PSP foi a casa de Gonçalo e tirou-lhe o cão

O cão que aparece a ser maltratado por um adolescente num vídeo que gerou uma onda de revolta em todo o país foi retirado ao adolescente.

Na sequência de milhares de queixas por maus tratos ao cão, as autoridades retiraram esta sexta-feira a guarda do animal a Gonçalo Correia, o jovem de 19 anos que colocou nas redes sociais um vídeo em que bate no cão e o pendura na paret de fora da janela de casa.

“A PSP, acompanhada de uma veterinária, esteve na residência do jovem, que foi identificado, juntamente com o pai, e o cão foi retirado, ao abrigo da legislação que criminaliza os maus-tratos a animais”, revelou ao CM fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Segundo a PSP, será agora “elaborado expediente para remeter ao tribunal”. O jovem incorre numa pena de prisão de até um ano por crime de maus-tratos a animais.

Conhecido na Internet como Gonçalo Carter, o jovem filmou-se a maltratar o seu cão, ainda bebé, gerando uma onda de revolta que passou as fronteiras do país.

O jovem pediu desculpas, através do Facebook, publicando nomeadamente um outro vídeo para tentar provar como gosta do seu cão.

Mas a polémica gerada e violentas críticas recebidas forçaram Gonçalo a retirar o vídeo, que no entanto tinha já sido reproduzido e partilhado por todo o lado.

Gonçalo Carter garantiu ao CM que foi tudo “uma brincadeira, para testar a reacção das pessoas”, e que está “em pânico com as várias ameaças de morte” que diz ter recebido, que o terão mesmo levado a encerrar a sua página no Facebook.

“Foi uma estupidez e se voltasse atrás não o faria, mas não é preciso ameaçar de morte. Não fiz mal ao cão. Fora da janela só apanhou ar, a veterinária que o levou viu que estava super saudável”, diz Gonçalo.

Na sequência da divulgação do vídeo, foram apresentadas centenas de queixas na PSP e GNR por maus-tratos a animais.

A associação Animal anunciou entretanto no seu Facebook ter apresentado queixa-crime no Ministério Público de Loures, por maus-tratos a animais.

A associação ANIMAL fez chegar o caso ao Ministério Público de Loures e de Lisboa: fez uma queixa-crime e requereu a perícia e apreensão cautelar, não só do cachorro que aparece no vídeo mas também de todos os animais que forem encontrados na residência e/ou na posse do denunciado“, refere a associação, em nota publicada esta quarta-feira rede social.

Já hoje, a associação publicou uma nova nota, condenando “quaisquer ameaças de justiça popular“.

Essa não é a nossa linha de acção e não aprovamos esse tipo de mensagem nas nossas redes sociais. Contudo, e como é compreensível, não temos capacidade humana nem logística para apagar todos os comentários menos próprios que encontramos“, diz a associação.

A nossa intenção é sempre a de ter um papel pedagógico e lutar contra a violência”, conclui a nota, “somos contra qualquer tipo de violência, que, na verdade, só gera mais violência“.

Em julho de 2014, o Parlamento aprovou a lei que criminaliza os maus-tratos a todos os animais.

AJB, ZAP

PARTILHAR

29 COMENTÁRIOS

  1. Tiraram o cão ao animal, fizeram muito bem. Só foi pena não lhe terem distribuído umas bofetadas educativas. Arre, não há pachorra para estes palermas, que são tão idiotas que esquecem que ao colocar as suas imbecilidades no youtube estão sob o olhar de milhões. Bem haja youtube.

  2. Gostava que me fizesses isso á frente palhaço. Cobardolas!!!!
    O que merecias era igual. Alias pior!!! Era deixar-te cair sem querer….. E mais. Este me…. deve ser julgado!

    • ENZO, és um anormal! Achas que com o cão não se pode brincar desta maneira? Concordo! Mas quem o faz deveria passar pelo mesmo, ou ainda pior e deixá-lo cair, ou seja matá-lo! És um anormal do pior, é desses fundamentalistas, que se dizem amigos dos animais mas tratam mal o semelhante, que nos devemos ver livres. por isso existe o estado islâmico e outros, por anormais como tu que. Estes sim, deviam ser extintos por não trazerem bem nenhum à sociedade nem aos animais! O rapaz do vídeo é um idiota. mas tu és muito pior! A ti sim, teria todo o gosto em dar-te um corretivo. É de gente como tu que o mundo não precisa, porque o puto do vídeo já aprendeu e não volta a fazer o mesmo!

    • Sem qualquer dúvida JOL, essa seria uma punição bem merecida, mas um mês acho pouco, além de que deveria pagar uma multa bem avultada para NUNCA MAIS repetir esta “proeza” digna de alguem despido de respeito, sentimentos

  3. E perguntaram ao cão se queria sair de casa e abandonar o seu dono? Agora quem vai tratar do trauma se ele preferisse ficar? Humm. Ao menos podiam indicar moradas para ele se mudar em vez de estarem para aqui só a fazer comentários despropositados

  4. Gostaria somente fazer uma pergunta e esta rapaz: …Como ele diz que foi uma brincadeira, admito que sim. Agora se fosse ao contrário este rapazinho gostaria que o fizesse?”. Esta esta a tal nova geração em que errar desta maneira e ainda por cima uma brincadeira?. Por favor tirem-me deste filme rasca. ! ! ! Sinto náuseas. …

  5. Concordo que o cão seja retirado a este jovem e não pensou nas sequências da estupidez que fez. No entanto não posso deixar de ficar perplexa que a PSP foi até lá a casa para retirar o cão, no entanto não o faz com mulheres com crianças vitimas de maus tratos. Tem havidos inúmeros casos de mulheres que são assassinadas pelos maridos, que fizeram queixa na PSP e que para as quais não foi nada!!!!! Uma brincadeira de mau gosto gera tanta polémica, no entanto se virem uma pessoa no chão são capazes de passar ao lado e não fazer nada.

    • Sabe porquê? Porque em Portugal os animais têm mais direitos que os seres humanos pagantes de impostos.

      Basta ver a má educação dos donos dos canitos quando estes cagam tudo à passagem e são chamados à atenção.

      E o mais ridículo é a indignação das pessoas por causa dum cão ser magoado ( legitima e compreensível) e depois ameaçam de morte o ser humano. As prioridades aprecem-me um pouco baralhadas.

      • Não temos a prioridades baralhadas, pelo contrário, até estão num bom caminho.
        Animais de estimação, são seres que não têm habilidades como as nossas; não falam, não têm dinheiro, etc… temos que ser nós a cuidar e ajudá-los, neste caso existem provas.
        Já nós, temos capacidades de procurar e “nos defender”, existem associações que protegem vitimas de maus tratos/violência doméstica, não são situações fáceis e muitos/as ficam-se até o pior, pena.

      • Concordo CRIS. Espero que o jovem tenha realmente aprendido a lição, infelizmente de forma bem pouco pedagógica, num país que tanto quer ser exemplo de boas práticas educativas… mas na verdade quem demonstra necessitar de melhorar os seus institutos animais e ganhar alguma humanidade são alguns comentaristas que sob capa de protectores dos amimais são verdadeiramente desumanos naquilo que propõem… Assim estamos e assim formamos.

  6. Se ele tem 19 anos, que seja responsabilizado pelos actos que fez…Já tem idade para ter juízo! Aconselho-o a ir ao psiquiatra…de facto isto é mesmo deplorável..

  7. Atrasados mentais é esta gente que por um animal faz mais que por um ser humano! Ameaçam de morte, agridem, insultam, muitas vezes por causa de uma brincadeira (seja de mau gosto ou não, não têm nada a ver com isso. Fazem o mesmo se virem uma pessoa a ser agredida na rua? ajudam alguma pessoa com dificuldades? Não”)! Metam nas vossas cabecinhas que um animal tem que ser respeitado, mas muito mais uma pessoa, e a sua vida e os seus bens tem que o ser ainda mais! Quantas vezes não estou numa praia e vejo chegar cães com coleira e mal chegam os seus donos tiram-lhe a coleira e deixam o cão incomodar as pessoas, assustar crianças, etc, fazendo com qua as pessoas saiam do local que foi feito para elas (para isso pagamos impostos, não para os animais de companhia dos outros!)?? Esta gente, que se intitulam de protetores dos animais, não respeitam os seus semelhante, muito menos os animais! muitas vezes têm num minúsculo apartamento 4 ou 5 cães do tamanho de bois! São uns anormais! Respeitem os outros para serem respeitados! Pulhas!

    • Você realmente deve ser um excelente ser humano! Se fosse ao contrario, o cão já tinha sido abatido…estamos a falar de vida…de seres vivos! Ele merece pagar pelo que fez, é um idiota…e pessoas ou coisas andantes como ele, um dia mais tarde não o fazem só aos animais.

    • Concordo plenamente!!! Quantas dessas pessoas não passaram por pedintes…por desalojados…por pessoas com fome…que fizeram? nada…chegam a casa e so querem criticar e ameaçar de morte um jovem desajuizado como a maioria de hoje em dia. Critico a atitude dele?? sim!!Mas critico também os “críticos”….meus senhores…jovens….há vida fora da internet!!!! Pensem…que vai ser do cão agora? Canil…passadas umas semanas…abate!!! De quem era o cão? dele ou do pai?? Umas palmadas para ensinar nunca fizeram mal a ninguém… nem a nós na escola primária ou pelos nossos pais, nem aos animaizinhos…obvio que ele foi totó tal como a juventude de hoje…preferem reclamar na net (lavar roupa suja na net…infantis… ) do que ir para a rua reivindicar direitos humanos!! Ass: treinador de cães!!!

  8. Ok. O cão está safo. Quanto ao puto, para que possa ter uma segunda oportunidade e possa compreender a estupidez que fez, espero que algum tribunal decrete vários dias de trabalho num qualquer canil municipal. Este é o caso concreto onde penso que o trabalho a favor da comunidade pode funcionar.

  9. Concordo que lhe seja retirado o bichinho, tenho a certeza que ele vai sofrer), na minha juventude também não fui um santinho, porém conquistei a minha maturidade aos 16 anos, a vida ensinou-me sem ser preciso polícias, gnr´s e associações de defesas disto e daquilo. O rapaz/puto não passa de um adolescente irresponsável, que precisa de acompanhamento dos pais (e só destes) devem reflectir onde falharam, aconselharem-no e consciencializarem-no que tais actos são desumanos e podem ter consequências terríveis, da parte de pessoas radicais. Ele vai crescer e vai aprender o que é o amor, neste momento ainda é muito garoto e só cresceu em tamanho porque a mentalidade ficou na porcaria dos jogos que fazem na NET, onde matam polícias, atropelam peôes, etc., isto sim, deveria ser penalizado. Pensa no que fizeste, arrepende-te e pede perdão a todos ( e ao cão também), só isso te poderá trazer tranquilidade.
    Depois… bem depois deixa as coisas nas mãos de Deus.
    Bem haja a todos e acalmem-se

  10. Só tenho pena que não leve uma pequena tareia, e o pendurem numa janela, a ver se gosta…. espero que seja proibido de ter mais animais de estimação… e que seja internado,!!! Um autêntico sociopata…. que depois tentou corrigir o seu comportamento deplorável, pedindo desculpas e dizendo que era para ver a reação das pessoas…. só isto revela a inteligência deste anormal…. mas a culpa tambem é dos pais, que não devem ter dado educação e formação a este imbecil…..

  11. O sujeito em questão não é um puto como lhe chamam é um homem tem 19 anos.
    Só tenho pena que a policia se preocupe tanto com os animais e não com as pessoas.
    Na casa ao lado onde vive há um cão que ladra dia e noite não deixando dormir nem descansar já fiz queixa a tudo o que é policia e ministério do ambiente. Há o decreto de lei de 2007 que proíbe situações destas, mas quando está em causa o bem estar das pessoas aí as autoridades assobiam para o ar. Afinal os animais ( eu sou defensor dos animais) valem mais que as pessoas. Pobre sistema em que temos de viver.

  12. Este menininho maníaco precisava de umas boas doses de tiranias para ver se gostava, por outro lado não sei se terá pais mas também se os tiver e estes lhe têm aplicado umas boas bofetadas o puto ia fazer queixa deles à polícia e estes estariam à pega com a justiça, por isso começa a ser melhor opção entregar estes anormais ao Estado e ele que se ocupe de os aturar.

  13. Parece que os cães não sentem dores como os humano foi retirado e bem sendo cão ou jente o direito e igual pois merece muitas veses mais um animal que os dito humano racional havia de ir preso sim é mais adorava adotar o cão alguém sabe como ???

  14. Tenho um vizinho com mais de 10 cães em casa, todos malnutridos, todos ao monte, vivem numa perfeita pocilga. Isto há mais de 10 anos.

    Foram feitas queixas à GNR, Delegada de Saúde, etc. Já lá foram todos mas os animais continuam por lá porque não passaram no facebook.

    Nada como as redes sociais para resolver problemas

  15. Ameaças de morte por causa de uma cachorro, pela amor de Deus . Não sei kem é mais “débil” neste país o puto ou estes hipócritas ke comem animais todos os dias de forma exagerada…..o ke ele fiz não foi grande jogada, merece uns dia de trabalho comunitário para lhe por as ideias no lugar e nada mais do ke isso …..

  16. Eu compreendo que tinha sido uma brincadeira, mas às vezes deve-se pensar 2 vezes porque depois já queria voltar no tempo para remediar tudo, pois o passado é esquecido por muitos nós. Se virem alguma notícia a dizer que alguém matou uma pessoa não liguam nenhuma, mas quando vêm um cão a ser maltratado já comentam? Bom… Eu sempre que vejo algo mesmo insignificante de uma mosca está a matar uma família!

RESPONDER

23 ex-gestores do BPN recebem carros topo de gama do Estado

A Parvalorem atribuiu a um grupo de altos quadros da empresa, ex-responsáveis do antigo BPN, 23 "viaturas familiares" topo de gama e várias regalias associadas como o pagamento do combustível até 300 euros por mês. O …

Preços praticados pela Airbnb não cumprem lei europeia

A plataforma Airbnb tem até ao final do mês de agosto para explicar os preços que pratica, dado que violam a legislação da União Europeia. A plataforma online de reserva de alojamento tem agora até ao …

Sarcófago negro encontrado no Egito pode pertencer a Alexandre, o Grande

O maior sarcófago já descoberto na cidade de Alexandria, no Egito, vai ser aberto nos próximos dias, depois de permanecer totalmente intacto mais de dois milénios. Os especialistas têm esperanças que o artefacto negro encontrado …

Vagas no Superior com aumento residual em ano de cortes em Lisboa e Porto

O concurso nacional de acesso ao Ensino Superior volta a registar um aumento de vagas, pelo terceiro ano consecutivo, ainda que residual e em ano de corte de vagas em Lisboa e Porto, por determinação …

A primavera chegou a Marte. E com ela, as misteriosas "aranhas marcianas"

A NASA publicou fotografias de um fenómeno peculiar avistado na superfície de Marte, que se assemelha com "aranhas". As imagens foram capturas na semana passada pela câmara HiRISE, instalada a bordo da nave espacial Mars …

As pessoas estão a ficar doentes após comerem salada do McDonald's

Mais de 100 pessoas apresentaram sintomas de contaminação pelo protozoário Cyclospora cayetanensis depois de comerem a salada do McDonald's, nos Estados Unidos. Mesmo que seja com a melhor das intenções, pedir uma salada no McDonald's pode …

Descobertas 12 novas luas em torno de Júpiter

Cientistas nos Estados Unidos descobriram mais 12 luas em torno do planeta Júpiter, conjeturando que as suas órbitas opostas resultam de colisões entre outros corpos celestes maiores. Com a descoberta das luas, que foram vistas pela …

Há 3.500 anos, os egípcios já faziam cosméticos

Cientistas sintetizaram tintas e cosméticos com cerca de 3.500 anos, uma descoberta feita graças ao facto de a equipa ter desenvolvido uma nova técnica de datação de compostos carbonatados inorgânicos. Uma equipa de cientistas internacional sintetizou …

Encontrados restos de pão de há 14.400 anos na Jordânia

Um grupo de investigadores encontrou vestígios de pão, feito por caçadores-recoletores que viveram há 14.400 anos, quatro milhares de anos antes do surgimento da agricultura. Esta é a mais antiga prova da existência de pão …

Governo indiano ordena inspeção a todos os centros da congregação da Madre Teresa

O Governo da Índia ordenou uma inspeção a todos os centros para crianças geridos pela congregação católica da Madre Teresa no país, após a detenção de uma das suas freiras por alegadamente vender bebés. A ministra …