Putin desaparecido há uma semana

kremlin.ru / Wikimedia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Vladimir Putin não aparece em público há uma semana e as informações oficiais evasivas dão azo a especulações. Há suspeitas de que o presidente russo está doente, mas há mesmo rumores que notam que ele pode estar morto.

Tudo começou na passada quarta-feira, depois de a viagem de Vladimir Putin ao Cazaquistão ter sido cancelada. Um porta-voz do governo cazaque anunciou à Reuters que “Putin ficou doente”, um dado que as autoridades russas não confirmaram.

“Não precisam de se preocupar, está tudo bem”, disse o porta-voz do presidente russo, Dmitri Peskov, em conferência de imprensa.

Nessa mesma altura, Dmitri Peskov mencionou que Putin “sofreu uma lesão normal quando se pratica desporto”, depois de ter sido questionado por um jornalista sobre um voo de asa delta motorizada. Corre a ideia de que o presidente russo terá magoado os costas.

Todavia, perante tanto mistério, os russos começam a acreditar que Putin pode estar morto. Nas redes sociais, a hashtag #PutinEstáMorto tem sido usada com recorrência, a par de algumas piadas sobre o assunto.

Vladimir Putin não é visto em público desde o passado 5 de Março, aquando da visita do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, a Moscovo.

Entretanto, o presidente russo cancelou vários compromissos e o Kremlin veio atirar ainda mais lume para a fogueira, depois de ter publicado uma fotografia onde Putin aparece rodeado de mulheres, dizendo que tinha sido tirada a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Mas, afinal, a imagem terá sido tirada dias antes, segundo revelou uma das mulheres fotografadas a um canal de televisão russo.

“O seu aperto de mão é tão forte que Putin parte ossos com ele”, vai atirando o porta-voz do presidente russo a uma Rádio de Moscovo, garantindo que Putin está “absolutamente saudável”.

Já em declarações à agência Tass, Dmitri Peskov destaca que tudo isto é uma mera “febre de Primavera“, referindo-se às movimentações da oposição perante as dúvidas quanto ao estado de saúde de Putin. E, no fim de contas, esse é o detalhe mais importante e assustador.

É que, quando Vladimir Putin não aparece no quadro da política russa, tudo o que resta parece ser uma tremenda confusão.

Sem Putin, não há Rússia“, disse, há alguns meses, um elemento do Kremlin, numa conferência com jornalistas e analistas internacionais.

Uma ideia que explica todo o burburinho perante a ausência de alguns dias do líder russo.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …