PSP proíbe candidatura de polícias pelo Basta

De acordo com um parecer do gabinete jurídico da direção nacional da PSP, não será permitida a candidatura de qualquer agente da Polícia de Segurança Pública às eleições europeias.

Neste momento, dois líderes sindicais da PSP, Peixoto Rodrigues (Sindicato Unificado da Polícia) e Pedro Magrinho (Federação Nacional dos Sindicatos da Polícia) integram a lista da coligação Basta.

Segundo o Observador, o Tribunal Constitucional terá aprovado a lista do Basta — coligação liderada por André Ventura e que junta o Chega, o Partido Popular Monárquico, o Partido Cidadania e Democracia Cristã e o Democracia 21 — apesar de dois agentes da PSP integrarem a candidatura.

Agora, o gabinete jurídico da Polícia de Segurança Pública indica que estes são “inelegíveis para o Parlamento Europeu”, considerando que se aplicam as mesmas normas que proíbem membros da GNR, PSP, PJ, SEF e SIS, por exemplo, de serem eleitos como deputados para a Assembleia da República.

O documento garante que a decisão segue posições anteriores, referindo a proibição de agentes de concorrer às eleições autárquicas. André Ventura afirma que a posição da Polícia de Segurança Pública é “incoerente”, pois proíbe os agentes no ativo de se candidatarem por serem forças militarizadas, quando “no passado sempre disseram que a PSP não era uma força militarizada”.

Peixoto Rodrigues e Pedro Magrinho poderão ficar sujeitos a processos disciplinares, apenas podendo manter-se na lista do Basta caso estejam “na situação de licença sem remuneração de longa duração”. Ainda assim o líder da coligação não prevê substituir os polícias candidatos: “Temos a certeza de que temos a lei do nosso lado, e, se chegar a isso, vamos impugnar a decisão em tribunal”.

“O Tribunal Constitucional aceitou a lista e agora existe este parecer que inviabiliza. Qual é que vai prevalecer?“, questionou André Ventura ao jornal, afirmando que o Basta deveria ter sido informado da inelegibilidade dos agentes ao submeter a lista para aprovação. “É mais um contratempo, a 19 dias das eleições. É inaceitável”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …