Ameaça tripla: Putin não se sente seguro

12

Pavel Bednyakov / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Presidente da Rússia evita viagens para fora da Rússia. Mandado e drones estarão na origem deste receio.

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado internacional a Vladimir Putin, em Março deste ano.

O presidente da Rússia é acusado de deportação ilegal de crianças dos territórios ocupados da Ucrânia para a Rússia.

Todos os países (123) que assinaram o Estatuto de Roma – o tratado internacional que fundou o Tribunal Penal Internacional – são obrigados a executar o mandado de prisão.

Esse é um dos motivos que originaram a mudança de rotinas do presidente da Rússia, que deixou de viajar para o estrangeiro.

O portal Verstka lembra que Putin não deixa a Rússia desde Dezembro do ano passado, quando foi à Bielorrússia.

No próximo mês vai realizar-se a reunião anual da Organização para a Cooperação de Shanghai, da qual a Rússia faz parte – mas Putin não vai, soube-se nesta quarta-feira. A reunião iria ser na Índia mas entretanto foi alterada para formato online.

Fonte sénior do parlamento russo explicou que o presidente da Rússia não iria à Índia porque não se sente seguro: “Não há sensação de segurança. De qualquer forma, essa ideia é transmitida apenas nos bastidores do Kremlin”.

E não será só o mandado internacional. Vladimir Putin terá maior receio após os recentes ataques de drones a Moscovo.

Além disso, há rumores sobre uma conspiração do Grupo Wagner, e do seu líder Yevgeny Prigozhin, contra o presidente da Rússia.

Só houve uma vez em que a reunião da Organização para a Cooperação de Shanghai se realizou à distância: em 2020, por causa da pandemia. Esta é uma decisão rara.

ZAP //

12 Comments

  1. A propaganda contra Putin é grande financiada pelos americanos que são os grandes interessados nesta guerra. No terreno a história é outra e quem tem família por lá sabe bem que as coisas não são como a televisão nos conta. Por essa razão só nos deixam ouvir notícias do lado ocidental. Quem não deve não teme. Mas quem tem família na Ucrânia e na Rússia farta-se de rir com as mentiras que relatam. Zekensky com a cabeça cheia de coca também se diverte imenso. Ele diz que é presidente da Ucrânia vejam bem. Na verdade nem sequer está na Ucrânia e não passa de um boneco comandado pelos americanos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.