Putin não quer negociações de paz. Quer vencer a guerra “pela força”

9

Pavel Bednyakov / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Embora tenha discutido a possibilidade de selar um acordo de paz, Vladimir Putin não parece estar interessado nesta via, revela um recente relatório.

No passado mês de fevereiro, a China apresentou, um ano depois do início da guerra na Ucrânia, um plano de paz para terminar com o conflito. A Ucrânia já tinha levantado dúvidas e a Rússia rejeitou mesmo o plano de paz.

“Nós considerámos o plano dos nossos amigos chineses com muita atenção (…). É um longo processo. No momento, não vemos as premissas para que esta questão possa tomar um caminho pacífico“, explicou na altura Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.

Na semana passada, Vladimir Putin sugeriu a possibilidade de algo diferente. O Presidente russo admitiu que o plano de paz para a Ucrânia apresentado pela China pode servir de base para uma resolução do conflito quando o Ocidente estiver preparado para isso.

“Muitas das disposições do plano de paz apresentado pela China são consonantes com as abordagens russas”, disse Putin. Mas, “por enquanto, não demos tal disposição” do outro lado, disse o líder russo ao lado do líder chinês, Xi Jinping, que estava de visita em Moscovo.

O Instituto para o Estudo da Guerra revela que Vladimir Putin não estará interessado em negociações de paz e quer impor a sua vontade à Ucrânia através da força.

O Presidente russo está “focado em alcançar os seus objetivos iniciais de guerra por meio de um conflito prolongado no qual ele vence impondo a sua vontade à Ucrânia pela força ou quebrando a vontade da Ucrânia após o abandono de Kiev pelo Ocidente”, lê-se no mais recente relatório do instituto, divulgado este domingo.

“As forças russas demonstraram que não podem obter ganhos significativos nesta fase da guerra, dado que as forças ucranianas ainda não falharam. No entanto, está longe de ser claro que Putin algum dia aceitará essas realidades militares”, lê-se ainda no relatório.

O Instituto para o Estudo da Guerra garante que Putin “pode resolver continuar a lutar, com ou sem pausas” e que o seu comportamento sugerem que isto é uma séria possibilidade.

“Um acordo negociado pode, portanto, ser inatingível porque Putin não aceitará a realidade de que não pode realmente conquistar a Ucrânia”, sentencia o relatório.

ZAP //

9 Comments

    • Aí, os mortos vão erguer-se e cobrar do Putin. Vai rir por último, não. Nenhum ditador riu por último não. Vão cobrar nele.

  1. Se não estou em erro foi a Ucrânia que aprovou uma lei pribindo qualquer negociação com a Rússia enquanto Putin fosse presidente… Pois. Mas a culpa de não haver negociações é da Rússia…

  2. Este Instituto , ou seja os servicos secretos Britanicos do aldrabao Boris, pensam que somos todos tolinhos.

    O que se passa agora, e’ claro como agua: A NATO esta’ aflita porque a China pos um plano de paz na mesa, Putin disse que estava pronto quando o “Ocidente” (a NAO) quiser, mas aqui esta’ o Busilis: A NATO NAO QUER.

    O Blinken chegou mesmo ao ponto de berrar que nao aceitava um cessar fogo, caindo a mascara que “a Ucrania e’ que decide”. Quem pensa que pode vencer pela forca e’ a NATO, que tem tudo pronto ara a tal “ofesiva”, e agora lanca estes aldraboes e vigaristas do Instituto fazer propaganda de que a Russia e’ que nao quer, para que as pessoas nao acordem de vez e vejam que afinal eles agora nem sequer cessar fogo, quanto mais Paz.

    NO inicio desta Guerra, eu dava toda a razao ao “Ocidente” e nenhuma a’ Russia. Agora, sobretudo depois do Primeiro Ministro de Israel ter testemunhado que tanto Zelensky como Putin estavam prontos ara a Paz logo em Fevereiro do ano passado, e foi o Boris e o Biden que parou, porque, testemunha o 1o Ministro de Israel, os USA e o UK queriam continuar a guerra para enfraquecer mais a Russia.

    Ninguem desmentiu, ate’ porque tinham de chamar mentiroso ao 1o Minsitro de Israrel.

    Desde entao, a responsabilidade da Guerra e’ TODA dos USA e do UK, e dos lacaios aproveitadores, como a Alemanha, que conseguiu com isto licensa para se armar.

    Nao ha maior cego que aquele que nao quer ver. O Testemunho do 1o Ministro de Israel esta’ disponivel para quem nao queira ser tomado por tolo, por estes artigos.

  3. Desde sempre os ditadores tentaram subjugar o mundo. Se os ditadores nunca o conseguiram o que levará ainda os idiotas a pensar, no séc. XXI, que isso é possível?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.