/

O público de Wimbledon é “bastante embriagado”

Adam Vaughan / EPA

Espectadores em Wimbledon, durante o jogo entre Elina Svitolina e Victoria Azarenka

A bielorrussa Azarenka foi assobiada depois de perder contra a ucraniana Svitolina – que teve o segundo momento mais feliz da sua vida.

Victoria Azarenka está fora do Wimbledon. A tenista, número 19 na lista de cabeças-de-série, foi afastada por Elina Svitolina, nos oitavos-de-final.

Neste domingo a número 76 do mundo foi derrotada no primeiro parcial por 6-2 mas recuperou nos dois sets seguintes, vencendo por 6-4 e 7-6. Um final emocionante, já que o tie-break decisivo terminou com 11-9.

O jogo só acabou 2h46m depois de ter começado – e estiveram em campo uma tenista da Ucrânia e da Bielorrússia.

Quando acabou, a ucraniana Svitolina repetiu o gesto: não cumprimentou a adversária, por ser bielorrussa.

A bielorrussa Azarenka levantou a mão na direcção de Svitolina, mostrando sinal de respeito.

Mas foi assobiada, enquanto deixava o campo.

Não foi justo. É o que é. O que é que eu posso fazer?”, começou por questionar Victoria Azarenka, citada na agência AFP.

“Não fiz nada de errado, mas não consigo controlar a multidão. Não tenho a certeza de que muitas pessoas tenham percebido o que se estava a passar. Mas se as pessoas se vão concentrar apenas nos apertos de mão ou numa multidão bastante embriagada, que vaiou no final, é uma pena”, acrescentou a antiga líder da tabela WTA.

Elina Svitolina (que foi assobiada no Grand Slam anterior, o Roland Garros, por ter feito o mesmo), repetiu a sua “declaração clara”: não vai apertar a mão de tenistas russas ou bielorrussas enquanto a guerra na Ucrânia continuar.

“Sei que muitas pessoas no meu país estão a ver e a apoiar-me. Também me sinto responsável. Quando jogo contra russos e bielorrussos, sinto-me mais pressionada, pois tenho de ganhar”, analisou.

Aliás, esta vitória, para si, foi “o segundo momento mais feliz da vida” – superado apenas pelo nascimento da sua filha.

Nos quartos-de-final, Svitolina vai defrontar Iga Świątek, a número 1 do mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.