PSD sobe nas intenções de voto, mas o caminho até aos socialistas ainda é longo

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O PSD registou a maior subida na mais recente sondagem sobre as intenções de voto dos portugueses. Ainda assim, os sociais-democratas mantêm-se a léguas dos socialistas.

A mais recente sondagem da Intercampus para o Negócios e o CM/CMTV revela que o PS continua a liderar no que toca às intenções de voto dos portugueses. Os socialistas registaram uma subida residual, com o PSD a destacar-se com o maior aumento nesta sondagem.

Em julho, os socialistas sobem ligeiramente em relação ao mês anterior, fixando-se com 34,8% das intenções de voto. Por sua vez, o PSD registou a maior subida neste barómetro, crescendo um ponto percentual e atingindo os 23,4%.



Embora os sociais-democratas tenham marcado a maior subida, ainda continuam longe dos socialistas: 11,4 pontos percentuais separam os dois partidos.

Bloco de Esquerda e Chega surgem empatados como a terceira maior força política em Portugal, ambos reunindo 9% das intenções de voto. A balança equilibrou-se após uma ligeira subida dos bloquistas e uma descida residual do partido de André Ventura.

A Iniciativa Liberal foi o partido que registou o maior tombo neste barómetro, caindo 3,3 pontos percentuais e passando do quinto para o sétimo partido mais popular. Os liberais estão agora com 3,1% das intenções de voto em julho, segundo a sondagem da Intercampus.

A CDU sobe ao quinto lugar, após um aumento de 0,7 pontos percentuais. Enquanto isso, o PAN perdeu esse mesmo valor e caiu para o sexto lugar. O CDS volta a afundar-se, descendo dos 3,1% registados em junho para 2,8% em julho.

A sondagem dá ainda conta da perda de popularidade do primeiro-ministro português, António Costa, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Numa avaliação de 1 a 5, Costa caiu para 3 valores, enquanto Marcelo desceu para 3,4.

Ainda esta segunda-feira, a mais recente sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e rádio TSF, espelhava que se as eleições legislativas fossem agora, os socialistas continuariam a sair vencedores, embora tenham caído ligeiramente nas intenções de voto.

O PS regista 37,6% das intenções de voto dos portugueses, menos 1,4 pontos percentuais em relação a maio. Mesmo assim, o partido no poder ficaria 12 pontos acima do PSD, que recuperou para os 25,2%.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda falta muito para as próximas eleições legislativas, no entanto espero que o PAN desça o suficiente para transformar num partido residual… Aliás até tem uma certa lógica o transformismo do PAN. Não é que seja contra a preservação do ambiente e outras ideias às quais esse senhores se agarram com unhas e dentes como se não existisse mais ninguém que queira um ambiente mais saudável. A questão é outra. O PAN sendo o Partido Animais e Natureza, (ou mesmo Pessoas Animais e Natureza, o que até ainda é pior) não configura bases ideológicas próprias de um partido, mas sim de uma associação. Ou seja, estando no parlamento deputados que representam os portugueses, (PESSOAS, SERES HUMANOS… se é que os senhores do PAN sabem o que isso é) o PAN nem sequer deveria de existir, porque o parlamento não é local onde devem estar os representantes dos animais. Faz todo o sentido que o PAN desapareça do parlamento. E é isso que irá acontecer quando o Tuga entender um pouquinho de política (ou como dizia o outro, um poucochinho).

RESPONDER

Hubble capta "discussão" entre três irmãos galácticos

O Telescópio Hubble captou recentemente uma imagem do sistema Arp 195, composto por três galáxias.  O sistema Arp 195, composto por um trio de galáxias, localiza-se a uma distância de 763 milhões de anos-luz da Terra, …

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …