PSP abre processo a polícia que agrediu adepto antes do Benfica-Porto

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo disciplinar a um dos polícias que, no sábado, antes do início do jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Benfica, agrediu um dos adeptos.

“Pelas 19:52 horas, aquando da detenção de um dos cidadãos, nas imediações do Estádio da Luz e antes do início do jogo, aparentemente um dos polícias usou a força pública de forma que poderá constituir infração disciplinar, por contrariar as normas sobre os limites ao uso de meios coercivos em vigor na PSP”, refere a Direção Nacional da PSP.

Segundo a Direção Nacional, após o visionamento das imagens da ocorrência, divulgadas por diversos órgãos de comunicação social, antes do Benfica-FC Porto que terminou empatado a 1-1, “foi imediatamente determinada a instauração de processo disciplinar para apurar todas as circunstâncias da ocorrência”.

Nos termos do Regulamento Disciplinar da PSP, o processo disciplinar corre os seus trâmites na Unidade Especial de Polícia (UEP).

“Apesar do episódio referido, a PSP salienta o desempenho de todos os seus polícias envolvidos nesta operação de segurança, nomeadamente os da UEP, que permitiram que um policiamento complexo a um jogo de futebol de risco elevado, tivesse decorrido dentro da normalidade possível e sem a ocorrência de lesões graves para qualquer dos intervenientes”, refere a mesma nota.

A PSP fez no sábado um balanço final de onze detenções considerando que estes adeptos tiveram comportamentos que consubstanciaram práticas ilegais ou crimes.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É verdade que o polícia usou de força excessiva, mas a provocação evidente do adepto, a falta de civismo e de educação desportiva não merecem processo disciplinar aos clubes que representam e sanções pessoais cívicas aos proprios? Daqui a pouco ou pagamos a nossa polícia milionáriamente ou ninguém quererá ser polícia. E quem paga somos todos nós.

    • Onde é que você viu ou ouviu a provocação, seu estúpido? O que você vê é um polícia, escudado na protecção do seu grupo, actuar como um insurrecto de rua ao estilo bairro alto.
      O que se vê é um polícia agredir gratuitamente um cidadão, ainda que este tivesse dito qualquer coisa imprópria. O polícia, neste caso, dá voz de prisão, não agride como um arruaceiro.
      Eu destesto claques de clubes, mas detesto mais polícias ainda mais arruaceiros que os adeptos das claques.
      Eu tenho memória destas actuações do tempo do fascismo e quando vejo cenas destas vem-me à memória cenas que não quero ver repetidas.

      • Pela forma ofensiva como você começa seu comentário só pode ser igual ao adepto que se vê provocar e talvez até insultar a Polícia. Não estou a defender o polícia, a reação é desproporcionada e por isso é feita a abertura de inquérito disciplinar. Supere seus traumas sem ofender os outros julgando que é dono da razão.

        • O caro Vitor é que começou mal… muito mal… e revelou toda a sua falta de lucidez. Tira conclusões do ar e quando assim é só poderemos deduzir estar perante um tontinho.

  2. Pelas imagens parece-me evidente que há uma provocação qualquer. O polícia empurra-o e parece gesticular para o individúo se ir embora dali, de repente passa um cabeçudo á frente da câmara e vê-se o polícia a começar a correr na direcção do gajo, pelo meio ainda dá uma ripada noutro artista que devia pertencer á pandilha. Se houve cuspidela ou não, não é claro nas imagens, mas que houve alguma provocação, houve certamente.
    Por fim, apenas critico a pantufada que o polícia deu ao gajo, quando já estava no chão, mas de resto, acho que a polícia não tem vida fácil a aturar provocações, a levar com pedras e garrafas, etc. É muito sapo para engolir e eles, coitados, aguentam.

  3. tá tudo maluco . então o processo é pata o polícia?? já não há respeito. imóveis.
    e parabéns ao polícia.

  4. Qualquer opinião que não condene o modo como o “polícia” agiu em relação ao adepto, está carregada de clubite doentia. Muito provavelmente, durante todo o tempo que antecedeu o jogo entre o SLB e o FCP, houve muitos atos condenáveis de parte a parte mas, como as imagens mostraram, após a rasteira, o adepto caído é imediatamente rodeado de vários “polícias” e pontapeado cobardemente em zonas perigosas do corpo que, a prazo, poderão trazer consequências para o adepto. Recordo o adepto do SLB que foi agredido em Guimarães, na presença dos filhos, esse ato na dignifica a autoridade tal como a agressão a pontapé ao adepto do FCP. A PSP, para ser respeitada, tem que agir como autoridade de segurança e ordem pública.

    • O de Guimaraes mereceu e este merecia ainda mais!!
      Mais respeito e ordem é o que faz falta, (em tudo), mas principalmente no futebol!!!

  5. parece-me que os policias deviam deixar o cassetete em casa e irem munidos de um ramo de flores para estes cenários de violência comprovada…

    quem não quer ser lobo não lhe veste a pele

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …