30 anos a mandar na Rússia: Putin é candidato e já sabe que vai derrotar os “espantalhos”

1

EPA/SERGEI BOBYLEV / KREMLI

Vladimir Putin

Presidente anunciou que vai ser candidato nas eleições marcadas para Março do próximo ano. E sabe que vai ganhar.

Vladimir Putin anunciou nesta sexta-feira que vai candidatar-se às eleições presidenciais na Rússia, marcadas para Março de 2024.

O anúncio foi feito à margem de uma cerimónia de entrega de prémios que decorreu nesta manhã no Kremlin, indicaram as agências estatais da Rússia.

A agência Associated Press sublinha que, assim, o presidente da Rússia vai prolongar o seu “controlo repressivo e inflexível” no país, no mínimo, durante mais 6 anos, até 2030.

Putin candidata-se e sabe que vai ganhar. Terá concorrentes mas, como já tínhamos partilhado aqui, são “espantalhos” escolhidos pelo Kremlin.

O Governo de Moscovo já definiu quem pode ser candidato a essas presidenciais.

Um dos critérios principais foi a idade: quem tem menos de 50 anos não pode ser candidato a presidente. Esta limitação está relacionada com a idade de Vladimir Putin (70 anos) – perante um candidato bem mais novo, os eleitores russos poderiam reflectir sobre a idade do presidente actual, pensando se Putin ainda é o homem que chegou ao poder com “mão firme”.

Haverá quatro candidatos: Putin (do partido Rússia Unida), alguém do Partido Comunista, outro candidato do Partido Democrata-Liberal e um do Novo Povo. Todos controlados pelo Kremlin. Os candidatos “menos previsíveis”, como Alexei Navalny, estão fora.

Vladimir Putin deve chegar, no mínimo, aos 80% de votos nas eleições de 2024.

O presidente da Rússia faz parte da estrutura do Kremlin desde a década 1990. Venceu eleições presidenciais pela primeira vez em 2000, repetindo o feito quatro anos depois; e mais tarde em 2012 e em 2018. Em 2008 não podia ser candidato novamente, mas passou a ser primeiro-ministro sob a presidência de Dmitry Medvedev (sabendo-se que, na prática, foi sempre Putin a liderar o Kremlin).

Ou seja, Vladimir Putin comanda o rumo político da Rússia há 23 anos seguidos e pode chegar aos 36 anos, se vencer eleições em 2024 e em 2030 – há apenas dois anos a constituição russa foi alterada e agora Putin pode ser presidente em quatro mandatos consecutivos, com seis anos em cada mandato.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.