Putin desaparecido há uma semana

kremlin.ru / Wikimedia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Vladimir Putin não aparece em público há uma semana e as informações oficiais evasivas dão azo a especulações. Há suspeitas de que o presidente russo está doente, mas há mesmo rumores que notam que ele pode estar morto.

Tudo começou na passada quarta-feira, depois de a viagem de Vladimir Putin ao Cazaquistão ter sido cancelada. Um porta-voz do governo cazaque anunciou à Reuters que “Putin ficou doente”, um dado que as autoridades russas não confirmaram.

“Não precisam de se preocupar, está tudo bem”, disse o porta-voz do presidente russo, Dmitri Peskov, em conferência de imprensa.

Nessa mesma altura, Dmitri Peskov mencionou que Putin “sofreu uma lesão normal quando se pratica desporto”, depois de ter sido questionado por um jornalista sobre um voo de asa delta motorizada. Corre a ideia de que o presidente russo terá magoado os costas.

Todavia, perante tanto mistério, os russos começam a acreditar que Putin pode estar morto. Nas redes sociais, a hashtag #PutinEstáMorto tem sido usada com recorrência, a par de algumas piadas sobre o assunto.

Vladimir Putin não é visto em público desde o passado 5 de Março, aquando da visita do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, a Moscovo.

Entretanto, o presidente russo cancelou vários compromissos e o Kremlin veio atirar ainda mais lume para a fogueira, depois de ter publicado uma fotografia onde Putin aparece rodeado de mulheres, dizendo que tinha sido tirada a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Mas, afinal, a imagem terá sido tirada dias antes, segundo revelou uma das mulheres fotografadas a um canal de televisão russo.

“O seu aperto de mão é tão forte que Putin parte ossos com ele”, vai atirando o porta-voz do presidente russo a uma Rádio de Moscovo, garantindo que Putin está “absolutamente saudável”.

Já em declarações à agência Tass, Dmitri Peskov destaca que tudo isto é uma mera “febre de Primavera“, referindo-se às movimentações da oposição perante as dúvidas quanto ao estado de saúde de Putin. E, no fim de contas, esse é o detalhe mais importante e assustador.

É que, quando Vladimir Putin não aparece no quadro da política russa, tudo o que resta parece ser uma tremenda confusão.

Sem Putin, não há Rússia“, disse, há alguns meses, um elemento do Kremlin, numa conferência com jornalistas e analistas internacionais.

Uma ideia que explica todo o burburinho perante a ausência de alguns dias do líder russo.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …