunca! Onde é que já se viu, o Estaline, comunista??
        Não sei o que é que, na tua cabecinha, é “O Comunismo”. E quem é que o praticou, se algum dia alguém o fez. E se a diferença entre ser comunista e deixar de o ser é o momento em que o secretário geral se transforma num assumido líder supremo sanguinário com chacinas conhecidas. Mas deixa-me explicar-te:
        Tu podes dizer que não és um pato, e querer que ninguém te chame pato. Mas se tu tens penas, se tu nadas, se tu tens um bico, e se tu fazes quá… tu ÉS um pato!

  12. Este tipo de declarações só é possível porque mais de metade do mundo é carneiro e suscetível a lavagens cerebrais e propagandas baratas. Parece quase futebol. Verdade só há uma, agora perspectivas da verdade cada um tem a sua.
    O Putin a beira do Hitler até pode ser boa pessoa, mas isso não faz dele alguém com carácter ou até uma pessoa séria.
    Mas pronto a maior parte das pessoas nem os 10% do cérebro usa,prefere que sejam outros a fazê-lo….

  13. Pena vc um mix latin de terceiro mundo não ter educação e cultura o bastante pra entrar nessa discussão. Vá de retro bozoasno.

  14. Malta, porquê tanto insulto e tanto ódio. O Putin fez o que fez e já não há nada a fazer. Os polacos nunca compactuar am nada com os nazis até porque tinham grande influência da União Soviética. Tanto nazis como bolcheviques/comunistas fizeram grandes males só mundo inteiro. O Estaline também tinha imensos campos de concentração. Também perseguiu e matou muitos. Lá isso é puramente verdade. Mas os dois lados sempre fizeram grandes males ao mundo. Até não há santinhos neste mundo seja à direita ou à esquerda do espectro político. Eu também não gosto mesmo nada do Puton por achar que ele é um grande oportunista porque só se aproveita dos momentos de fraqueza dis outros (Cádis da Crimeia, da Síria e are mesmo das eleições americanas), mas não é preciso andar com esses discursos e insultos todos. Para quê? Não é preciso. Saibam discutir sem insultos e sem ódio. Isso é que faz de uma discussão uma discussão democrática. Apontar o dedo não. Não tem de haver ódio. Cada um tema sua própria opinião e nós devemos sempre respeitar a nossa opinião e a dis outros. Uns gostam dis bolcheviques, outros dos nazis. Só what? São as opiniões das pessoas. São diferentes. Mesmo que a gente não concorde, temos de as respeitar. Não aos insultos nem ao ódio.

  15. Quem iniciou a II GM não foram polacos ou alemães, mas franceses e ingleses, que instigaram a Polónia a não ceder Dantzig à Alemanha, uma faixa de território que havia sido pertença deste país até 1918.
    Outro aspecto importante; se a Alemanha é culpada de iniciar a II GM ao atacar a Polónia, levando a França e Grã Bretanha a declarar guerra à Alemanha, porque motivo esses países não declararam guerra à URSS quando esta atacou a Polónia em 17 de Setembro?

  16. Esta notícia está cheia de falácias. Em primeiro lugar, Putin não disse explicitamente que a Polónia deu inicio à II guerra mundial, mas sim que contribuiu para o inicio da segunda guerra mundial quando foi a primeira a assinar um acordo que visava a invasão e divisão da antiga Checolosváquia por estes dois países e que apoiou a perseguição de Judeus tanto em território Polaco como da antiga Checoslováquia. Em segundo lugar Putin disse que muito antes de ter havido um acordo (pacto de não agressão) entre a Alemanha Nazi e a URSS comunista já outros países da actual União Europeia o tinham feito, ex. França e Reino Unido e em terceiro lugar, o que ele disse foi que quem inicialmente invadiu a Polónia foi a Alemanha Nazi e que posteriormente a URSS ocupou o território que já tinha sido invadido pela Alemanha. Resumindo, Putin disse que a União Europeia parece estar “um pouco esquecida” da história da II guerra mundial, mas que ele não se importava de relembrar os eventos com documentação oficial que suporta as suas afirmações. Disse inclusivamente que iria escrever um livro usando estes documentos como base porque afinal a verdade dói, mas a verdade merece ser dita, a URSS não pode, nem deve servir de bode espiatório e ao que parece ele não está a dizer nenhuma mentira.

    • Resumindo: a Polónia é culpada pelo início da II Guerra Mundial, a UE está “esquecida” e o Putin não está a mentir; é isso?!
      O treino do KGB está um pouco desatualizado… não é por acaso que o Purin quer desligar/controlar a Internet na Rússia…
      Mas, venham lá esses “documentos oficias”, porque uma coisa são discursos internos para russos alienados; outra é falar para europeus informados!!
      Se conseguir provar que a Alemanha e a URSS não invadiram e dividiram a Polónia – porque espera??

  17. Parece que já tudo foi dito sobre esta notícia.
    Direi, por isso, apenas duas coisas:
    1º- Putin, é um dos políticos mais sagazes e inteligentes da actualidade. Pode gostar-se ou não do estilo, mas tem conseguido manter a Rússia no topo dos países mais influentes do Mundo.
    2º- A Polónia, verdade seja dita, tem sido um país martirizado tanto pela Alemanha Nazi, como pela antiga URSS e Putin, pacientemente, deseja reconstruir (aumentar) a Federação Russa.
    Para estes dois países, direi exactamente a mesma coisa: Já se esqueceram dos milhões de russos e polacos que morreram na segunda guerra? Já se esqueceram do terror que ambos sentiram na carne? Já se esqueceram dos milhões de russos assassinados por Estaline?
    Se não esqueceram, façam os possíveis e impossíveis para manter a paz.
    O povo russo e polaco, ficarão profundamente agradecidos aos seus actuais líderes! E estes dois povos, por todos os tormentos que já passaram, merecem viver em paz.

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …