PSD ultrapassa PS. Maioria à direita só com o Chega

10

PSD / Flickr

Luís Montenegro, presidente do PSD, na Festa do Pontal 2022

A mais recente sondagem da Aximage aponta que o PSD ultrapassou o PS nas intenções de voto, por uma margem mínima. Uma maioria à direita só com o Chega.

É uma vitória ansiada por Luís Montenegro e pelos sociais-democratas. Pela primeira vez desde que António Costa conseguiu a maioria absoluta, o PSD ultrapassou o PS numa sondagem da Aximage.

Os dois partidos estão separados por três décimas na mais recente sondagem da Aximage para DN/JN/TSF. Uma sondagem da Pitagórica de janeiro já tinha apontado para um primeiro lugar do partido de Montenegro.

O PSD somou 28,6% das intenções de voto, enquanto o PS ficou-se pelos 28,3%. Ainda assim, ambos os partidos melhoraram em relação a janeiro. O PSD tinha registado 25,1%, ao passo que o PS tinha 27,1%.

O Chega reforça a sua posição como a terceira maior força política do país, acolhendo 12,1% das intenções de voto.

Mais abaixo surge o BE, que  com 6,3% ultrapassa a Iniciativa Liberal, que somou 6,1%. Sucede-se o PAN com 4,5%, seguido pela CDU, que se ficou pelos 3,5%. A lista é finalizada pelo Livre, com 2,7%, e pelo CDS, que reuniu apenas 1,3% das intenções de voto.

Apesar do resultado positivo do PSD, os sociais-democratas ainda estão meio ponto percentual abaixo do resultado conseguido nas últimas legislativas. E, para conseguir uma maioria à direita, o PSD precisa do Chega.

A direita, juntando PSD, Chega, IL e CDS, conseguiria 48% dos votos (36% sem o Chega), mais do que PS, BE, CDU e Livre (40,8%), destaca o Observador. O PAN pode acabar por ter um papel importante nas futuras eleições, já que não se posiciona à direita ou à esquerda.

Quanto à popularidades dos líderes partidários, António Costa teve uma ligeira desaceleração na queda que tinha vindo a sentir. Todavia, mais de metade (54%) dos inquiridos considera que o desempenho do primeiro-ministro é mau (26%) ou muito mau (28%), e apenas 27% dizem fazer uma avaliação boa ou muito boa.

Mesmo assim, no que toca à confiança para desempenhar o cargo de primeiro-ministro, António Costa supera Luís Montenegro, com 17 pontos de vantagem. Importante realçar que 34% dos inquiridos respondem que não escolhiam qualquer um destes políticos.

Não há um único líder partidário com saldo positivo na apreciação dos portugueses, realça o DN.

A avaliação do desempenho do Governo está, por sua vez, ligeiramente pior, passando de 59 para 60% de eleitores que fazem uma avaliação má ou muito má.

Quanto ao Presidente da República, a avaliação é positiva para 44% dos inquiridos, enquanto 37% dizem que tem tido uma atuação negativa.

ZAP //

10 Comments

  1. Pessoalmente faria uma coligação com o CHEGA. Afinal, o PS fez com o PCP. São os dois maus, PCP e CHEGA. Mas ainda assim, o CHEGA não é contra a saída da União Europeia, não defende a invasão russa, não estende uma passadeira vermelha ao ladrão brasileiro, não é a favor da saída do Euro, não defende uma coletivização de todos os meios de produção, não pretende instalar uma ditadura em Portugal, entre muitas outras coisas. Se o PS fez um acordo de governação, porque motivo o PSD não poderia fazer com o CHEGA?

    • O PS não fez qualquer coligação com o PCP!
      O Chega é patrocinado pelo Kremlin (o Partido do Putin é irmão do Partido Chega), portanto, nisso é igual ao PCP – basta ver o que diz a Maria Vieira (a conhecida deputada do Chega)!
      Chega e PCP estavam bem juntos… só que o PCP está a desaparecer e o Chega está a crescer!…

      • O PS fez um acordo parlamentar com o PCP , um partido que defende abertamente a invasão da Ucrânia. O CHEGA é totalmente contra a invasão da Ucrânia. Essa é a posição do partido. Como disse, são os dois maus, PCP e CHEGA. Mas se o PS se serviu de um deles por que motivo o PSD não se pode servir do outro?!

    • Sr. Venâncio, o problema não está no PSD, esse já sabemos como governa, desgoverna, o problema consiste no que será ou seria o Chega num governo…,, só de pensar no que seria, assusto-me. André Ventura nunca governará um País onde a maioria vem de uma governação ditatorial e ainda não esquecemos esse…governar. Para mais, esse Sr. só convence alguns mas poucos. O PCP nunca assustou quem governa, são uns pobres coitados que seguem a ladainha do Álvaro Cunhal, a mesma retórica com 49 anos, que não os valoriza.

      • Sr. Baptista, o Chega só convence alguns poucos e está constantemente a crescer ? O sr. não está a ver bem o filme. Um grande politólogo americano que acaba de chegar a Portugal, diz que o Chega pode chegar aos 25 ou mesmo 30%, isto é, pode mesmo vir a ganhar eleições. Se isso vier a concretizar-se, depois todos metem a viola no saco.

    • Muito bem! Eu penso exatamente o mesmo. O que o PS quer é que o PSD não se entenda com o Chega, porque aquela dos Açores ainda lhes está atravessada. Mas a geringonça não foi o mesmo contra o PSD?

  2. Português, não vote, digam não ao criminoso, corrupto, e anti-democrático, regime liberal/maçónico imposto pelo golpe de Estado da OTAN em 25 de Abril de 1974.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.