PSP detém 14 funcionários da Autoridade Tributária. Terão roubado “centenas” de passageiros no Aeroporto de Lisboa

A PSP deteve esta segunda-feira 14 funcionários da Autoridade Tributária (AT) ligados ao Aeroporto de Lisboa e constituiu outros 13 arguidos no mesmo processo, por peculato e falsificação de documentos.

O Comandante Operacional da Divisão Criminal de Lisboa, Nuno Pereira, explicou à agência Lusa que esta detenção e constituição de arguidos resultou de mais de um ano de investigação sobre esta atividade delituosa.

Segundo explicou Nuno Pereira, estes detidos e a restante rede “facilitavam a entrega e chegada de objetos”, que eram retidos e dados como perdidos e não eram reclamados.

Os objetos eram posteriormente revendidos ou usados em benefício próprio.

Na operação foram realizadas 30 buscas domiciliárias que levaram à descoberta de “centenas de objetos” – como computadores, telemóveis, relógios e outros objetos pessoais – desviados por via do esquema ilícito, mas também três armas de fogo e uma de pressão de ar não legalizadas.

A operação de investigação foi realizadas nos distritos de Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Região Autónoma dos Açores, precisa o jornal Observador.

Dos 14 detidos, 13 pertenciam à AT e um deles foi detido por posse ilegal de arma, sendo que no mesmo esquema acabaram arguidas outras 13 pessoas, que não ficaram detidas. Nuno Pereira destacou que a AT e os detidos acabaram por não colocar obstáculos à investigação policial e foram colaborantes em “desmascarar o esquema ilegal”.

Ao todo, 27 pessoas estavam envolvidas nesta rede.

Os detidos serão nas próximas 48 horas presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta é a realidade de um país corrupto,com funcionários igualmente corruptos sem vergonha com um governo comunista que mete nojo e uma justiça igualmente nojenta e não existente.Gente de m…a que só merece ser castigado sem salário e com trabalhos forçados.

  2. a corrupcao é vicio é uma doenca e deficiencia na cultura e na escola, em casa das pessoas.. ou seja problema generalizado que muitas e muitas familias…

    quando se veem politicos entrarem sem nada e sairem ricos…
    quando se ve empresas e bancos a serem ajudados todos os dias com milhoes que no final governo perdoa
    quando se ve filhos emigrarem sem perperivas para regressar em planos
    quando se veem politicas populistas sem nexos e sem bandeira
    quando se veem sem mesmos a cantarem mesma ladainha
    quando problemas do povo e varrido para debaicho do tapede…
    o que esperar …. nada senao entrar no jogo tambem … é lei do mais forte …
    corrupcao sempre, trabalho para burros…
    assim vai pobre e rico pais a beira mar…
    Nem o tempo ensina estes casmurros…

RESPONDER

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …