Com falta de álcool, PSP desinfeta com água e lixívia

José Sena Goulão / Lusa

O novo diretor Nacional da PSP, Magina da Silva

O diretor nacional da PSP admitiu, esta segunda-feira, que os polícias estão a usar uma mistura de água e lixívia para fazer a desinfeção das mãos e dos materiais de trabalho, uma vez que não têm álcool.

O diretor nacional da PSP, Magina da Silva, foi um dos convidados do último programa “Prós e Contras“, da RTP, na passada segunda-feira, no qual afirmou que, por falta de álcool, os polícias estão a usar uma mistura de água e lixívia para desinfetarem as mãos, os carros e as superfícies de trabalho.

“Na guerra e nos tempos de crise, temos de nos desenrascar”, afirmou o diretor, acrescentando que esta foi uma solução aconselhada pela própria Direção-Geral de Saúde (DGS).

“O gel desinfetante não existe. Está esgotado. Então estamos a fazê-lo com lixívia, numa proporção de uma de lixívia e nove de água, e temos milhares de vaporizadores espalhados por todas as viaturas e por todos os locais de trabalho”, explicou Magina da Silva, citado pelo jornal online Observador.

Relativamente à falta de equipamento de proteção individual, o diretor nacional diz que teve de ser encontrada uma “solução criativa”. “Quando fomos ao mercado, as máscaras e as luvas já estavam esgotadas. A 13 de março, distribuímos 15 mil equipamentos de proteção individual, constituídos por um kit fechado. Fizemo-lo nós porque descobrimos que as máscaras vinham a monte numa caixa. Então, comprámos 25 mil sacos de plástico para congelar, perante supervisão do médico, e embalámos os 15 mil kits individualmente”.

A 12 de março, o Sindicato da Carreira dos Chefes alertou para o facto de várias esquadras do Comando Metropolitano do Porto terem recebido gel desinfetante com um prazo de validade expirado em 2011.

O superintendente falou ainda na necessidade de os testes para detetar a Covid-19 deverem ser prioritários para os polícias. Neste momento, há 11 polícias infetados e 290 de quarentena, por isso, o responsável alerta para o facto de os agentes poderem começar a faltar nas ruas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …