Presidente da Rússia está, pela primeira vez, num país membro do TPI, que emitiu mandado de detenção contra Putin.
Vladimir Putin chegou à Mongólia nesta segunda-feira. E, como se esperava, não foi detido.
O presidente da Rússia está, pela primeira vez, num Estado-membro do Tribunal Penal Internacional (TPI), que emitiu um mandado de detenção contra o líder do Kremlin por “deportação ilegal” de crianças ucranianas.
Como membro do TPI, a Mongólia seria obrigada a prender Vladimir Putin devido a esse mandado de captura. Mas não o vai fazer – e o TPI não tem mecanismo de execução.
Francisco Pereira Coutinho, especialista em Direito internacional, avisou na Antena 1: “Na Mongólia não há separação entre poder político e poder judicial“. Ou seja, se os políticos decidem deixar Putin livre, a Justiça nada consegue fazer.
Recorde-se que a Mongólia está muito ligada à Rússia na compra de combustível e electricidade.
Vladimir Putin chegou ao aeroporto internacional da capital da Mongólia, Ulan Bator, onde foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros local, Batmunkh Battsetseg.
O presidente da Mongólia, Ukhnaagiin Khürelsükh, não foi ao aeroporto. Ficou um sinal de desprezo diplomático, lê-se no Euronews.
O Governo da Ucrânia apelou à detenção do presidente da Rússia, esperando que o Governo da Mongólia perceba que Putin “é um criminoso de guerra”.
A Comissão Europeia fez o mesmo apelo, recordando as “obrigações legais” da Mongólia, por ser membro do TPI e ter assinado o Estatuto de Roma .
O Kremlin, com a garantia prévia que nada ia acontecer a Vladimir Putin, já tinha dito que não estava preocupado com esta visita. Como a Rússia não assinou o Estatuto de Roma, acha que o mandado de detenção não tem qualquer efeito sobre o seu líder.
Mais uma estalada nos hipócritas que nos governam e estão a levar a nossa sociedade ao abismo
Sinceramente, não sei para que serve o TPI !
Deve ser para dar de ganhar a mais não sei quantos xupistas…
A nossa? Se a nossa está mal é devido às políticas que nos estão a impor como: lgbtdghdg, insultar a jossa cultura e História e migrantes em barda! Mas não andamos a invadir ninguém para criar novos impérios nem se oprime os cidadãos até ao ridículo mais infame da História. Muito menos, defender ditaduras que apenas servem uma nomenclatura dominante – apesar das tentativas. Temos de voltar a ser Europa e defender a dignidade dos europeus (dos verdadeiros, que os há).
“O presidente da Mongólia, Ukhnaagiin Khürelsükh, não foi ao aeroporto. Ficou um sinal de desprezo diplomático”…
E depois mostra-se uma fotografia com os dois presidentes no aeroporto…
E é curioso como o TPI acusa Putin por ter salvo crianças das consequências de uma guerra. E fico a pensar em todas as crianças iemenitas que têm sido mortas em bombardeamentos cegos por parte dos EUA…O Ocidente está a precisar de uma grande barrela…
Nuno Cardoso da Silva,
Cuidado, muito cuidado, não se diz “guerra”, diz-se “operação militar especial”, sabes os riscos que corres nessa tua democracia…
O TPI, que anedota pela inoperância! Um tribunal do qual EUA, Rússia e China não fazem parte. Pudera, são os maiores criminosos!