Sondagem: PS desce, mas ainda fica 12 pontos acima do PSD

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Se as eleições fossem hoje, o PS continuaria a sair vencedor, com 37,6%. O PSD registou uma pequena recuperação, mas ficaria na mesma a 12 pontos dos socialistas.

De acordo com a mais recente sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e rádio TSF, se as eleições legislativas fossem agora, os socialistas continuariam a sair vencedores, embora tenham caído ligeiramente nas intenções de voto.

O PS regista 37,6% das intenções de voto dos portugueses, menos 1,4 pontos percentuais em relação a maio. Mesmo assim, o partido no poder ficaria 12 pontos acima do PSD, que recuperou para os 25,2%.

Na mesma sondagem é possível verificar que o terceiro lugar continua a ser disputado por Bloco de Esquerda (7,8%) e Chega (7,7%). Já a Iniciativa Liberal (5,5%) ultrapassa a CDU (4,8%), que vê também o PAN mesmo atrás (4,6%). O CDS tem 0,9% das intenções de voto.

Este domingo, o mesmo estudo de opinião revelou que o descontentamento dos portugueses com a atuação do Presidente da República e, sobretudo, do primeiro-ministro cresceu, tendo ambos registado a pior avaliação do último ano.

A queda de Marcelo Rebelo de Sousa foi mais acentuada. Relativamente ao mês passado, o Presidente cai 15 pontos percentuais, passando de 70% de avaliações positivas em junho para 55% este mês, enquanto as avaliações desfavoráveis sobem de 10% para 18%.

António Costa também vê a sua popularidade a cair. O número de inquiridos que avalia positivamente a atuação do primeiro-ministro passou de 61% em março para 41% este mês. Segundo a sondagem, apenas seis pontos percentuais separam agora as opiniões positivas das desfavoráveis.

O trabalho de campo desta sondagem decorreu entre os dias 10 e 12 de julho e recolheu 763 entrevistas, entre maiores de 18 anos residentes em Portugal. À amostra de 763 entrevistas corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,5%.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • O nosso problema é que grande parte das pessoas que vota, não devia votar. Não está informada, é iletrada, não percebe/compreende o que lê (e alguns nada leem), têm como órgão de comunicação social preferencial o facebook, perdem mais tempo e preocupam-se mais com o futebol do que com as grandes opções económicas do Estado Português e depois dá nisto.
      Aqui no ZAP o Eu! personifica bem o estado a que chegámos.

      • Heheheee….
        Eu preocupo-me tanto com o futebol como tu te preocupas em fazer comentários elaborados… mesmo à Ventura!…

        • Eh pá… vê lá se mudas a cassete! Andas agora com uma perseguição a esse tal Ventura que até mete dó. Não lhe dês tempo de antena que é isso que ele quer. Quanto ao resto, vê se consegues um transplante cerebral para depois voltares aqui aos comentários mas com algum rumo de pensamento e com alguma capacidade de compreender a realidade que te rodeia.

  1. O PS resiste sempre a tudo e a todos quando se trata de jornalismo e sondagens! Não tenho a menor dúvida que é o partido que melhor lida com a comunicação social. É também o partido que mais investe o dinheiro dos contribuintes nessa área.

  2. Nunca nenhum partido investiu tanto nesta área (a comunicação vs jornais e televisão). Nunca se viu nada igual. Uma grande parte dos nossos impostos é gasto pelo PS a comprar a comunicação social.
    Com a CML propriedade do Sr. Medina, é exatamente a mesma coisa: ajustes directos, comunicaçãoes estranhas. Ate tem um departamento ao serviço dos soviéticos. Onde é que isto já se viu?

  3. Deixem estar este empregado do Jerónimo. Com o continuar desta gente, um dia vão perceber porque não apoiam as manifestações em Cuba. E, assim vão cair de podre. O profissional das candidaturas do PCP teve a lata de afirmar que o Governo deverá apostar na produção do funcionalismo publico. A produção para estes tipos passa por arranjar empregos para os militantes, familiares, etc. no Estado e Autarquias.

  4. É verdade que os eleitores não são todos gente rica e muito letrada e nem sequer todos bem informados, mas também sabemos que muitos que o são não perdem tempo com votos, o pior que temos é andar todos os dias em eleições, todos os dias há partidos ganhadores e perdedores, o que me preocupa não é o partido que ganha votos, o que devia preocupar os Portugueses é como e porquê alguns partidos ganham votos.

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …